SóProvas


ID
880501
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com relação à aplicação do método da amostragem pelo Sistema de Controle Interno, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A amostragem tem como objetivo conhecer as características de interesse de uma determinada população a partir de uma parcela representativa. É um método utilizado quando se necessita obter informações sobre um ou mais aspectos de um grupo de elementos (população) considerado grande ou numeroso, observando apenas uma parte do mesmo (amostra). As informações obtidas dessa parte somente poderão ser utilizadas de forma a concluir algo a respeito do grupo, como um todo caso esta seja representativa.

    A representatividade é uma característica fundamental para a amostra, que depende da forma de seleção e do tamanho da amostra. Potencialmente, a amostra obtém essa característica quando ela é tomada ao acaso. Para uma amostra ser considerada representativa em uma população, ela deve possuir as características de todos os elementos da mesma, bem como ter conhecida a probabilidade de ocorrência de cada elemento na sua seleção.

    R: Alternativa D


    Fonte: IN SFC 01/2001

  • alguem comenta a letra e)?

  • e) adota-se a amostra aleatória simples preferencialmente quando os elementos da população estão distribuídos de maneira HOMOGÊNEA.

  • Gabarito Letra D

    CORRETO d) a representatividade da amostra é essencial para que se possa extrair conclusões válidas para o todo.

     "As informações obtidas dessa parte [amostra] somente poderão ser utilizadas de forma a concluir algo a respeito do grupo, como um todo caso esta seja representativa." (p. 21)

    Manual de Controle Interno - CGU

    http://www.tjac.jus.br/wp-content/uploads/2014/10/Manual_Controle_Interno_CGU.pdf


  • Letra D.

     

    Comentários:

     

    Segundo a Instrução Normativa SFCMF no 0101, que dispõe sobre o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo

    federal, o método de amostragem é aplicado como forma de “viabilizar a realização de ações de controle em situações

    onde o objeto alvo da ação se apresenta em grandes quant̀dades e/ou se d̀str̀bù de manèra bastante pulver̀zada”, e também

    é aplicada em função da necessidade de obtenção de informações em tempo hábil, em casos em que a ação na sua totalidade
    se torna impraticável.
    Ainda segundo a norma, “A representatividade é uma característica fundamental para a amostra, que depende da forma de

    seleção e do tamanho da amostra“.

     

     

    Gabarito: D

     

     

    Prof. Claudenir Brito

  • Embora a questão remeta ao Sistema de Controle Interno Federal, trata-se de conhecimento doutrinário aplicável à técnica da amostragem em auditoria, razão pela qual optamos por deixá-la neste capítulo. A amostragem não é indicada para populações pequenas; para populações grandes, mas de fácil mensuração; e quando se exige alta precisão.

    Letra A – Falso. Um critério razoável para decidir pela amostragem seria uma população grande e não valores unitários elevados.

    Letra B – Falso. A relação custo x benefício é relevante para todas entidades e também para o auditor.

    Letra C – Falso. Amostras tendenciosas, selecionadas inadequadamente, sem identificação adequada da população alvo dos testes ou em tamanho inadequado podem produzir amostras que não representam honestamente a população.

    Letra D – Certo. Para concluir sobre a população, a amostra deve ser honesta. Para fazer uma amostragem eleitoral para presidência da república é adequado, por exemplo, coletar unidades amostrais em todas regiões do país (Norte, Sul...) sob pena de, não o fazendo, projetar um resultado incorreto na população.

    Letra E – Falso. A estratificação seria adequada para populações heterogêneas com grande variabilidade.

    Resposta D