ALT. B
O processo de internacionalização e universalização dos direitos humanos constitui-se referência fundamental para a garantia e efetivação desses direitos.
Nesse sentido, compreender o surgimento do Direito Internacional dos Direitos Humanos representa conhecer a origem dos tratados internacionais e dos vários órgãos internacionais criados especi? camente para de proteção e efetivação de tais direitos.
Entretanto, não bastou a evolução da sociedade humana, no sentido de codi? car as declarações de direitos universalmente aceitas, para impedir que as lesões aos direitos humanos continuassem a ocorrer. A concepção de igualdade entre os homens nasce atrelada à necessidade de uma lei escrita, regra geral e uniforme, igualmente aplicada a todos que vivem em sociedade.
O estabelecimento desta nova perspectiva, aliado aos gravíssimos problemas sociais do século XVIII, desencadearam novo passo no processo de evolução cronológica dos direitos humanos, e a sua efetiva constitucionalização, pois se o grande violador dos direitos humanos é o próprio Estado, apenas a partir da contenção de seu poder é que os direitos humanos passaram efetivamente a ser tutelados, com a criação de um sistema de proteção dos direitos humanos que se colocasse acima do Estado.
FONTE:
BONS ESTUDOS
A LUTA CONTINUA