SóProvas


ID
884968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os itens consecutivos, relativos à engenharia de software.

De acordo com a análise de pontos de função, um relatório que apresenta informações ao usuário por meio de uma simples recuperação de dados é considerado uma consulta externa.

Alternativas
Comentários
  • Como a questão mostra uma saída podemos pensar em duas opções: consulta externa ou saída externa. As duas produzem um resultado externo, mas a saída externa precisa de algum processamento, já a consulta externo não tem um processamento. A saída externa pode ser vista como um processo: entrada, processamento, saída.

    Resposta: Certo

    Segue um resumo

    Uma aplicação, vista sob a ótica do usuário, é um conjunto de funções ou atividades do negócio que o beneficiam na realização de suas tarefas. Estas funções são divididas nos seguintes grupos ou tipos: ARQUIVO LÓGICO INTERNO: Representam os requerimentos de armazenamento de grupos de dados logicamente relacionados, cuja manutenção é efetuada pela própria aplicação; ARQUIVO DE INTERFACE EXTERNA: Representam as necessidades de grupos de dados logicamente relacionadas, utilizados pela aplicação, mas que sofrem manutenção a partir de outra aplicação; ENTRADAS EXTERNAS: Representam as atividades vindas diretamente do usuário, através de um processo lógico único, com o objetivo de inserir, modificar ou remover dados dos arquivos lógicos internos; SAÍDAS EXTERNAS: Representam as atividades da aplicação (processos) que têm como resultado a extração de dados da aplicação; CONSULTAS EXTERNAS: Representam as atividades que, através de uma requisição de dados (entrada), gera uma aquisição e exibição imediata da dados (saída).

    As funções contribuem para o cálculo de Pontos de Função com base na quantidade (número de funções) e na complexidade funcional relativa atribuída a cada uma delas.

  • até concordo com você, mas por acaso sabe qual foi a fonte da Cespe ?

    Porque o Pressman (7ª edição, pág 544) diz que um reatório é um exemplo de saída externa:
    "Cada saída externa é formada por dados derivados da aplicação e fornece informações para o usuário.
    Nesse contexto, as saídas externas se referem a relatórios, telas, mensagens de erro etc."
    "Uma consulta externa é definida como uma entrada on-line que resulta na geração de alguma resposta
    imediata do software na forma de uma saída on-line."
  • A questão deixa brecha pra dupla interpretação.

    Conforme página 544 do Pressman 7ª edição (E-Book):

    Saídas externas: Cada saída externa é formada por dados derivados da aplicação e fornece informações para o usuário. Nesse contexto, as saídas externas se referem a relatórios, telas, mensagens de erro etc.

    Consultas  externas: Uma consulta externa é definida como uma entrada on-line que resulta na geração de alguma resposta imediata do software na forma de uma saída on-line

    Eu errei pois associei saída externa a relatório, e foi o que a questão trouxe, porém ela fala de simples recuperação, que se encaixa na consulta externa.
  • Como os Pontos de Função São Contados

    A contagem de Pontos de Função é efetuada com base na especificação do sistema, complementada por informações dos usuários e analistas.

    I. Componentes Considerados

    São contados os seguintes componentes, conforme definidos na Análise de Pontos de Função:

    Arquivos Lógicos Internos – Correspondem aos arquivos mantidos e utilizados pelo sistema sendo contado.

    Arquivos de Interface Externa – Correspondem aos arquivos utilizados pelo sistema sendo contado, porém mantidos por outros sistemas.

    Entradas Externas – Correspondem a transações cujo objetivo é a manutenção de arquivos ou a alteração do comportamento do sistema.

    Consultas Externas – Correspondem a transações cujo objetivo é a apresentação de informações aos usuários, provenientes dos arquivos, sem a geração de dados derivados, atualização de arquivos ou a utilização de cálculos/fórmulas.

    Saídas Externas – Correspondem a transações cujo objetivo é a apresentação de informações aos usuários, não necessariamente proveniente de arquivos, podendo ocorrer a geração de dados derivados, atualização de arquivos e a utilização de cálculos/fórmulas.

    (...)

    Fonte: 
    http://www.bfpug.com.br/Como%20Contar%20PF.htm

    O pulo do gato da questão aí é que ela menciona explicitamente que não há processamento (cálculos, dados derivados, etc.) na geração do relatório.
  • As consultas externas não exigem processamento, por outro lado as saídas externas exigem. A questão diz que foi realizada uma simples recuperação, ou seja, os dados foram recuperados e mostrados ao usuário, somente. Não foi realizado qualquer tipo de processamento com estes dados - atualização, remoção ou qualquer derivação. Portanto, consulta externa.
  • Entrada --> processamento --> saida (externa)