SóProvas


ID
885364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Cartográfica
Assuntos

Um dos principais objetivos da cartografia é representar a Terra por meio de mapas e, para isso, a escala e os sistemas de coordenadas são elementos essenciais. A respeito desses elementos, julgue o  item  a seguir. 

A origem das coordenadas do sistema UTM (universal transversa de mercator) é o cruzamento da linha do equador com o meridiano central de cada fuso. Logo, as mesmas coordenadas se repetem em todos os fusos, o que torna fundamental o conhecimento acerca da numeração do fuso e da coordenada do meridiano central, já que esses são os parâmetros que servem para distinguir os fusos. No Brasil, a numeração dos fusos varia de 18 a 25.

Alternativas
Comentários
  • Não sei muito bem o que está errado, mas penso que não seja necessário conhecimento da coordenada do meridiano central, visto que os meridianos são numerados, e basta saber seus números, e não suas coordenadas

  • Logo, as mesmas coordenadas se repetem em todos os fusos, o que torna fundamental o conhecimento acerca da numeração do fuso e da coordenada do meridiano central, já que esses são os parâmetros que servem para distinguir os fusos.

    É necessário saber o número do fuso ou o meridiano central ( e não e)

  • Não entendi bem a intenção do examinador nesta questão, mas acredito que o erro esteja em afirmar que o sistema UTM tenha mais de uma origem. Origem é uma só, Equador x Greenwich, gerando um sistema métrico de referência para cada fuso, porém com coordenadas diferente para cada um.

  • "Assim, para localizar um ponto definido pelo sistema UTM, é necessário conhecer, além dos valores das coordenadas, o fuso ao qual as coordenadas pertençam, já que são idênticas em todos os fusos." Estratégia Concursos.

    "O sistema é constituído por 60 fusos de 6 graus de longitude, numerados a partir do antemeridiano de Greenwich" Estratégia Concursos

  • Sistema referencial de localização terrestre baseado em coordenadas métricas definidas para cada uma das 60 zonas UTM, múltiplas de 6 graus de longitude, na Projeção Universal Transversal de Mercator e cujos eixos cartesianos de origem são o Equador, para coordenadas N (norte) e o meridiano central de cada zona, para coordenadas E (leste), devendo ainda ser indicada a zona UTM da projeção.


    Observar que enquanto o sistema de coordenadas geográficas, angulares, em graus, minutos e segundos é de uso geral para referenciar qualquer ponto da Terra, o sistema UTM, alem de limitado pelos paralelos 80o S e 84o N, deve contar com a indicação da Zona UTM pois as mesmas coordenadas métricas N e E repetem-se em todas as 60 zonas.



    Exemplo de coordenadas UTM: Zona 23, N 8.569.300, E 645.750 o que significa que o ponto referenciado acha-se entre 36 e 48o W (zona 23), 145.750 m a leste do meridiano central (no caso 39o W) e 1.430.700 m a sul do Equador.



    http://sigep.cprm.gov.br/glossario/verbete/coordenadas_utm.htm


    Logo, o fundamental e o conhecimento da ZONA ou FUSO e da coordenada DO PONTO, ñ do meridiano


    alguém discorda? hahaha, foi como interpretei