-
CERTO.
Os worms possuem a capacidade de autoexecução. Os spywares não. Eles precisam que alguém os execute para que possam agir. Esse alguém, a propósito, pode até não ser o usuário em si, mas uma terceira pessoa que, tendo acesso a certos privilégios na máquina, configurou o ambiente do usuário em questão pra automatica e secretamente executar o spyware.
-
Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.
Alguns tipos específicos de programas spyware são:
Keylogger: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.
Screenlogger: similar ao keylogger, capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado. É bastante utilizado por atacantes para capturar as teclas digitadas pelos usuários em teclados virtuais, disponíveis principalmente em sites de Internet Banking.
Adware: projetado especificamente para apresentar propagandas. Pode ser usado para fins legítimos, quando incorporado a programas e serviços, como forma de patrocínio ou retorno financeiro para quem desenvolve programas livres ou presta serviços gratuitos. Também pode ser usado para fins maliciosos, quando as propagandas apresentadas são direcionadas, de acordo com a navegação do usuário e sem que este saiba que tal monitoramento está sendo feito.
Fonte: http://cartilha.cert.br/malware/
-
Ainda conforme a Cartilha de segurança do CERT,tópico 4.9. Resumo Comparativo,
"Spyware
Como ocorre a instalação:
-Execução explícita do código malicioso"
Fonte: http://cartilha.cert.br/malware/
-
ESSA QUESTÃO PODE GERAR DÚVIDAS, PORÉM FACILMENTE SANÁVEL:
Spywares são programas espiões, isto é, sua função é coletar informações sobre uma ou mais atividades realizadas em um computador e não na rede. Existem muitos spywares de má índole, criados para coletar informações pessoais e, com elas, praticar atividades ilegais. Entretanto, nem todos são assim. Por exemplo: existem empresas de anúncio que se utilizam de spywares para, de forma legal, coletar informações de seus assinantes, com vistas a selecionar o tipo de anúncio que irão lhes apresentar.
O fato é que não existe um modo de saber qual spyware é bom e qual é mau. O critério para se proteger é sempre desconfiar. Um spyware não-prejudicial só será instalado mediante a autorização do usuário. Um spyware maligno, porém, irá se instalar sem que o usuário perceba. Porém em ambas as formas eles são executados expressamente pelo usuário.
-
GABARITO: CERTO.
-
Para que sejam instalados em um computador, é necessário que o Worm, Bot, Trojan e Spyware sejam explicitamente executado pelo usuário.
https://cartilha.cert.br/malware/
-
E se o pc for hackeado através de um backdoor e o invasor instalar o spy sem o usuário saber?
-
E se eu executar um TROJAN que esteja portanto um Spyware e outros 1000 codigos maliciosos? kkkk...piada!
-
ACEITA QUE DÓI MENOS. INFORMÁTICA EM CONCURSO É PIADA!!
-
spyware precisa ser executado pelo usuário
worm se propaga sozinho