SóProvas


ID
882640
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Analise as afirmativas que se seguem e assinale a opção que melhor representa o conjunto, considerando C para alternativa correta e E para afirmativa errada.

( ) O valor econômico de um recurso ambiental é derivado de todos os seus atributos, sendo que esses atributos podem estar ou não associados a um uso. Ou seja, o consumo de um recurso ambiental se realiza por meio do uso e, também, do não-uso.

( ) Uma das parcelas potencialmente presentes na composição do valor econômico total de um recurso ambiental é o denominado Valor de Opção (VO), que corresponde à atribuição de um valor ao recurso ambiental por um indivíduo, tendo em vista a opção futura desse indivíduo em usufruir desse recurso ambiental.

( ) O conceito de Valor de Opção (VO) também considera uma parcela de valor dissociada do uso, mesmo futuro, desse recurso ambiental, parcela essa que se deriva de uma posição moral, cultural, ética ou altruística do indivíduo, em relação aos direitos de existência de espécies não-humanas ou de preservação de outras riquezas naturais.

Alternativas
Comentários
  • "A" é resposta correta

    o terceiro item é a definição de valor de existência ou não uso.

  • Gabarito: letra A.

    VERA = (VUD + VUI + VO) + VE

    São 3 espécies no gênero VALOR DE USO.

    Valor de Uso Direto(VUD): bens e serviços ambientais apropriados diretamente da exploração do recurso e consumidos hoje.

    Valor de Uso Indireto(VUI): bens e serviços ambientais que são gerados de funções ecossistêmicas e apropriados e consumidos indiretamente hoje.

    Valor de Opção(VO): bens e serviços ambientais de usos diretos e indiretos a serem apropriados e consumidos no futuro.

    1 espécie no gênero VALOR DE NÃO-USO.

    Valor de Existência(VE): valor não associado ao uso atual ou futuro e que reflete questões morais, culturais, éticas ou altruísticas.

    Fonte: http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/manual-para-valoracao-economica-de-recursos-ambientais.pdf