SóProvas


ID
881287
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os asfaltos são aglomerantes de grande interesse em obras de construção civil por se tratar de um poderoso ligante, rapidamente adesivo, altamente impermeável e de longa durabilidade.

I. Durante o aquecimento e manipulação de um cimento asfáltico, a temperatura deve se manter sempre superior à correspondente ao ponto de fulgor.

II. O asfalto líquido de cura rápida é uma mistura de cimento asfáltico, de 80 a 120 de penetração, e de um solvente altamente volátil, em geral com ponto de evaporação próximo ao da gasolina.

III. As emulsões asfálticas são misturas homogêneas de cimento asfáltico com solvente de hidrocarboneto de baixa volatilidade.

IV. Nos asfaltos líquidos de cura média, utiliza-se cimento asfáltico com penetração menor que a do cimento asfáltico usado nos asfaltos líquidos de cura rápida.

A respeito das características dos diferentes tipos de asfalto, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • I - A temperatura deve-se manter inferior ao ponto de fugor;

    II - Correto;

    III - Emulsões asfálticas são misturas homogêneas de cimento asfáltico e água, ou seja, é uma dispersão coloidal de uma fase asfáltica em uma fase aquosa (direta), ou, uma fase aquosa dispersa em uma fase asfáltica (inversa), com a ajuda de um agente emulsificante;

    IV - Nos asfaltos líquidos de cura média, utiliza-se cimento asfáltico com penetração maior que a do cimento asfáltico usado nos asfaltos líquidos de cura rápida. Uma menor penetração significa maior grau de dureza e o que gera a propriedade de cura rápida em um asfalto diluído é justamente a associação dessa propriedade com a evaporação do solvente altamente volátil (gasolina). 

  • I - (FALSO) A temperatura do cimento asfáltico deve se manter abaixo do ponto de fulgor, que é 235º de acordo com NBR-11341. O CAP deve ser aquecido, no máximo a 177º.

     

    II - (CORRETO) Os Asfaltos Diluídos de Petróleo (ADP), são CAPs diluídos em materiais solventes derivados de petróleo. São classificados, basicamente, quanto a velocidade de evaporação do solvente em: Cura Rápida - CR e Cura Média - CM.

    Os CRs são CAPs de 80 a 120 de penetração e diluídos em solventes de alta volatilidade - nafta ou gasolina.

    Já os CMs são CAPs acima de 120 de penetração e diluídos em solventes de menor volitilidade - querosene.

     

    III - (FALSO) A questão definiu os ADP-CM.

    Emulsões asfálticas são misturas homogêneas de cimento asfáltico e água, ou seja, é uma dispersão coloidal de uma fase asfáltica em uma fase aquosa (direta), ou, uma fase aquosa dispersa em uma fase asfáltica (inversa), com a ajuda de um agente emulsificante (vide resposta de Antonio Costa).

     

    IV - (FALSO) Utiliza-se CAPs com penetração maior, conforme item II.

    O amigo Antonio Costa descreveu bem. Nos asfaltos líquidos de cura média, utiliza-se cimento asfáltico com penetração maior que a do cimento asfáltico usado nos asfaltos líquidos de cura rápida. Uma menor penetração significa maior grau de dureza e o que gera a propriedade de cura rápida em um asfalto diluído é justamente a associação dessa propriedade com a evaporação do solvente altamente volátil (gasolina).