SóProvas


ID
884260
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

Sobre a Geodésia e a Topografia, são corretas as afirmativas, exceto:

Alternativas
Comentários
  • A questão, em sua assertiva "A", inverteu totalmente as definições de Geodésia e Topografia, tornando a opção errada e portando, o gabarito da pergunta.
  • A Topografia e Geodésia andam de mãos juntas, sendo que muitos consideram a topografia como uma espécie de capítulo inicial da geodésia. As duas se diferem basicamente pela extensão de área de projeto, sendo que a topografia está restrita a áreas que não excedam lados de 10 Km. A partir disso, temos que considerar a curvatura da Terra para realizar qualquer medição, já que a topografia utiliza como base matemática a geometria analítica clássica, e com isso, a Terra é um plano. Já a geodésia utiliza o cálculo diferencial e integral para a resolução dos problemas da forma matemática da Terra.

  • Realmente estão invertidas as definições da opção "A"

  • Diferença entre Geodésia e Topografia:

     

    a Topografia é muitas vezes confundida com a Geodésia pois se utilizam dos mesmos equipamentos e praticamente dos mesmos métodos para o mapeamento da superfície terrestre. Porém, enquanto a Topografia tem por finalidade mapear uma pequena porção daquela superfície (área de raio até 30km), a Geodésia, tem por finalidade, mapear grandes porções desta mesma superfície, levando em consideração as deformações devido à sua esfericidade. Portanto, pode-se afirmar que a:

     

    Topografia, menos complexa e restrita, é apenas um capítulo da Geodésia, ciência muito mais abrangente.

     

    FONTE: http://www.geociencias.ufpb.br/leppan/disciplinas/lic/aula1.pdf

     

     

     

                                                                 Vá e vença, que por vencido não os conheça.

     

     

  • Diego Maia

    Há autores que falam sobre lados de 80km de extensão. A norma restringe a áreas com no máximo 30km de raio (o que daria 60km de extensão)