Sistema de endereçamento localização de materiais:
O objetivo de um sistema de localização de materiais deverá ser o estabelecimento de meios necessários à perfeita identificação da localização dos materiais estocados sob a responsabilidade do almoxarifado. Deverá ser utilizada uma codificação representativa de cada local de estocagem, abrangendo até o menor espaço de uma unidade de estocagem. Cada conjunto de código, deve iniciar, precisamente, o posicionamento de cada material estocado, facilitando as operações de movimentação, inventário, etc.
Normalmente são utilizados dois critérios de localização de material:
· Sistema de Estocagem Fixa: Sistema onde são determinados um número de áreas de estocagem para cada tipo de material, definindo-se que somente os materiais desse tipo poderá ser estocado nessas áreas.
Técnica: Os requisitos de espaços físicos devem ser calculados para o pico de estoque de cada produto.
Desvantagem: Nesse sistema poderá ser criados espaços com alto grau de ociosidade e como os níveis máximos de estoque geralmente não ocorrem no mesmo período, o nível de utilização resultante pode ser baixo.
· Sistema de Estocagem Livre: Sistema onde não existem locais fixos de armazenagem, a não ser, para materiais de estocagens especiais.
Técnica: Quando os produtos chegam ao armazém são designados a qualquer espaço livre disponível possibilitando o melhor uso da área, para manter o registro de um item que pode estar em diversos locais diferentes, deve-se ter um código de recuperação eficaz devido ao padrão sempre variável do arranjo dos produtos, deve existir um sistema elaborado de preenchimento dos pedidos combinados com a codificação.
Desvantagem: Esse sistema poderá ocasionar maiores percursos para montagem dos pedidos, tendo em vista que um único item poderá ser localizados em diversos pontos.
“Segundo o livro Planejamento de instalações (Facilities planning) de James Tompkins e John White, é dito que o endereçamento ideal considera cinco princípios: Popularidade, similaridade, tamanho, características e utilização de espaços. A maioria dos armazéns estocam os itens de alta popularidade próximos à expedição, porém muitas vezes ignora a possível ergonomia da estocagem na chamada ‘zona de ouro’.” ou área ideal .
Sistemas de Estocagem
Na estocagem fixa os materiais ficam sempre em um mesmo local (por isso o nome), já na estocagem livre isto não ocorre, sendo que os materiais são colocados nos locais, nos espaços físicos, que estiverem disponíveis.
A principal vantagem de uma estocagem fixa é a facilidade de localização do material quando se precisa dele, o que obviamente não ocorre quando a estocagem é livre. No entanto, no caso de estocagem fixa pode haverum desperdício de espaços, que podem ficar inocupados por estar destinados a um determinado material.
Também discordo do gabarito letra B