SóProvas


ID
882700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros,
julgue os itens subsequentes.

Uma das ênfases do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros em vigor, em relação ao anterior, é o foco corporativo, por favorecer os julgamentos coletivos sobre como o jornalista deve ou não agir, isentando a consciência individual do jornalista dos dilemas deontológicos.

Alternativas
Comentários
  • Errada.

    "Uma diferença significativa ocorreu no artigo 15, que se refere às transgressões ao código em vigor. O código anterior dizia que antes essas transgressões seriam apuradas e apreciadas pela comissão de ética. Porém, agora foi incluída a palavra 'julgadas' no artigo, e então as transgressões serão apuradas e apreciadas pelos sindicatos, para só depois serem julgadas pela Comissão de Ética".

    Sobre "isentando a consciência individual do jornalista dos dilemas deontológicos", está completamente errado. A deontologia é um ramo da ética. "A deontologia também se refere ao conjunto de princípios e regras de conduta — os deveres — inerentes a uma determinada profissão. Assim, cada profissional está sujeito a uma deontologia própria a regular o exercício de sua profissão, conforme o Código de Ética de sua categoria"

    Fontes:

    http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2008/resumos/R10-0372-1.pdf
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Deontologia
  • Pelo contrário, o Código de Ética dos jornalistas vigente destaca em vários momentos o valor da consciência individual, como o artigo 13, em que se destaca "a cláusula de consciência é um direito do jornalista, podendo o profissional se recusar a executar quaisquer tarefas em desacordo com os princípios deste Código de Ética ou que agridam as suas convicções".

    Apesar de conter alguns itens corporativos, não há isenção total da importância da consciencia individual. 
  • "Art. 13. A cláusula de consciência é um direito do jornalista, podendo o profissional se recusar a executar quaisquer tarefas em desacordo com os princípios deste Código de Ética ou que agridam as suas convicções."

  • Jamais isentar-se-á a consciência individual do jornalista dos dilemas deontológicos.