SóProvas


ID
889333
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O desenho de um plano de benefícios sociais deve levar em conta alguns princípios, que são normalmente desconsiderados pelos profissionais de recursos humanos.

A esse respeito, considere as afirmações a seguir.

I – O princípio do retorno do investimento salienta que todo benefício deve ser concedido aos funcionários desde que traga algum retorno à organização.

II – O princípio da mútua responsabilidade salienta que o custeio dos benefícios deve ser compartilhado entre a organização e os beneficiados.

III – O princípio da motivação salienta que os benefícios sociais geram um melhor desempenho, pois funcionam como fatores higiênicos.

É correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro da 3 está em não podermos afirmar que os benefícios gerem melhores desempenho, na verdade evitam insatisfação. Isso segundo a teoria dos dois fatores de Herzberg.

  • Desenho do Plano de Benefícios


    Cada organização oferece um plano de benefícios que é desenhado de acordo com critérios próprios e específicos.


    O desenho do pacote de benefícios segue várias etapas e procura manter uma relação entre custo/benefícios, além de obedecer a dois critérios:


    1. O princípio do retorno do investimento (salienta que todo benefício deve ser concedido aos funcionários desde que traga algum retorno a organização).


    2. O princípio da mútua responsabilidade (salienta que o custeio dos benefícios sociais deve ser compartilhado entre a organização e os funcionários beneficiados).

  • então todos os benefícios são pagos pelos beneficiários tb??????

  • Segundo Chiavenato (2014) - Gestão de Pessoas:

     

    Critérios de desenho do plano de benefícios

    Princípio do retorno do Investimento: todo benefício deve ser concedido aos funcionários desde que traga algum retorno à organização.

    Princípio da mútua responsabilidade: o custeio dos benefícios sociais deve ser compartilhado entre a organização e os funcionários beneficiados. Ou, pelo menos, a concessão de um benefício deve repousar na solidariedade das partes envolvidas.

     

    Aspectos envolvidos no desenho do plano de benefícios

    - Os benefícios não aumentam necessáriamente a motivação das pessoas, pois funcionam como fatores higiênicos.

     

    Partindo desse pressuposto a alternativa se torna errada, uma vez que os benefícios podem no manter o nível de desempenho mas não melhorá-los.

  • Princípio do retorno do investimento: Esse princípio diz à respeito de que não se deve aplicar nenhum tipo de benefício voluntariamente ao funcionário, sem que haja algum retorno para a organização, como: aumento da produtividade e da moral por parte dos funcionários. ´

     

    rPincípio da mútua responsabilidade: Os custos dos benefícios devem ser sempre compartilhados entre a organização e os funcionários beneficiários. A mútua responsabilidade é característica de pessoas que cooperam entre si para promover um mútuo propósito de grupo

     

    O item III está errado pois, embora os benefícios sejam de fato fatores higiênicos, fatores higiênicos não motivam!! O que motiva são os fatores instrínsecos, motivacionais.