SóProvas


ID
885703
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Todo homem é um ser ético, quer fique calado, quer se manifeste. Conforme destaca Barroco (2010), a vida cotidiana é um espaço fértil de veiculação moral. Por um lado, isso é favorecido pelo fato de a vida cotidiana ser um espaço de reprodução do indivíduo singular; por outro, devido à dinâmica peculiar que a caracteriza. É nesse espaço que o indivíduo se socializa, aprende a responder às necessidades práticas imediatas,

Alternativas
Comentários
  • A vida cotidiana é insuprimível; nela, o indivíduo se socializa, aprende a responder as necessidades práticas imediatas, assimila hábitos, costumes e normas de comportamento. O indivíduo responde as necessidades de sua reprodução sem apreender as mediações nelas presentes; por isso, é característico do modo de ser do cotidiano o vínculo imediato entre pensamento e ação, a repetição automática de modos de comportamento. 

    BARROCO, Maria Lúcia Silva. Ética e Serviço Social: fundamentos ontológicos. 5.ed. São
    Paulo:Cortez, 2007. 
  • Conforme Barroco (M.L., BARROCO. Fundamentos éticos do Serviço Social. ABEPSS/CFESS, Brasília, 2009), todo indivíduo age eticamente. Isto quer dizer que todos agem com base em valores e princípios na sociedade, no entanto, nem todos refletem e pensam sobre aquilo que estão reproduzindo visto que a ética e a moral sociais e históricas, sendo assim, mutáveis. Portanto, o que hoje é considerado imoral e antiético, tempos atrás poderia não ser. Assim, na vida cotidiana o indivíduo em suas relações sociais reproduz hábitos, tradições, costumes, normas de comportamento e princípios que assimila na sociedade, os quais norteiam o comportamento individual, podendo questioná-los ou não. A vida cotidiana não favorece a crítica e reflexão da moral instituída, constituindo a esfera de reprodução em que está presente o pragmatismo e o imediatismo, sendo que a moral na sociedade burguesa é funcional à reprodução das relações sociais, legitimando a classe dominante e a ordem vigente. Nesse sentido, a moral sendo histórica irá ser funcional na sociedade classista aqueles que dominam e que, provavelmente, não serão benéficos para toda a sociedade.
    a) esta alternativa está incorreta visto que não preenche corretamente a frase anterior e também os profissionais não devem se comprometer com uma realidade distinta da apontada pelos postulados profissionais;
    b) esta alternativa está incorreta pois a vida cotidiana pode aproximá-lo de condutas e modelos críticos e transformadores, e não somente aos alienantes;
    c) está incorreta pois a vida cotidiana também permite a crítica à realidade e aos padrões instituídos. Ademais, a profissão possui instrumentos que a normatizam e orientam a conduta profissional, como o Código de Ética.
    d) está correta e em concordância com o expresso pela autora visto que é na vida cotidiana que o indivíduo se aproxima dos hábitos, costumes e normas que normatizam e balizam o comportamento entre as pessoas e na sociedade.
    e) está incorreta visto que os padrões de conduta apreendidos na vida cotidiana serão normatizadores na esfera privada e na pública, nas relações em sociedade e interpessoais.


    RESPOSTA: D
  • GABARITO: LETRA D - (asimila hábitos,costumes e normas de comportamento)