SóProvas


ID
888763
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Iamamoto (2004), após realizar uma análise dos desafios colocados ao Serviço Social nos dias atuais, apontou 03 dimensões que devem ser do domínio do Assistente Social: a competência ético-política, a competência teórico-metodológica e a competência técnico-operativa. Com relação a estas competências, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A competência teórico-metodológica requer qualifcação do (a) profssional para conhecer a realidade social, política, econômica e cultural com a qual trabalha. Para isto, faz- se necessário um rigor teórico e metodológico que lhe possibilite compreender a dinâmica aparente e periférica da sociedade.

    O erro está na parte a qual grifei

  •  b) A competência teórico-metodológica requer qualificação do (a) profissional para conhecer a realidade social, política, econômica e cultural com a qual trabalha. Para isto, faz- se necessário um rigor teórico e metodológico que lhe possibilite compreender a dinâmica aparente e periférica da sociedade.

    Comentários: O que tá aparente é uma situação, é uma condição, e a forma como isso se estabelece fica oculta. E você fica sujeito! Então você tem condições de trabalho cada vez piores. E quando a gente fala em relações de poder, dentro das instituições públicas, também está falando de relações político-partidárias, e arbitrárias, e não democráticas...

    Logo, nos dizeres de Iamamoto (2000) “o dilema metodológico é o de detectar as dimensões de universalidade, particularidade e singularidade na análise dos fenômenos presentes no contexto da prática profissional”.

  •  

    Iamamoto (2004), após realizar uma análise dos desafios colocados para o Serviço Social nos dias atuais, apontou 03 dimensões que devem ser do domínio do Assistente Social:

     

    Competência ético-política 

    – o Assistente Social não é um profissional “neutro”. Sua prática se realiza no marco das relações de poder e de forças sociais da sociedade capitalista – relações essas que são contraditórias. Assim, é fundamental que o profissional tenha um posicionamento político frente às questões que aparecem na realidade social, para que possa ter clareza de qual é a direção social da sua prática. Isso implica em assumir valores ético-morais que sustentam a sua prática – valores esses que estão expressos no Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais (Resolução CFAS nº 273/93)5 , e que assumem claramente uma postura profissional de articular sua intervenção aos interesses dos setores majoritários da sociedade;

     

    Competência teórico-metodológica –

    o profissional deve com a qual trabser qualificado para conhecer a realidade social, política, econômica e cultural  com a qual trabalha. Para isso, faz-se necessário um intenso rigor teórico e metodológico, que lhe permita enxergar a dinâmica da sociedade para além dos fenômenos aparentes, buscando apreender sua essência, seu movimento e as possibilidades de construção de novas possibilidades profissionais;

     

    Competência técnico-operativa

     – o profissional deve conhecer, se apropriar e criar um conjunto de habilidades técnicas que permitam ao mesmo desenvolver as ações profissionais junto à população usuária e às instituições contratantes (Estado, empresas, Organizações Não-governamentais, fundações, autarquias etc.), garantindo assim uma inserção qualificada no mercado de trabalho, que responda às demandas colocadas tanto pelos empregadores, quanto pelos objetivos estabelecidos pelos profissionais e pela dinâmica da realidade social.

     

    Fonte: https://www.pontodosconcursos.com.br/artigo/13721/conceicao-costa/competencias-do-servico-social