Tudo que precipita é o que escoa + evapora
P = Q + EV
1400 = 300 + EV
EV = 1100
EV = E.real = 0,85 E.pot
1100 = 0,85 E.pot
E.pot = 1294,12
---------------------------------------------------------------------------
Aqui é importante guardar o conceito de que EV é a evaporação real (ele é geralmente menor do que a potencial)
"Evapotranspiração potencial (ETP): quantidade de água transferida para a atmosfera por evaporação e transpiração, na unidade de tempo, de uma superfície extensa completamente coberta de vegetação de porte baixo e bem suprida de água."
"A evapotranspiração potencial é a máxima evapotranspiração que ocorreria se o solo dispusesse de suprimento de água suficiente e a plantação em questão tivesse no auge da quantidade de folhas."
Ou seja, CONDIÇÕES IDEAIS. É o "potencial" máximo que pode evapotranspirar
"Evapotranspiração real (ETR): quantidade de água transferida para a atmosfera por evaporação e transpiração, nas condições reais (existentes) de fatores atmosféricos e umidade do solo. A evapotranspiração real é igual ou menor que a evapotranspiração potencial (ETR < ETP)."
"Nos períodos de deficiência de chuva em que os solos tornam-se mais secos, a evapotranspiração real ou efetiva é sempre menor do que a potencial. Este distanciamento também se verifica quando as plantas estão germinando e na época da colheita. No período de maturação da lavoura se dá a maior proximidade entre os valores real e potencial."
Ou seja, CONDIÇÕES REAIS. Nem sempre toda a vegetação está com a sua capacidade máxima de evapotranspirar