SóProvas


ID
890524
Banca
ESPP
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As principais autoridades de apoio ao Sistema Financeiro Nacional são as relacionadas abaixo, exceto:

Alternativas
Comentários
  • O Sistema Financeiro Nacional é um conjunto de instituições, órgãos e afins que controlam, fiscalizam e fazem as medidas que dizem respeito à circulação da moeda e de crédito dentro do país. O Brasil, em sua Constituição Federal, cita qual o intuito do sistema financeiro nacional: “O Sistema Financeiro Nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do país e a servir aos interesses da coletividade, em todas as partes que o compõem, abrangendo as cooperativas de crédito, será regulado por leis complementares que disporão, inclusive, sobre a participação do capital estrangeiro nas instituições que o integram".  

        O Sistema Financeiro Nacional pode ser divido em duas partes distintas: Subsistema de supervisão e subsistema operativo. O de supervisão se responsabiliza por fazer regras para que se definam parâmetros para transferência de recursos entre uma parte e outra, além de supervisionar o funcionamento de instituições que façam atividade de intermediação monetária. Já o subsistema operativo torna possível que as regras de transferência de recursos, definidas pelo subsistema supervisão sejam possíveis.

        O subsistema de supervisão é formado por: Conselho Monetário Nacional, Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários, Conselho Nacional de Seguros Privados, Superintendência de Seguros Privados, Brasil Resseguros (IRB), Conselho de Gestão da Previdência Complementar e Secretaria de Previdência Complementar.
    ...

       O outro subsistema, o operativo, é composto por: Instituições Financeiras Bancarias, Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, Sistema de Pagamentos, Instituições Financeiras Não Bancárias, Agentes Especiais, Sistema de Distribuição de TVM. 

        As partes integrantes do subsistema operativo, citados acima, são grupo que compreendem instituições que são facilmente achadas em nosso dia a dia. As Instituições Financeiras Bancárias, por exemplo, representam as Caixas Econômicas, Cooperativas de Crédito, Bancos comerciais e Cooperativos. As instituições Financeiras Não Bancárias são, por exemplo, Sociedades de Crédito ao Microempreendedor, Companhias Hipotecárias, Agências de Desenvolvimento.
    ...


    http://sistema-financeiro-nacional.info/mos/view/Sistema_Financeiro_Nacional-_Conceito/
  • (Questão) As principais autoridades de apoio ao Sistema Financeiro Nacional são as relacionadas abaixo, exceto: c) Comissão de Valores Imobiliários.

    (uma letrinha em uma prova muda todo o contexto
    Comissão de Valores 
    Mobiliários > CVM  é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda do Brasil. A CVM tem poderes para disciplinar, normalizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado. Seu poder de normalizar abrange todas as matérias referentes ao mercado de valores mobiliários.
  • A alternativa C nao faz parte das instituicoes de apoio pois  está escrito Comissao de valores Imobiliarios e nao Mobiliarios, como seria correto 

    As autoridades de apoio são instituições que podem atuar como
    instituições financeiras normais auxiliando na execução da política
    monetária (como o Banco do Brasil) ou normatizando um setor específico
    (como a CVM).

    Sao instituicoes de apoio

    CVM  

    Caixa Economica Federal - apoia na politica de credito habitacional

    BB - apoia na politica de credito rural , muitas vezes opera como agente financeiro do Governo federal

    BNDES - principal instituicao de fomento do País 

  • Pegadinha, o correto é MOBILIÁRIOS não IMOBILIÁRIOS