SóProvas


ID
882343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de segurança da informação
e ferramentas.

Vírus é um programa de computador malicioso capaz de se propagar automaticamente por meio de redes, mas necessita ser explicitamente executado para se propagar.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.
    Vírus é um programa de computador malicioso que se propaga infectando, ou seja, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador. O vírus depende da execução do arquivos hospedeiros para que possa se tornar ativo e continuar o processo infecção;
    Fonte: Wikipédia.
  • Correto. O vírus de computador é um software malicioso que necessita de um HOSPEDEIRO para 'existir' e precisa que este hospedeiro seja lido/executado para que o vírus seja ativado. Quem é que não precisa ser explicitamente executado para se propagar? As pragas digitais, como worms (vermes) e wabbits (vermes locais).

    Com relação a Cespe ser desatualizada e fora da realidade, isto é comum em todas as bancas de concursos. Elas consideram somente o conceito teórico, sem gambiarras e 'novidades da última semana' em tecnologia. Vírus precisa de hospedeiro e ser explicitamente executado, e combatemos com antivírus, apenas. Pragas digitais não precisam de hospedeiro e não precisam ser explicitamente executados, e combatemos com antispywares, apenas.
    Na 'realidade' temos suite de proteção, como o McAfee e Norton, que tem antivírus + antispyware + firewall, entre outras ferramentas, porém não é considerado no concurso. Já imaginou se fosse? Questão de concurso: o que faz o terceiro ícone da segunda barra de ferramentas do Atube Catcher executado no Windows XP SP3 em inglês? LOL
  • Em informática, um vírus de computador é um software malicioso que vem sendo desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.

    A maioria das contaminações ocorre pela ação do usuário, executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail. A contaminação também pode ocorrer por meio de arquivos infectados em pen drives,CDs e outros. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem correções de segurança, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, que poderiam causar o recebimento e execução do vírus inadvertidamente. Ainda existem alguns tipos de vírus que permanecem ocultos em determinadas horas, entrando em execução em horas especificas.

     

  • VÍRUS:

    COMO É OBTIDO:


    1.RECEBIDO POR EMAIL;
    2.BAIXADO DE SITES NA INTERNET;
    3.COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS;
    4.USO DE MÍDIAS REMOVÍVEIS INFECTADAS
    5.REDES SOCIAIS;
    6.MENSAGENS INSTANTÂNEAS.

    COMO OCORRE A INSTALAÇÃO:

    1. EXECUÇÃO DE UM ARQUIVO INFECTADO

    COMO SE PROPAGA:

    1.INSERE CÓPIA DE SI PRÓPRIO EM ARQUIVOS

    AÇÕES MALICIOSAS MAIS COMUNS:

    1.ALTERA E/OU REMOVE ARQUIVOS;
    2. PROCURA SE MANTER ESCONDIDO.
  • Me ajuda aí, gente:
    um vírus pode se propagar automaticamente por meio de redes?! Eu achava que essa era uma propriedade dos worms. Enfim, vivendo e aprendendo...
  • Sim Felipe Fernandes, a diferença entre os dois é que o vírus necessita ser executado para se autorreplicar e o worm não. 

  • "Vírus é um programa de computador malicioso capaz de se propagar automaticamente por meio de redes, mas necessita ser explicitamente executado para se propagar"
    Como pode ser considerada correta uma afimação dessas?
    Ou ele se propaga automaticamente, ou necessita ser executado para se propagar. As duas coisas não.
    A afirmação é ilógica.
  • "Capas de se propagar automaticamente.. mas necessita ser explicitamente executado"

    É automático ou não?

    A questão está correta, mas que redação péssima.

  • Olha... vou ter que falar... já vi maldade e barbeiragem de tudo quanto foi tipo do CESPE, mas esta realmente entra pra história...

    Misturar CLARAMENTE o conceito de Worm (dizendo que ele pode se propagar automaticamente por meio de redes) com o de Vírus (necessita ser explicitamente executado para se propagar) e considerar o item certo é simplesmente de chorar...

    Decepcionante...

  • Gabarito. Certo.

    Características dos Vírus 

    - Infectar os arquivos do computador do usuário, principalmente arquivos do sistema.

    - Depende de ação do usuário, como executar o arquivo ou programa que está contaminado com o vírus.

    - Ter finalidades diversas, dentre as quais danificar tanto arquivo e o sistema operacional, como também as peças.

  • Vírus: principal finalidade está em danificar o computador do usuário, e possui propriedade de se espalhar (dependem da execução do programa ou arquivo hospedeiro). Os principais são os vírus de boot (não deixam o computador ligar) e os macros (inserido dentro de um documento, disfarçado de macro).

  • fiquei na duvida quanto ao termo "explicitamente" pois, em regra,  ninguém executa explicitamente um virus 

  • Certamente, essa é uma das características marcantes em um vírus valendo lembrar que o mesmo não ocorre com um worm visto que este pode se auto procriar e aquele, não. Por isso..
    CERTO.

  • Questão contraditória: Automaticamente ou precisa de execução? E aí???

  • essa questão deveria ter sido anulada. contradição da porra o cara diz se propaga automaticamente e depois diz que tem que ser executado. ou uma coisa ou outra meu irmão . é rezar para não cair uma dessa na minha prova !!!!

  • Sem noção essa questão. Muito confusa! Na minha opinião você executa um vírus e não maioria das vezes é por descuido. A palavra explicita nesse contexto até parece: Vou clicar pra saber se é vírus. Questão ruim. A cespe deveria ter consideração com os concursistas. Eu nem respondi então não anularia a questão certa. Não me glorificando eu tenho um acervo enorme de questões aqui e dificilmente eu erro. Tem que ver o gabarito definitivo. Bons estudos.

  • nao vejo naada anormal na questao!!

    observe q o examinador diz q virus é capaz de se propagar automaticamente (o q está correto).

    em seguida ele diz "MAS" (conjunção adversativa, sentido de oposiçao, ou seja para q aquele primeiro trecho da questão seja verdade depende do q vem depois da conjunçao "mas". substitua esse "mas" por "contudo" ou "porém".
    ai ele diz" mas necessita ser executado para q possa se propagar" , correto tbm.
    logo, apos ser executado o virus pode se propagar automaticamente. questao correta

    so lembrar q tbm estamos estudando PORTUGUÊS para este concurso, então leiam as questões com paciência e interpretação...
  • Certa

    Vı́rus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.
    O vı́rus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.


    "Vamos sambar na cara dessa banca"

  • não concordo, pois ele fala que o programa tem de ser executado explicitamente (demonstrado de forma clara) já que o virus está escondido não deveria ter dito implicitamente executado tendo em vista que ninguém sai instalando virus por que quer...

  • Então... Na questão foi colocada uma ação que o vírus pode executar, mas que não é sua característica mais marcante... Propagar-se por redes, sim, mas por meio de arquivos anexados em mensagens, "pegando carona" em outros meios... Não de forma autônoma, como notoriamente o worm faz.

    Foi pura e simples maldade para misturar os conceitos na cabeça do candidato.

  • Mais um para o rol dos descontentes. A cartilha da CGI fala que o vírus NÃO É obtido automaticamente pela rede.

  • a tá, é automático mas precisa ser executado. Então a questão é Certa mas é Errada, viu Cespe!!!

  • Estranha questão, contraditória e confusa. Prejudica quem estuda!

  • não precisa ser executado !!!! af!!!!

  • OU se propaga automaticamente OU necessita ser executado para se propagar. OU um OU outro, considerar os dois é contrassenso.

     

  • E os virus se script?

    Ano: 2003 (BEM ANTES DESSA DAI)

    Banca: CESPE

    Órgão: Banco do Brasil

    Prova: Escriturário

    texto associado   

    Considere a seguinte situação hipotética. 

    Antes de acessar o sítio do BB, o usuário acessou páginas da Internet não muito confiáveis e o computador por meio do qual o acesso à Internet foi realizado contraiu um vírus de script

    Nessa situação, é possível que umtrojan seja instalado no computador do usuário sem que este saiba o que está acontecendo. 

     

    GAB CERTO

     

    Alguem poderia me enviar um e-mail explicandonessa situaçao?

  • Vírus: Precisa ser executado

    Worm: Não precisa ser executado

  • A própria alternativa entrou em contradição...

  • por meio de redes ?

     

  • UM BIZÚ:

    VÍRUS E WORM PODEM SE PROPAGAR;

    ANTISPYWARE E CAVALO DE TRÓIA NÃO SE PROPAGAM. 

  • Questão, p/ mim, fácil, mas errei! Simplesmente pq não li até o fim. #achoépouco #toma

  • Diego, na verdade a CESPE pegou todo mundo na interpretação de texto novamente! (Inclusive eu). Veja: 

    Vírus é um programa de computador malicioso capaz de se propagar automaticamente por meio de redes, mas necessita ser explicitamente executado para se propagar.

  • Os vírus se anexam a programas ou arquivos, e contam com pessoas para executar o programa ou abrir o arquivo para que possam infectar um PC. Worms, um subtipo de vírus de computador, são semelhantes a vírus, mas não exigem qualquer ação humana para infectar um PC e se espalham por uma rede e mesmo além, digamos ao se enviar por meio de e-mail para todas as pessoas em seu catálogo de endereços.

     

    https://www.justaskgemalto.com/br/qual-e-diferenca-entre-um-virus-e-um-worm-de-computador/

  • Apesar da contradição já citada segue:

    .

    Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    Fonte: https://cartilha.cert.br/malware/

  • Essa questão se a pessoa quiser interpretá-la vai acabar Errado.

     

    O virus se propaga automaticamente quando executado.Logo, para ser executado precisa está anexo em um programa ou arquivo, ou seja, diferente do Worn, que explora as vulnerabilidades da rede, necessita de um Hospedeiro.

     

  • Me quebrei no "automaticamente", pensei que estava falando que não precisava de hospedeiro.

  • Você já viu alguma vez um vírus pedindo permissão para se propagar? Claro que não. Se um arquivo estiver infectado por vírus e o arquivo for executado, então o vírus será propagado automaticamente após a abertura do arquivo. Depois de abrir o arquivo infectado já era.  

  • Acertei mas eRRRei porque virus nao se propaga automaticamente, isso só ocorre com Worms....

  • GABA CERTO,

    VIRUS - PRECISA SER EXECUTADO PELO USUÁRIO

    WORM - SE PROPAGA AUTOMATICAMENTE SEM QUE O USUÁRIO O EXECUTE.

  • víruis

    Não se propaga autossuficientemente, mas sim precisando de um hospedeiro, ou seja, uma rede.

  • Conceitos:



    Vírus são pequenos códigos de programação maliciosos que se "agregam" a arquivos e são transmitidos com eles. O vírus depende da execuçãodo programa ou arquivo hospedeiro para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção.



    Worms, diferentemente dos vírus, são capazes de se propagarem automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.
    Observe que os worms apenas se copiam, não infectam outros arquivos, pois eles mesmos são os arquivos.

    Questão:



    Vírus é um programa de computador malicioso capaz de se propagar automaticamente por meio de redes, mas necessita ser explicitamente executado para se propagar.



    1ª parte da questão gera uma certa dúvida.


    2ª parte está mais clara --> ou seja, necessita ser executado explicitamente para se propagar.



    Fonte: Ponto dos Concursos - Patrícia Quintão.

  • Capaz de se propagar automaticamente por meio de redes, mas NECESSITA  ser explicitamente executado para se propagar. Como isso é logicamente possível??? Dessa vez o CESPE viajou na maionese... huhaushuias

  • Não consigo entender o porquê do item está correto, o conceito está misturado.

  • fiquei meia hora nessa questão 

  • Questão para ser esquecida heheh

  • Gabarito: CERTO

     

    Um vírus não consegue, em outras palavras, “viver” sozinho! Vírus de computador, assim como os vírus biológicos, precisam de um hospedeiro (que, no caso do computador, é um arquivo qualquer).

  • Errei pelo automaticamente ... Pra mim isso tornaria a questão errada!
  • GAB: C


    --Vírus: propaga-se automaticamente, mas precisa ser executado

    --Worm: propaga-se automaticamente e não precisa ser executado (Tem vida e autonomia própria)

  • Essa questão é um VERDADEIRO CAVALO DE TROIA!


    pqp...

    #VAMOS_APRENDENDO!!!!

  • Vírus

    São pequenos códigos de programação maliciosos que se “agregam” a

    arquivos e são transmitidos com eles. Em outras palavras, tecnicamente,

    um vírus é um programa (ou parte de um programa) que se anexa a um arquivo de programa qualquer (como se o estivesse “parasitando”) e depois disso procura fazer cópias de si mesmo em outros arquivos semelhantes.

    Quando o arquivo é aberto na memória RAM, o vírus também é, e, a partir daí se propaga infectando, isto é, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador.

    O vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção. Alguns vírus são inofensivos, outros, porém, podem danificar um sistema operacional e os programas de um computador.

  • Cespiando...

  • DICAS DE INFORMÁTICA (Professor Fernando Nishimura)

    1) Quando a questão explica sobre determinado assunto, geralmente, a assertiva é verdadeira;

    2) Quando a questão impõe algo, geralmente, a assertiva é falsa;

    3) Quando a questão compara duas tecnologias, geralmente, a assertiva é falsa;

    4) Quando a questão "fala mal" "menospreza" determinada tecnologia, geralmente a assertiva é falsa;

    5) Quando a questão enumera itens, se todos os itens pertencem ao mesmo grupo/programa, a assertiva é verdadeira;

    6) Se um dos itens, geralmente o último, não faz parte do grupo/programa, a assertiva é falsa;

    7) Estas palavras indicam uma questão certa: pode(m), permite(m), é possível, pode ser...

    8) Estas palavras indicam uma questão errada: automaticamente, deve. deve-se, só, somente, não permite, não sendo possível, sempre, é necessário, necessariamente.

    Analisei essa questão com as dicas acima, que peguei de um colega em outra questão e acho que se encaixa bem!

    Vírus é um programa de computador malicioso capaz de se propagar automaticamente por meio de redes, mas necessita ser explicitamente executado para se propagar.

    Gabarito : errado

  • Nem dá para a creditar que uma questão dessa não foi anulada.

    Vida que segue.

  • Gabarito oficial:CERTO

    TEM GENTE QUE SÓ ATRAPALHA NOS COMENTÁRIOS E AINDA POR CIMA FALAR O GABARITO ERRADO.

  • Gabarito oficial:CERTO

    TEM GENTE QUE SÓ ATRAPALHA NOS COMENTÁRIOS E AINDA POR CIMA FALA O GABARITO ERRADO.

  • A questão se contradiz.

    Primeiro informa que o VÍRUS se propaga AUTOMATICAMENTE, e logo em seguida fala que para que ele possa se propagar, é necessário a execução do arquivo.

    Ora, se ele se propaga automaticamente, nos da a entender que ele não necessita de autorização alguma.

    Respondi errado por conta da contradição e também ao falar que ele se propaga AUTOMATICAMENTE, o que não é verdade

  • Tem que ler a questão toda!!!

  • O Vírus não é um programa (Software), ele é uma ASSINATURA binária. (Me corrijam caso esteja equivocado).

    E mesmo que superasse o quesito do Vírus ser ou não um programa, como é possível que ele se propague AUTOMATICAMENTE e que ao mesmo tempo necessite de expressa execução?

    Fiquei confuso e pra variar, errei esse tipo de questão.

  • Azul é minha cor predileta mas prefiro vermelho.

  • "mas necessita ser explicitamente executado para se propagar." E o vírus de script?

  • pq a cespe tem o diabo no corpo ?

  • Errei e vou continuar errando essa questão lixo!

    Em 07/12/19 às 17:34, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 27/06/19 às 14:56, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

  • Vírus de script é escrito em linguagem de script, e recebido ao acessar uma pagina da Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    FONTE CARTILHA DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

  • GABARITO CERTO!

    "Capaz de se propagar automaticamente.. mas necessita ser explicitamente executado"

    Ele se propaga automaticamente, por exemplo, é enviado para centenas de e-mail, porém só vai surtir efeito se o usuário executar.

  • WHAT??

  • Em 13/02/20 às 10:30, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 21/12/19 às 09:52, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 07/12/19 às 17:34, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 27/06/19 às 14:56, você respondeu a opção E.

    Quase um ano errando essa questão kkkk

  • a vontade que dá ao ler uma questão dessa é mandar o cespe ir tomar bem no meio do cú... mas eu nao vou fazer isso !!

  • Isso que dá não ler a questão toda :(

  • O worm foi projetado para se espalhar automaticamente. Enquanto o vírus se espalha, mas somente em decorrência de algo, de um "gatilho".

    Exemplo: receber um arquivo por email e baixá-lo. Ao ser executado, o vírus é instalado no computador e somente então passa a se propagar automaticamente, como consequência de algo que o aciona.

    E sua propagação se torna automática após isso pq, caso contrário, ele seria extremamente engessado. Como iria explorar falhas se não fizesse isso de forma automática?

  • Vírus:

    a)Regra: precisa ser executado.

    b)Excessão: executam-se sozinhos.

    b.1) de Boot: ao iniciar o computador;

    b.2)de Macro: ao executar programas de edição de texto e planilhas;

    b.3) de Script: ao executar navegadores e arquivos anexos em e-mails.

  • QUESTÃO CONTRADITÓRIA

    O vírus, em regra, requer execução do usuário para poder realizar seus danos. O vírus de script, no entanto, é bem peculiar, pois, em virtude de ser interpretado pelo navegador WEB, dependendo de suas configurações, pode ser executado pelo próprio navegador. Em não havendo a intervenção do usuário, que apenas acessou o site, isto configura execução automática.

  • CERTO

  • ???? misericórdia Senhor

  • Acho que a pior parte dessa questão é dizer que o vírus é um programa e não uma assinatura

  • Vírus precisa de hospedeiro e ser explicitamente executado, se combate com antivírus

    Pragas digitais não precisam de hospedeiro e não precisam ser explicitamente executados, se combate com antispywares

  • eu li até automaticamente e marquei errado.... kkkkkkkkkkk cespe cada dia mais fdp

  • Quem leu até automaticamente, se fod@#$

    tipo eu

  • o caboco sai do emprego, larga a muié, deixa os amigos de lado, para poder estudar pra prova, ai a banca elabora uma questao dessa, e o cara fica fora do concurso por causa de um ponto. É muita sacanagem.

  • A princinpio a BANCA PEGOU O CONCEITO DE WORM, MAS NO FINAL COMO FALA QUE ELE PRECISA SER EXECUTADO... AI FACILITOU... MAS FOI BEM CONFUSA..

  • Já nem conto mais meus erros nessa questão...

  • Questão maldosa...

  • "  por meio de redes " ... Fui no automatico worm haha

  • Banca Maldita!!! Nao é possivel que uma questao dessa nao foi anulada.

  • Questão tá errada, mas tb tá certa. kkkk

  • li capaz de se propagar automaticamente E JÁ FUI marcando, graças à isso errei a questão. tenho que sempre ler a assertiva até o final

  • De longe parece que tá errada. De perto parece que tá longe.

    Se é necessário uma ação para que ele se propague, então não é automática.

  • No começo tá errado e no final parece que tá no começo.

  • Uma das bancas mais respeitadas do país. Sei...

  • É tipo... a TV liga sozinha, mas você precisa apertar o botão para ela ligar" ai ai.

  • mas necessita ser explicitamente executado para se propagar.??????

  • O vírus, diferente do Worm, necessita ser executado para se propagar. Depois de executado pelo usuário, ele se propaga automaticamente.

  • Se ler rápido,erra

  • Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    Fonte: https://cartilha.cert.br/malware/

  • Prevejo esse tipo de pegadinha na prova de Março...já dizia um velho guerreiro:

    "Triunfam aqueles que sabem quando lutar e quando esperar".

    Se for com muita sede ao pote, acaba errando. Leia até o final!

    __________

    #BORAVENCER

  • Gabarito: Certo

    Questão bastante contraditória.

    Vírus são programas de informática capazes de multiplicar-se mediante infecção de outros programas maiores. Tentam permanecer ocultos no sistema até o momento da ação e podem introduzir-se nas máquina de diversas formas.

  • Hahahahahha ele vai sozinho, mas vc precisa levar

  • Automaticamente: de forma automática, mecânica, sem operadores.

    Vírus é um programa de computador malicioso CAPAZ de se propagar automaticamente por meio de redes? Sim ele é CAPAZ(dotado de capacidade) de se propagar automaticamente.

    MAS necessita ser explicitamente executado para se propagar? Sim.

    Não vejo contradição nisso.

  • Pessoal, um exemplo para vocês não terem mais dúvidas.

    Compare o VÍRUS com um pé de laranja. Vc ter que o plantar(executar), feito isso o pé de laranja irá dar laranjinhas automaticamente(propagando ). Já o WORM, considere-o como um pé de mamonas, que nasce do além(kkk) nos terrenos, sem ninguém tem que plantar, e claro que também produz suas mamonazinhas sozinho.

    Espero ter ajudado, fiquem com Deus.

  • Questão correta!!

    Se tem Vírus no seu PC, vc os colocou lá, Explicitamente já (Executados)

  • Em 05/02/21 às 15:46, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 05/07/20 às 20:22, você respondeu a opção C. Você acertou!

    Em 23/04/19 às 15:45, você respondeu a opção C. Você acertou!

    Quando vc vê um "NÃO" na questão kkkkkkkkkkk

  • Procurei pelo em ovo e me acabei todo

  • O que a questão está querendo dizer é que, após ser executado pelo usuário [ou seja, o usuário precisa agir, o que está correto], o vírus faz a festa, e isso é verdade. Depois que você executa o arquivo infectado, o vírus vai zoar sua máquina sem necessidade de alguma ação sua.

  • Essa questão aparentemente fácil está mal formulada. Esse automaticamente aí... Aaafff... se é automaticamente não necessita que ninguém execute explicitamente.

  • Se propaga automaticamente, blz! Então não precisa ser executado já que é automático né?

    Fala sério que essa questão não foi anulada.

  • Tipo assim:

    O maluco compra um carro automático, mas precisas passar as marchas para que o carro funcione corretamente.

  • tem mas ta faltando kkkk

  • Questão polêmica, mas correta e com embasamento em uma exceção: vírus de script.

    (CERT) Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    Vírus - depende de hospedeiro

    Capacidade de se replicar - SIM

    Execução - Precisa ser executado

    GABARITO: CORRETO

  • “Questão podre, podre, podre”, prof. Arenildo, 2021
  • espero que ajud.

    Virus: Precisa de hospedeiro, NÃO autoexecutável e se autorreplica

    Worn: NÃO precisa de hospedeiro, autoexecutável e se autorreplica

  • Para o vírus ser ativado você explicitamente tem que executá-lo. Agora, após ser ativado, a depender do código que foi utilizado na criação do vírus, ele pode prever mecanismos no código-fonte que façam ele se propagar automaticamente. Questão correta!

  • Lembrem-se que o vírus pode infectar arquivos que são executados AUTOMATICAMENTE pelo sistema, não necessariamente por ação do usuário.

    Questão capciosa, mas não está errada e nem mal-escrita. É mais pra peguinha.

  • LER O ENUNCIADO EM TODAS AS QUESTÕES POR INTEIRO.

  • Vírus de script mandou um abraço para esse "EXPLICITAMENTE". É um vírus capaz de ser executado de forma automática (imperceptível).

  • É o tipo de questão que privilegia quem não estudou e derruba quem estudou. É muita incompetência de quem elaborou a questão.

  • Minha contribuição.

    Vírus: é um programa ou parte de um programa, normalmente malicioso, que se propaga infectando, inserindo cópias de si mesmo, anexando-se ou hospedando-se em arquivos ou programas existentes na máquina. Para que um código seja considerado um vírus, ele deve ter a capacidade de autorreplicação, ou seja, fazer uma cópia de si mesmo e distribuir essa cópia para outros arquivos e programas do sistema infectado. O vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, a fim de se tornar ativo e dar continuidade à infecção. Ele não é autossuficiente, pois necessita da execução de um hospedeiro, para se propagar pelas redes enviando cópias de si mesmo.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Questão certa. Depois que ele é executado ele se propaga automaticamente. (Questão mais de interpretação de texto do que de informática).

  • Provavelmente o examinador adotou o entendimento de VÍRUS de forma Genérica.

    Questão recente que envolve o mesmo assunto:

    -

    Acerca de proteção e segurança da informação, julgue o seguinte item.

    No acesso a uma página web que contenha o código de um vírus de script, pode ocorrer a execução automática desse vírus, conforme as configurações do navegador. CERTA

  • Cespe testando a nossa coragem..

  • O gabarito da questão é bem esdrúxulo, vejam vocês em:

    CEBRASPE (CESPE) - Tec (BACEN)/BACEN/Área 2 - Segurança Institucional/2013

    " Em relação à forma de infecção de computadores, vírus e worms são recebidos automaticamente pela rede, ao passo que trojans e backdoors são inseridos por um invasor."

    Gabarito: ERRADO

    Motivo:

    Vírus: Cópia de si mesmo em arquivos

    Worm: Cópias de si mesmo na rede de forma automática.

    - - -

    Agora vem essa questão salafrária e afirma que:

    "Vírus é um programa de computador malicioso capaz de se propagar automaticamente por meio de redes"

    Gabarito certo? Sai dai Cespe!

  • Cespe tem de ler "Cartilha de segurança"... ela mesma confundi vírus com worm... slc

  • Questão explicitamente passiva de recurso.

  • Fui seco, de peito aberto

    ERREI

    analise as questões com o pé no chão

  • Pessoal tá fazendo tempestade em copo d`água. A questão deixa claro que o vírus precisa ser executado, só que depois que ele é executado ele se propaga automaticamente (o usuário não necessita ficar copiando e colando o vírus de pasta em pasta, o próprio vírus ira se propagar).

    A diferença do Vírus para o Worm é que o segundo não precisa ser executado.

  • fui seco de mais nessa

  • ah mano

  • se propagar automaticamente por meio de rede?? isso é definição de worm. Vírus apenas entre arquivos e programas, mas não por rede.

  • Se eu não soubesse de nada e chegasse na prova, marcaria C sem pensar. tipo de questão que prejudica quem sabe.

  • Comentário do Professor Diego Carvalho, coordenador da área de informática do Estratégia e faz o melhor PDF.

    "Vírus é um programa de computador malicioso? Sim! Capaz de se propagar automaticamente por meio de redes? Não, vírus se propagam inserindo cópias de si mesmo em arquivos e, não, através de redes. Necessita ser explicitamente executado para se propagar? Sim! Logo, questão errada... Maaaas... pasmem: o examinador deu gabarito como correto! Ignorem o examinador e confiem no que estudamos – essa questão está muito errada, apesar do gabarito oficial."

    inclusive um ano depois a banca deu como errado o gabarito da seguinte questão(Q479048) :

    "Em relação à forma de infecção de computadores, vírus e worms são recebidos automaticamente pela rede, ao passo que trojans e backdoors são inseridos por um invasor."

    Então não venham um bando de Zé Ninguém defender essa escrotisse da banca, tão reconhecível que o entendimento dela não é esse apenas um ano depois.

  • GABARITO CERTO

    MALWARE É QUEM SE PROPAGA SEM TER QUE SER EXECUTADO

  • Questão muito bem elaborada. Em regra os vírus não se propagam automaticamente porém são capazes sim, após a inserção de um vírus no sistema ( que inicialmente for causada pela ação do usuário) este pode operar diversos mecanismos danosos, que não dependam mais dos comandos do usuário, porém para serem introduzidos no hardware ou software, não há outro meio inicial se não por uma explicita execução do usuário.

    Gabarito: CERTO.

  • acho que o examinador interpretou assim: vírus como sua forma genérica ou principal. sabemos que o vírus não faz nada só, porém para ele se autoreplicar por consequência em uma rede necessariamente precisa ser executado.
  • Questão certíssima, engana-bobos. O vírus não se propaga automaticamente, quem faz isso é o worm, mas a partir do momento que é executado, ele pode sim, se propagar automaticamente, além disso, existem os vírus de script, que podem ser executados automaticamente.

  • Quem errou, acertou.

  • "..., mas necessita ser explicitamente executado para se propagar."

  • péssimo enunciado,da a entender que ele se propaga sem precisar inserir cópias de si.

  • Certo.

    A conjunção adversativa "mas" torna a questão correta.

  • Engraçado é ver a galera do "copia e cola" comentando kkkkkkkkk