SóProvas


ID
882841
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O produtor gráfico é o principal elo entre a empresa e os serviços de terceiros, os quais contratados para executar a pré-impressão, a impressão e a pós-impressão da comunicação institucional, publicitária e promocional dos clientes. Portanto, para exercer plenamente seu trabalho, o produtor gráfico deverá conhecer a natureza e a sequência das operações necessárias para transformar um projeto de comunicação visual em um impresso acabado.

Considerando o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, acerca dos sistemas de impressão.

A flexografia é um sistema de impressão relevográfica.

Alternativas
Comentários
  • FLEXOGRAFIA é um processo bastante voltado para a impressão de materiais contínuos, como etiquetas em bobinal. A impressão é feita por uma matriz de material sintético flexível, semelhante à borracha,na qual a imagem a ser impressa está gravada em alto- relevo. As características da matriz permitem impressão sobre vários tipos de materiais, além do papel (plásticos, laminados, etc).

  • Certo

    Um exemplo de impressora flexografica (em relevo):

  • "Posicionou-se na marca do penalti, bateu... e é gol!!!"
  • Flexografia é um processo de impressão gráfica em que a fôrma, um clichê de borracha ou fotopolímero, é relevográfica. O sistema pode ser considerado como um "bisneto" do carimbo. Usa-se tintas líquidas altamente secativas, a base de água, solvente ou curadas por luz UV ou feixe de elétrons. Uma de suas virtudes é a flexibilidade para imprimir os mais variados suportes, de durezas e superfícies diferentes...

    A flexografia pode imprimir praticamente qualquer tipo suporte, e atua em diversos segmentos, desde a impressão em banda larga (embalagens) até a banda estreita (etiquetas e rótulos). Apesar de ter sido estigmatizada durante muitos anos como um processo de impressão de pequena ou baixa qualidade, quando comparada à rotogravura, o avanço tecnológico da flexografia levou-a a um novo patamar de qualidade, tão boa quanto a impressão rotogravura ou offset, desde que sejam observados os inúmeros controles e monitoramento das variáveis durante o processo.

    1. Editorial (periódicos); 2. Promocional (embalagens e peças de apoio) - o maior crescimento da flexografia encontra-se no ramo das embalagens flexíveis (celofane, polietileno, polipropileno, nylon, poliéster, alumínio, papel etc.), etiquetas e rótulos auto-adesivos e as embalagens de papelão ondulado.

    Pode-se também imprimir materiais decorativos, a exemplo dos papéis para presente, móbiles, crepom, papel tissue, TNT (tecido não-tecido) dentre outros. Imprime-se também a cerâmica, tecidos, fórmica e bens duráveis.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Flexografia

  • Flexografia = o processo de impressão assemelha-se a um carimbo, no qual a parte em relevo recebe a tinta e a parte em baixo relevo não é impressa

    Impressão comum em embalagens