SóProvas


ID
888109
Banca
IESES
Órgão
CRF-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação as melhores práticas de backups, analise as assertivas abaixo:

I. Um bom plano de backup minimiza o downtime (tempo de indisponibilidade do serviço ou sistema), minimiza a sobrecarga e diminui a ocorrência de perda de dados.

II. Uma mídia muito recomendada para backup é o “pendrive”.

III. Reduza, sempre que possível, o tamanho do seu backup retirando arquivos duplicados.

IV. Sempre que possível, de tempos em tempos verifique aleatoriamente as condições de recuperação de um arquivo qualquer do backup.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • http://www.profissionaisti.com.br/2012/04/seguranca-da-informacao-melhores-praticas-de-backup/

    I) O Backup é uma parte crítica e muito importante para os departamentos de TI das empresas. Este serviço é uma rotina constante que é executada no background, ou seja, quase ninguém fica sabendo que existe (ou que é executado).

    Um bom plano de backup minimiza o downtime (tempo de indisponibilidade do serviço ou sistema), minimiza a sobrecarga e diminui a ocorrência de perda de dados.

    III) Reduza, sempre que possível, o tamanho do seu backup retirando arquivos duplicados. Enquanto os usuários criam documentos e salvam na rede, o backup vai ficando cada vez maior. Além disto, devemos estar atentos à possibilidade de estar realizando backup de algo que já foi feito anteriormente e que não houve alterações, criando backups duplicados. Há soluções de backups que avisam e gerenciam isto, evitando a realização de backups duplicados.

    IV) Na verdade, a parte do backup mais importante não é o backup em si, mas sim a recuperação do que foi feito o backup. De nada adiantaria realizar o backup se não conseguíssemos recuperar aquilo que foi feito no backup. É na recuperação do backup que se justifica o investimento feito.

    Sempre que possível, de tempos em tempos verifique aleatoriamente as condições de recuperação de um arquivo qualquer do backup, além de realizar testes, te dará uma estimativa de quanto tempo demora para recuperar determinado arquivo, isto também assegurará ou minimizará o risco de alguma fita estar estragada e te deixar na mão na hora H. E ainda, se houver algum plano para agilizar esta recuperação, será bem-vindo.

    Reposta: letra b.

  • http://www.rmvservicos.com/informatica/pendrive/

    Pendrive

    Todos os computadores estão sujeitos a problemas que podem eliminar todos os arquvos do disco rígido. Seja um vírus, uma configuração malfeita ou até um problema de hardware, sempre pode acontecer algum acidente que vai deletar todos os arquivos importantes do computador.Já que não existe uma maneira absoluta de evitar esses tipos de problemas, a solução é sempre ter uma cópia dos seus arquivos em outra mídia. A mais recomendada é um pendrive, que você pode gravar hoje e refazê-lo amanhã sem precisar comprar outro dispositivo.O Windows 7 possui uma ferramenta genuína de backup. Com um pendrive conectado, clique no Menu Iniciar, seguido de Painel de Controle. Agora clique em Fazer backup do computador, como mostra a imagem abaixo:Clique, então, em Configurar Backup. Agora selecione o pendrive (ou CD, mas este tutorial é focado no pendrive) e clique em Avançar. Na tela seguinte, você terá a opção de escolher quais arquivos salvar ou deixar que o Windows decida isso. Se você não for um usuário avançado é melhor deixar que o Windows resolva.Antes de finalizar o backup, você escolherá quais usuários devem ter seus arquivos salvos. Recomendo que selecione Todos os usuários e clique em Salvar configurações e finalizar backup.Acompanhe agora o processo do backup e tenha uma ideia de quanto tempo vai levar:Após isso, nada mais precisa ser feito. Você pode ficar tranquilo, pois todos os seus arquivos estão salvos no pendrive!


    Eu encontrei o comentário da questão, afirmando que ela está certa, ou seja, o item II está correto de acordo com esse site de informática.

    Gostaria de ver a opinião de outra pessoa q entende o assunto...
    Obrigada!
  • Não sou especialista...

    Mas acredito que o erro esteje em:

    II. Uma mídia muito recomendada para backup é o “pendrive”. 
  • A polêmica do pendrive para backup... A Cespe disse em uma questão que o pendrive deve ser usado em backups, devido a praticidade e facilidade de uso. Porém, em outra questão, não recomendou devido a durabilidade da mídia ótica. O fato é que cada banca cria a afirmação que quer sobre pendrive, considera esta afirmação certa ou errada, independente da palavra dos especialistas como administradores de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados.
  • Se o pendrive não é muito recomendado, então para que serve os que têm grande grande capacidade de armazenamento????
  • Nobre Alexandre, sua dúvida é pertinente, mas temos o uso do Pen Drive apenas como armazenamento temporário de arquivos, o conceito de backup dá uma conotação mais ampla no armazenamento dos dados, como uma cópia de segurança para que você use em casos emergenciais (ou na recuperação de algum arquivo importante) quando a questão fala que o mesmo é uma mídia muito recomendada  (considerando-a errada) vejo que os fatores como : o dispositivo poder queimar repentinamente; e ser suscetível à contaminação por vírus com muita facilidade, corroboram para que a assertiva esteja errada., não sendo o mesmo muit indicado para um backup, no seu sentido estrito.
  • Perguntas:
    1. Por que um backup minimiza o downtime ou tempo de indisponibilidade do serviço ou sistema?
    2. Por que um backup minimiza a sobrecarga? Realizar uma cópia de segurança não significa diminuir os dados constantes do próprio computador... por que motivos minimizaria uma "sobrecarga"?
    Ps.: quando bati o olho na assertiva do pendrive, pensei: vai dá merda! ^^
    Ps.2: peripécias de um examinador: "Sempre que possívelde tempos em tempos verifique...". aiaiai!
    Agradeço, desde logo, eventual resposta!