SóProvas


ID
885232
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere ao sistema de contas nacionais, à análise de determinação da renda e aos regimes cambiais, julgue os itens que se seguem.

Um dos princípios da contabilidade nacional é o equilíbrio externo do sistema, segundo o qual cada lançamento devedor em uma conta deve corresponder igualmente ao lançamento credor em outra.

Alternativas
Comentários
  • Está certo porque a contabilidade nacional segue o princípio das partidas dobradas.

    Então, de fato, cada lançamento devedor deve corresponder igualmente ao lançamento credor em outra.

    Acerca dos equilíbrios interno e externo, olhe só a definição de Simonsen e Cysne em Macroeconomia, de onde provavelmente o examinador extraiu a questão:

    “A contabilidade nacional procura retratar o desempenho real de uma economia em determinado período de tempo, por um sistema de contas que obedeça a dois princípios: a) o do equilíbrio interno de cada conta, onde o total dos débitos deve igualar o total dos créditos; b) o do equilíbrio externo do sistema, segundo o qual a cada lançamento devedor numa conta deve corresponder igual lançamento credor em outra. Esses princípios seguem as regras gerais da contabilidade geral, baseadas no sistema de partidas dobradas inventado em 1494 por Luca Pacciolo.”        

           

    Resposta: C

  • e os Lançamentos de 2º, 3º, 4º Formula somem na economia?

    Se a questão falasse "lançamento devedor" somente, entenderia que seria o saldo de todas os débitos em todas as contas, mas ela explicitamente fala "lançamento devedor em uma conta".

    Horas, pelo método das partidas dobradas, para cada lançamento em devedor em uma conta, deve haver PELO MENOS UM lançamento credor em outra, e vice-versa.

  • Concordo, Acreano AFT. A questão diz explicitamente que deve 'corresponder igualmente ao lançamento em outra', tornando a questão incorreta.

  • Método das partidas dobradas

  • Gab. C

    O sistema de contas nacionais

    A contabilidade nacional procura retratar o desempenho real de uma economia em determinado período de tempo, por um sistema de contas que obedeça a dois princípios:

    • a) o do equilíbrio interno de cada conta, em que o total dos débitos deve igualar o total dos créditos;
    • b) o do equilíbrio externo do sistema, segundo o qual a cada lançamento devedor numa conta deve corresponder igual lançamento credor em outra.

    Esses princípios seguem as regras gerais da contabilidade geral, baseadas no sistema de partidas dobradas inventado em 1494 por Luca Pacciolo.

    Fonte: Macroeconomia. Mario Henrique Simonsen, Rubens Penha Cysne. – 4. ed. – São Paulo; p. 150