SóProvas


ID
88936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Projeto avaliado em 800 milhões de dólares, iniciado em 2005 e com previsão de término para 2010, a Interoceânica dinamizará a integração entre vizinhos, ao partir de Assis Brasil, no Acre, para desaguar nos portos peruanos de San Juan e Ilo. A construção da estrada gera enorme expectativa para negócios entre os países. Serão mais de 2,5 mil quilômetros, dos quais 60% já estão construídos em diferentes blocos, que ainda precisam ser conectados.

Jornal do Brasil, 27/7/2008, p. E4 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o objetivo da obra nele mencionada, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • ...– Havia um lugar-comum antes que dizia que Brasil e países andinos não davam importância uns para os outros, o que explica uma integração difícil – avalia o embaixador brasileiro Jorge Taunay, no posto em Lima há sete meses. – Mas isso acabou e o que vemos são eixos sendo construídos. A construção da Interoceânica, que começa no Acre e deságua em três portos peruanos marca uma nova era.Considerada um dos projetos mais importantes de integração entre os países, a construção da estrada gera enorme expectativa para negócios entre os países. O projeto avaliado em US$ 800 milhões começou a ser esboçado ainda no governo de Alejandro Toledo, em 2005, e está previsto para terminar em 2010. Serão mais de 2,5 mil quilômetros partindo de Assis Brasil, no Acre, e Iñapari (cidade peruana na fronteira) até os portos de San Juan, Matarani e Ilo. Já há cerca de 60% construídos em diferentes blocos, que ainda precisam ser conectados. As áreas de difícil construção – como a Amazônia e os Andes, com mais de 4 mil metros de altitude – demandam técnicas distintas. Túneis e pontes compõe o megaprojeto de conexão.Atuais alternativas, como os portos de Paranaguá ou Santos são quase "proibitivas" por serem muito distantes, para Castro. O transporte feito por Manaus, ao passar pelos rios Purus e Madeira, também é custoso e demorado.As previsões são animadoras. Tendo o Peru como parceiro e com a consolidação da Interoceânica, o Brasil terá acesso ao mercado de mais de 20 países do Pacífico e aos EUA de forma ainda mais incisiva (isto, levando em conta o Tratado de Livre Comércio marcado entre os presidentes George Bush e Alan García, que passa a vigorar em janeiro.Uma estrada desse tamanho ligando por terra o Atlântico e o Pacífico não pode ser ruim – Será um projeto decisivo, pois multiplicará o comércio, dará início a um tipo de transporte intermodal rodoviário e fluvial, estimulará a construção civil, elétrica e de telecomunicações em áreas por onde passa. http://ee.jornaldobrasil
  • "B"´, por eliminação, portanto a INCORRETA.