SóProvas


ID
889366
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um consultor foi contratado por uma empresa e será remunerado de acordo com uma tabela que fixa valores para uma variedade de atividades, que podem ser realizadas no âmbito do contrato de trabalho.

Tal remuneração segue uma composição

Alternativas
Comentários
  • Remuneração fixa – Aqui o valor é acertado antecipadamente e independe do resultado obtido pelo vendedor. A principal vantagem é permitir ao profissional receber pelo desempenho de várias tarefas que não se refletem imediatamente no seu volume de vendas, permitindo que ele dedique mais tempo para conquistar clientes sem prejudicar sua renda. 
    Remuneração variável – Nesse modelo, o valor a ser recebido pelo vendedor depende totalmente dos negócios concretizados por ele e propicia à empresa que tal quantia seja 100% variável em função das vendas ou faturamento. No entanto, essa forma de remuneração pode fazer com que o vendedor, na ânsia de aumentar seus lucros, faça uma venda de menos qualidade, sendo tentado a fazer concessões de preço. Para o vendedor, representa ganhos oscilantes entre períodos bons e fracos dos negócios. 

    Remuneração mista – Aqui a empresa oferece uma renda fixa garantida ao vendedor e mais um percentual sobre as vendas realizadas. Nada mais é do que uma mistura das remunerações fixa e variável. Esse é o modelo mais vantajoso para o vendedor, pois ele fica mais tranqüilo por contar ao menos com o valor das despesas e aposta em colher os frutos das vendas para gozar de uma atraente quantia monetária. E isso faz as vendas da empresa aumentarem também. 

    Remuneração por tarefa - A remuneração é baseada na quantidade de atividades desempenhada. 

    Remuneração por utilidade - Oferece bens em utilidades para recompensar os colaboradores. Ex: viagens,eletrodomésticos, etc...
  • Existem três tipos de salários: o salario por unidade de tempo, o salario por resultado e o salario-tarefa. 

    1. Salario por unidade de tempo é pago de acordo com o tempo que a pessoa fica a disposição da empresa e a unidade de tempo pode ser dimensionada em uma hora, semana, quinzena ou mes. Por essa razao, as pessoas sao denominadas horistas ou mensalistas. 

    2. Salario por resultado refere-se a quantidade ou numero de peças ou obras produzidas pela pessoa. Abrange os sistemas de incentivos (comissões ou porcentagens) e premios de produçao (gratificações pela produtividade alcançada ou pelos negocios efetuados). 

    3. Salario por tarefa é uma fusao dos dois tipos anteriores: a pessoa está sujeita a uma jornada de trabalho ao mesmo tempo que o salario é determinado pela quantidade de peças produzidas.


    Fonte: Gestão de Pessoas - Chiavenato, 2010. Pg 282