Para quem está na dúvida quanto ao caminho, cada um tem uma função diferente: enquanto o "Arquivos - Versões" compara versões do documento no mesmo arquivo, o "Editar - Comparar arquivos" faz comparações de mais de um arquivo (geralmente compartilhado por mais de um autor). Na prática, no primeiro caso você registra as versões de determinado arquivo (há a opção de salvar nova versão, inclusive de gerar uma versão nova sempre que fechar o aplicativo) a hora que quiser e quando quiser, podendo, inclusive, compará-las. No segundo, você compara um arquivo editado por você e outro arquivo editado por um colaborador, para saber quais trechos foram incluídos e excluídos. A diferença fica clara quando você utiliza o Calc e seleciona as opções: no primeiro caso, você compara as versões dentro do aplicativo; no segundo, ele abre uma opção para que você compare o arquivo aberto com outro.
Reforço o que foi dito pelos colegas: instalar o BrOffice facilita muito na hora de fixar o conteúdo; quando você visualiza, fica muito mais fácil.
ARQUIVOS - VERSÕES
Salva e organiza várias versões do documento
atual no mesmo arquivo. Você também pode abrir, excluir e comparar
versões anteriores.
EDITAR - COMPARAR ARQUIVOS
Imagine que você tem alguns co-autores ou revisores que irão colaborar na escrita de seu documento original. Um dia você envia cópias do documento para todos os revisores. Você pede a eles que editem a cópia e a enviem de volta.
Normalmente, os revisores ativam o controle de alterações através de Editar - Alterações - Registro e você pode ver facilmente as alterações.
Se um dos autores fizer alterações no documento sem gravá-las, você poderá comparar o documento alterado com o original.
1. Abra o documento do revisor e, em seguida, escolha Editar –-Comparar documento.
Você deve sempre começar abrindo o documento mais recente e compará-lo com o documento mais antigo.
2. Uma caixa de diálogo de seleção de arquivo é exibida. Selecione o documento original antigo e confirme a seleção.
O BrOffice.org combina os dois documentos no documento do revisor. Todas as passagens de texto que ocorrem no documento do revisor, mas não no original, são identificadas como tendo sido inseridas, e todas as passagens de texto excluídas pelo revisor são identificadas como exclusões.
3. Você agora pode aceitar ou rejeitar inserções e exclusões. No final você poderá salvar o documento do revisor como um novo original com um novo nome.
Fonte: Ajuda do BrOffice.org