SóProvas


ID
88399
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

O fenômeno da globalização e as inovações tecnológicas nas telecomunicações possibilitaram o desenvolvimento do pregão eletrônico que tem como características:

I - utilização de recursos de criptografia e autenticações;

II - necessidade de credenciamento prévio do fornecedor;

III - confrontação direta entre fornecedores em sessão pública por meios eletrônicos, como a Internet.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) característica(s)

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Note que para participar do pregão não há necessidade de credenciamento prévio dos fornecedores.

    O item I não está exatamente correto, porque não se pode afirmar que em todas as licitações que utilizam o pregão eletrônico são utilizados recursos de criptografia e autenticações.
  • II- incorreto?? 

    decreto 5450

    Art. 3o  Deverão ser previamente credenciados perante o provedor do sistema eletrônico a autoridade competente do órgão promotor da licitação, o pregoeiro, os membros da equipe de apoio e os licitantes (=fornecedores??) que participam do pregão na forma eletrônica


  • Em aula do prof. Vinicius Ribeiro - Ponto dos concursos, o pregão é dividido em fase interna e externa. Dentre as etapas da fase externa encontra-se, sim, como afirma o colega abaixo, a necessidade de credenciamento
  • De acordo com o DECRETO Nº 5.450, DE 31 DE MAIO DE 2005  tem-se as seguintes considerações em relação aos ítens apresentados:
    I - Art. 2º -  ......
        § 3
    o  O sistema referido no caput será dotado de recursos de criptografia e de autenticação que garantam condições de segurança em todas as etapas do certame.

    II - Art. 3o  Deverão ser previamente credenciados perante o provedor do sistema eletrônico a autoridade competente do órgão promotor da licitação, o pregoeiro, os membros da equipe de apoio e os licitantes que participam do pregão na forma eletrônica.

    III - Art. 7o  Os participantes de licitação na modalidade de pregão, na forma eletrônica, têm direito público subjetivo à fiel observância do procedimento estabelecido neste Decreto, podendo qualquer interessado acompanhar o seu desenvolvimento em tempo real, por meio da internet.:
         Art. 22º....
         § 9o  A negociação será realizada por meio do sistema, podendo ser acompanhada pelos demais licitantes.

    Diante do exposto, TODAS as afirmativas são verdadeiras, portanto, não existe resposta a ser assinalada.
    Questão deve ser anulada.
  • Galera, sou pregoeiro e Analista de Sistemas e pensem comigo:

    1 - Como o cara vai conseguir dar lances num pregão sem estar credenciado para isso?

    2 - Confrontação direta, pois são eles mesmos, os fornecedores que dão os lances, e não outras pessoas fazendo este trabalho para eles.

    Concordo com o colega que disse que a três estão certas. Questão deveria ter sido anulada, mas no Brasil ninguém pede seus direitos né?