SóProvas


ID
882685
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de história dos meios de comunicação no mundo e no
Brasil, julgue os itens que se seguem.

Criada em 1936, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, líder de audiência no final da década, tornou-se estatal quando o governo de Getúlio Vargas decidiu que ela deveria se tornar um instrumento de afirmação do regime e encampou o grupo ao qual a empresa pertencia.

Alternativas
Comentários
  • Quando o presidente Getúlio Vargas encampou como patrimônio do Estado a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em 19 de abril de 1940, percebendo o enorme potencial do rádio como meio a ser utilizado no interesse nacional e educativo, e decidido a fazer desse instrumento o mais importante pólo aglutinador em um país de dimensões continentais, de variados sotaques e costumes e ricas manifestações artísticas, o Brasil não sabia que presenciava um dos mais importantes momentos de sua história cultural. A Rádio Nacional, nos moldes idealizado por Getúlio e colocado em prática por seus diretores, foi uma verdadeira revolução na consolidação da nossa identidade nacional.

    Atingindo todos os rincões do país, e ainda EUA, Europa e Ásia, a partir da instalação, em dezembro de 1942, das ondas curtas e cinco antenas RCA Victor, a Rádio Nacional espraiou-se como unificadora e divulgadora da diversidade da nossa cultura e da própria língua que falamos, sem deixar perder o variado e colorido sotaque de nossas regiões.

  • Inaugurada em 12 de setembro de 1936, no Rio de Janeiro, a Rádio Nacional manteve a liderança de radiodifusão no Brasil por mais de 20 anos. A encampação da Nacional pelo Governo Getúlio Vargas, em 1940, inaugura uma nova fase no rádio brasileiro.