Massa de ar: Grande porção de ar, de grande espessura, que apresenta uma certa homogeneidade horizontal. Apresenta propriedades físicas quase uniformes ao mesmo nível, principalmente no que concerne à temperatura e umidade. As massas de ar se formam sobre grandes áreas uniformes de terra ou de água, sobre as quais a circulação do vento se faz fracamente.
Frentes: são zonas de transição entre duas massas de ar com temperaturas e densidades diferentes. Elas estendem-se não só na horizontal mas também na vertical. Quando uma massa de ar se desloca, a sua parte dianteira passa a ser conhecida como frente.
Ciclones: Os ciclones são centros de baixa pressão atmosférica que provocam movimentação do ar e resultam em grandes tempestades associadas a ventos fortes com poder destrutivo. Ciclones são tempestades tropicais que se formam geralmente nos oceanos, em uma zona de baixa pressão atmosférica.
Furacão: É uma tempestade tropical (ou ciclone) que corresponde a um sistema de baixa pressão, ou seja, a pressão dessa região é menor do que a das áreas ao seu redor.
Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCMs) são aglomerados de nuvens profundas que, em geral, possuem tempo de vida entre 6 e 12 horas (Houze, 1993). Os SCMs podem produzir precipitação contínua sobre regiões que excedem a 100 km na escala horizontal.
Gabarito: Letra A.