A varicela é uma infecção viral primária, aguda, caracterizada por surgimento de exantema de aspecto maculopapular, de distribuição centrípeta, que, após algumas horas, adquire aspecto vesicular, evoluindo rapidamente para pústulas e, posteriormente, formando crostas em 3 a 4 dias
Pode ocorrer febre moderada e sintomas sistêmicos.
A principal característica clínica é o polimorfismo das lesões cutâneas, que se apresentam nas diversas formas evolutivas, acompanhadas de prurido.
Em crianças, geralmente, é doença benigna e autolimitada
O herpes zoster, geralmente, é decorrente da reativação do vírus da varicela em latência, ocorrendo em adultos e pacientes imunocomprometidos, como portadores de doenças crônicas, neoplasias, aids e outras.
Agente etiológico - Um vírus RNA, o Varicella-zoster, da família Herpetoviridae
Modo de transmissão - Pessoa a pessoa, pelo contato direto ou através de secreções respiratórias e, raramente, através de contato com lesões.
Transmitida indiretamente através de objetos contaminados com secreções de vesículas e membranas mucosas de pacientes infectados. Período de incubação - Entre 14 a 16 dias, podendo variar entre 10 a 20 dias após o contato.
Pode ser mais curto em pacientes imunodeprimidos e mais longo após imunização passiva. Período de transmissibilidade -
Varia de 1 a 2 dias antes da erupção até 5 dias após o surgimento do primeiro grupo de vesículas. Enquanto houver vesículas, a infecção é possível.
Tratamento - Varicela em crianças é uma doença benigna, não sendo necessário tratamento específico.
Tópico Compressas de permanganato de potássio (1:40.000) e água boricada a 2%, várias vezes ao dia;