SóProvas


ID
882142
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

A capacidade de suporte de um solo compactado pode ser medida através do Índice de Suporte Califórnia (CBR). O ensaio tem por objetivo determinar a relação entre a pressão necessária para produzir uma penetração de um pistão num corpo de prova de solo e a pressão necessária para produzir a mesma penetração numa mistura padrão de brita estabilizada granulometricamente. Analise as afirmativas a seguir.

I. O CBR baseia-se na relação de cargas obtidas para a penetração de 7,5 mm do pistão na amostra.

II. Um solo de boa qualidade para execução de sub-base deve apresentar CBR superior a 20%.

III. Para determinação da expansão, os corpos de prova devem ficar imersos durante 96 horas, realizando-se leituras de deformação a cada 24 horas.

É correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: C

    Analisemos as assertivas...

    I. O CBR baseia-se na relação de cargas obtidas para a penetração de 7,5 mm do pistão na amostra. (ERRADO).
    Pegadinha essa opção!! O resultado final para o CBR determinado será o maior dos dois valores encontrados correspondentes às penetrações  de 2,5 e 5,0 mm. (o item apresenta a soma, tentando pegar o candidato).


    II. Um solo de boa qualidade para execução de sub-base deve apresentar CBR superior a 20%. (ERRADO).
    Passei um tempo analisando essa assertiva tentando achar seu erro, e creio que o erro esteja na palavra superior. Por que, em regra, para uma camada de sub-base, um solo de boa qualidade para sua execução deve apresentar um CBR > ou = a 20%, e expansão < ou = a 1% (com sobrecarga de 10 lb = 4,5 kg).


    III. Para determinação da expansão, os corpos de prova devem ficar imersos durante 96 horas, realizando-se leituras de deformação a cada 24 horas. (CORRETO).
    Imerge-se o cilindro com o corpo de prova e sobrecarga no tanque durante 96 horas, de tal forma que a água banhe o material tanto pelo topo quanto pela base. Realizam-se leituras de deformação (expansão ou recalque) com aproximação de 0,01 mm a cada 24 horas.