SóProvas


ID
881755
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

São considerados tipos básicos de arranjo físico, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra B.
    O arranjo físico de um processo produtivo trata-se do posicionamento físico dos recursos de transformação, como: instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da produção. Também determina a maneira que os recursos transformados fluem pela operação. Na prática, deriva de quatro tipos básicos de arranjo físico: Layout posicional ou de posição fixa ou ainda, estacionário, Layout por processo ou funcional, Layout celular, Layout por produto ou linear.

    Segundo professor Felipe Petrachini (estratégia concursos):

    "Layout posicional ou de posição fixa ou ainda, estacionário – os materiais não se movem e ficam fixos. Neste tipo de arranjo, produto é de grande porte, e, portanto, não se move. Assim, são as pessoas, os materiais e as máquinas se deslocam até o produto. Posso dar como exemplo a produção de navios. Imagine eu descolar um navio semiacabado de um ponto a outro da fábrica para seguir com sua produção. É muito mais fácil que as pessoas e materiais necessários à próxima fase, uma vez acabada a primeira, se dirijam ao navio para continuar a fabricá-lo.  Sua principal vantagem esta na enorme flexibilidade (muito maior que no layout funcional) do arranjo, permitindo diversas alterações no planejamento, sendo
    preferencial utilizá-lo em sistemas de produção por encomenda. Entretanto, como a produção por encomenda acaba sendo muito diversificada
    (cada novo cliente modifica uma parte do produto para que atenda a sua demanda), o ritmo de produção é irregular, gerando, algumas vezes, alta ociosidade no processo.

    continua (...)
  • Layout por processo ou funcional – os processos similares são localizados bem próximos uns dos outros. Assim, as máquinas e pessoas são dispostas por especialidades, sendo que o material se desloca ao longo de sessões, até sua finalização. Sua principal vantagem é a flexibilidade, sendo recomendado nas situações em que o produto sofre modificações recorrentes, e o volume de produção é relativamente baixo. É um tipo de layout recomendado para produção em lote (o processo produtivo começa e termina uma quantidade determinada de unidades do produto, para
    então começar a próxima). Por outro lado, é natural que haja um intervalo entre a produção de um lote e outro, o que provoca ociosidade e pode tornar o ritmo de produção irregular. Pense em uma fábrica de sapatos: eu tenho um local onde os empregados colam a sola do sapato, outro em que costuram o couro, mais outro onde se coloca o cadarço, e assim por diante. O sapato sofre diversas modificações ao longo do processo produtivo, e vai sempre caminhando de uma seção a outra da fábrica até que fique pronto. E lógico que eu não vou fazer isso com um sapato só, mas vou produzir vários sapatos de uma vez (em lote).
    Layout celular – os materiais transformados (já processados de alguma maneira) são movimentados para uma parte específica da operação (célula) onde estão todos os demais recursos necessários ao processamento. Somente em caso de uma imprevisibilidade o produto precisará sair daquela célula para ser trabalhado. Cada unidade produtiva é uma célula dotada de absolutamente tudo que aquele produto (ou material semiacabado) precisará para avançar até a próxima fase.
    Layout por produto ou linear – cada um dos produtos segue a mesma sequencia de atividades sempre. Dessa forma, a disposição dos equipamentos e materiais obedecerá a sequencia de operações necessárias à sua produção. Este tipo de arranjo funciona melhor para produtos padronizados (pois seguem a mesma sequencia de atividades). Embora possua custo reduzido de produção e movimentação, é um arranjo muito pouco flexível e o baixo custo de produção tem como contrapartida o elevado investimento em equipamentos. Esse aqui é um clássico: linha de montagem de veículos."

    Bons estudos!
  • Resumindo os "layouts" de produção: 

    Por Produto ou Linear: os recursos são dispostos em torno dos materiais/produtos. Ex.: fordista; bandejão. 
    Por Processo ou Funcional: a planta é segmentada por especialidade. Cada departamento representa um conjunto de processos especializados. Ex: hospitais.  
    Por Posição Fixa ou Estacionário: empregado para produtos pesados e de grande porte. Ex.: navios; aviões. 
    Celular: cada unidade produtiva é uma célula com todos os recursos necessários ao processamento. Os materiais transformados são movimentados para esta parte específica.  
    Fonte: Fenili - Adm de recursos materiais e patrimoniais para concursos.  
    GABARITO: B
  • Tipos de arranjo Físico

    Os diferentes tipos de arranjos físicos guardam uma coerência da relação existente entre as exigências de determinado tipo de produto (quantidade e variedade a ser produzida) e a natureza do processo produtivo presente na linha fabril. Os tipos de Arranjo Físico ou Layout são:

    Arranjo por produto ou por linha;

    Arranjo por processo ou funcional;

    Arranjo celular;

    Arranjo por posição fixa;

    É possível também utilizar diversos tipos de arranjo físico em conjunto que é chamado de Arranjo Misto.