Gabarito D
Área de Livre Comércio das Américas
A ALCA (Área de livre comércio das Américas) foi uma proposta feita pelo presidente dos Estados Unidos Bill Clinton durante aCúpula das Américas, em Miami, no dia 9 de Dezembro de 1994, com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos, exceto Cuba, formando assim uma área de livre de comércio, cuja data limite seria o final de 2005. Na reunião de Miami foram assinados a Declaração de Princípios e o Plano de Ação.[1]
A estratégia era de gradualmente suprimir as barreiras ao comércio entre os estados-membros, prevendo-se a isenção de tarifas alfandegárias para quase todos os itens de comércio entre os países associados. Uma vez implementada, a ALCA se tornaria o maiorbloco econômico do mundo - englobando também as áreas do NAFTA (América do Norte) e do Mercosul (América do sul). O bloco representaria um PIB de mais de US$ 20 trilhões, reunindo uma população de aproximadamente 850 milhões de pessoas.
Uma das principais dificuldades para formação do bloco é a enorme disparidade entre a economia dos Estados Unidos, a maior da América, e a dos demais países americanos. Ademais, na maioria desses países, seria necessário realizar vultosos investimentos eminfraestrutura, para que a área de livre comércio funcionasse efetivamente.
O projeto da ALCA está parado desde novembro de 2005 quando foi realizada a última Cúpula das Américas. A proposta foi praticamente "engavetada" na Quarta Reunião, realizada em novembro de 2005, em Mar del Plata.[2][3]
Na última década, os líderes norte-americanos se empenharam para promover a implantação da ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), a criação desse bloco econômico visa promover um aumento nas relações comerciais, de mercadorias e capitais, no entanto, o governo norte-americano veta a circulação de pessoas entre os países membros, isso pode ser traduzido como uma defesa dos americanos contra a entrada de imigrantes latinos.
Segundo o General Colin Powell, a criação da ALCA permitiria uma integração de territórios partindo desde a Patagônia até o Alasca, no qual as empresas dos países membros iriam desenvolver entre eles o comércio, a circulação de capitais e a intensificação dos controles tecnológicos, além de uma perspectiva de acesso a acumulação de riquezas.
As discussões acerca da implantação da ALCA propiciaram, em diferentes localidades do continente Latino-americano, o surgimento de inúmeros movimentos de esquerda contrários à integração.
Um movimento anti-ALCA aconteceu em abril de 2005, quando os líderes da Venezuela e Cuba se reuniram e propuseram a criação de um bloco que se opõe a ALCA, denominado de ALBA, sigla essa que significa Alternativa Bolivariana para as Américas.
A essência do bloco ALBA baseia-se na cooperação entre as nações, buscando formas que não faça distinção entre os países, além disso, alcance um patamar uniforme de desenvolvimento, a igualdade seria consolidada a partir da aplicação de medidas de compensação, a ALBA propõe ainda o oferecimento de créditos, equipamentos e tecnologias direcionadas às empresas em processo de relutância.
http://www.brasilescola.com/geografia/alca-x-alba.htm
Bons estudos!