As abordagens orientadas a pontos de vista para a engenharia de requisitos organizam o processo de elicitação e os próprios requisitos usando pontos de vista. Um ponto forte da análise orientada a pontos de vista é que ela reconhece várias perspectivas e fornece um framework para descobrir conflitos nos requisitos propostos por diferentes stakeholders. Os pontos de vista podem ser usados como um meio de classificação de stakeholders e de outras fontes de requisitos. Existem três tipos genéricos de pontos de vista:
- Pontos de vista de interação: representam pessoas ou outros sistemas que interagem diretamente com o sistema. No sistema de caixa eletrônico bancário, exemplos de pontos de vista de interação são os clientes do banco e o banco de dados de contas bancárias.
- Pontos de vista indiretos: representam os stakeholders que não usam o sistema diretamente, mas que influenciam os requisitos de alguma forma. No sistema de caixa eletrônico bancário, exemplos de pontos de vista indiretos são a gerencia do banco e o pessoal de proteção do banco.
- Pontos de vista de domínio: representam características e restrições de domínio que influenciam os requisitos do sistema. No sistema de caixa eletrônico bancário, um exemplo de vista de domínio são os padrões desenvolvidos para comunicação entre bancos.
(Fonte: Engenharia de Software, 8ed, Sommerville, pag 100)
Gabarito letra "D".