SóProvas


ID
880171
Banca
IESES
Órgão
PM-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O mercado de créditos de carbono começou a funcionar antes mesmo da entrada em vigor do Protocolo de Kyoto, considerado o tratado internacional de maior importância sobre meio ambiente. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:


I. Cada tonelada de CO2 não emitida pelos países do Anexo II pode ser “vendida” para as nações industrializadas do Anexo I.


II. O objetivo principal do tratado é reduzir a emissão de gases de efeito estufa.


III. As empresas que conseguem reduzir a emissão de gases além da meta ficam impossibilitadas de comercializar o excedente, gerando assim um mercado de compra e venda de créditos de carbono entre empresas e setores da economia.


IV. A principal ferramenta de emissão dos créditos é o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que consiste justamente na implementação de projetos que se utilizem de práticas e tecnologias capazes de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.


A alternativa que apresenta os itens corretos é:

Alternativas
Comentários
  • c) correta
    III. As empresas que conseguem reduzir a emissão de gases além da meta ficam impossibilitadas de comercializar o excedente, gerando assim um mercado de compra e venda de créditos de carbono entre empresas e setores da economia.
  • I. Cada tonelada de CO2 não emitida pelos países do Anexo II pode ser “vendida” para as nações industrializadas do Anexo I. (CORRETA - Créditos de carbono ou Redução Certificada de Emissões (RCE) são certificados emitidos para uma pessoa ou empresa que reduziu a sua emissão degases do efeito estufa (GEE). Por convenção, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) corresponde a um crédito de carbono. Este crédito pode ser negociado no mercado internacional. A redução da emissão de outros gases, igualmente geradores do efeito estufa, também pode ser convertida em créditos de carbono, utilizando-se o conceito de Carbono Equivalente. Comprar créditos de carbono no mercado corresponde aproximadamente a comprar uma permissão para emitir GEE.)

    II. O objetivo principal do tratado é reduzir a emissão de gases de efeito estufa. (CORRETA - "O Protocolo de Quioto é consequência de uma série de eventos iniciada com a TorontoConference on the Changing Atmosphere, no Canadá (outubro de 1988), seguida pelo IPCC's First Assessment Report em Sundsvall, Suécia (agosto de 1990) e que culminou com a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (CQNUMC, ou UNFCCC em inglês) naECO-92 no Rio de Janeiro, Brasil (junho de 1992). Também reforça seções da CQNUMC. Constitui-se no protocolo de um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa antropogênicas do aquecimento global.")

    III. As empresas que conseguem reduzir a emissão de gases além da meta ficam impossibilitadas de comercializar o excedente, gerando assim um mercado de compra e venda de créditos de carbono entre empresas e setores da economia. (ERRADA - "possibilitada")

    III. IV. A principal ferramenta de emissão dos créditos é o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que consiste justamente na implementação de projetos que se utilizem de práticas e tecnologias capazes de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. .(CORRETA -"O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), definido no artigo 12 do Protocolo, permite que um país com um compromisso de redução de emissão definido no âmbito do Protocolo de Quioto (Partes do Anexo B) possam adquirir os certificados de emissões reduzidas (CERs) de um projeto de redução de emissões de um país em desenvolvimento. Portanto, tais CERs podem ser contabilizadas no sentido de cumprir as metas de Quioto, dos países ANEXO B. O Mecanismo estimula o desenvolvimento sustentável e a redução de emissões, ao mesmo tempo que dá aos países industrializados certa flexibilidade na forma de cumprirem as suas metas de redução de emissões." - fonte: http://cop.ambientebrasil.com.br/sobre/mdl-mecanismo-de-desenvolvimento-limpo/)

    RESPOSTA - (C)


  • Reuters

    Surgido a partir do Protocolo de Kioto, em 1997, o mercado de crédito de carbono foi a forma encontrada pelas 189 nações signatárias para acelerar as metas de redução das emissões dos gases de efeito estufa. O objetivo final era chegar a níveis inferiores aos de 1990. Saiba um pouco mais sobre esse mercado bilionário.

    http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/creditos-carbono/protocolo-kioto-emissao-gases-efeito-estufa-venda-co2.shtml


    Falando francamente, não fizeram nada mais que permitir  a quem polui de continuar poluindo e a quem polui menos de ser explorado pelos maiores poluidores! Grande medida!

    Bons estudos!
     

  • MUITO BOA A QUESTÃO
    • Os Mecanismos de Desenvolvimento Limpo, idealizados pelo Brasil, sugerem que os países que não possuem obrigações com o Anexo I desenvolvam MDL e ganhem em troca créditos de carbono  (direito de poluir), os quais podem ser vendidos para países que não conseguem cumprir suas metas. Hoje há bolsas para negociar.