-
- Massa específica real:é a massa da unidade de volume, excluindo deste os vazios permeáveis e os vazios entre os grãos.
Sua determinação é feita através do picnômetro, da balança hidrostática ou pelo frasco de Chapman. Sempre que não for possível sua determinação, pode-se adotar o valor de 2,70 kg/dm3 para os agregados miúdo e graúdo e de 3,10 kg/dm3 para o cimento.
- Massa unitária:é a razão entre a massa de um agregado lançado em um recipiente e o volume deste recipiente. O método de ensaio é executado pela NBR 7251.
A massa unitária tem grande importância na tecnologia, pois é por meio dela, que se podem transformar as composições das argamassas e concretos dadas em peso para o volume e vice-versa.
Penso que a letra D também está correta.
-
A letra D está incorreta porque o frasco de Chapman é usado apenas para agregado miúdo, conforme a NBR 9776
-
A) a massa especifica real nao inclui o volume dos poros permeáveis e dos vazios dos graos
B) Correto
C) É inferior uma vez que ocupa um maior volume pois os graos se acomodam deixando um numero de vazios maior em relaçao aos agregados miudos
D) Frasco de Chapman é utilizado para determinaçao da massa especifica real de agregados MIUDOS, para agregados GRAUDOS utiliza-se o método da Balança Hidrostática
E) para consumo de cimento e traço em massa é utilizado a massa específica real
-
Frasco de Chapman: determinação do teor de umidade superficial do agregado MIÚDO