SóProvas


ID
890581
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em suas reflexões sobre o método em ciência da informação, Luis Fernando Sayão aborda os modelos semânticos de dados como forte tendência na área. As abstrações mais comumente usadas em tais modelos são:

Alternativas
Comentários
  • Questão difícil!


    "As abstrações semânticas são formas de especificar relacionamentos entre conceitos lingüísticos que trabalham as diferenças sutis de significado. Burt & Kinnucan6 enunciam quatro dessas abstrações como as mais comumentes usadas nos modelos semânticos: generalização, agregação, classificação e associação.

    a) Generalização – Esta abstração ocorre quando objetos ou entidades são agrupados em um relacionamento hierárquico no qual os objetos do nível mais baixo são vistos como subtipos daqueles de nível mais alto. Por exemplo, os objetos "biografias" e "novelas" podem ser visualizados como exemplares específicos do objeto "livro". Este tipo de agregação é conhecido como uma relação "É-UM" (em inglês: "IS-A" ou "ISA")32.

    b) Agregação – Esta abstração ocorre quando objetos são agrupados em um relacionamento de composição, onde cada objeto contribui para a formação de visualizações específicas de um objeto maior. Por exemplo: os objetos "página", "capa", "encadernação" e "tinta" podem ser agrupados para formar uma visão do objeto "livro"; enquanto o "título", "autor" e "editor" podem ser agrupados para formar uma outra visão. Este relacionamento é também conhecido como relacionamento "É-PARTE-DE" (em inglês: "IS-PART-OF").

    c) Classificação – Esta abstração ocorre quando objetos são agrupados por serem exemplos particulares de um tipo mais geral. Por exemplo: "Sagarana" e "O estorvo" são exemplos de "novelas". Este relacionamento é também conhecido como relacionamento "É-EXEMPLO-DE" (em inglês: "IS-INSTANCE-OF").

    d) Associação – Esta abstração ocorre quando objetos são agrupados segundo a sua virtude em satisfazer algum critério. Este relacionamento é também conhecido como relacionamento "É-MEMBRO-DE" (em inglês: "IS-MEMBER-OF")".

    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19652001000100010&script=sci_arttext