SóProvas


ID
890662
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O adequado controle de infecção no centro cirúrgico requer a
participação de todos os que atuam no setor. Com relação a esse
assunto, julgue os itens a seguir.

A paramentação do centro cirúrgico justifica-se em virtude de a maioria das infecções do sítio cirúrgico ser causada por microrganismos da flora endógena do próprio paciente e dos profissionais de saúde envolvidos no cuidado direto e indireto desse sítio.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO

    Podem ser endógenas quando provenientes da flora normal do próprio paciente, ou exógena quando provém de outras pessoas através de  contato direto, ou do ambiente hospitalar a partir de fontes como, ar, poeira, roupa, comida, água, desinfectantes, soluções intravenosas ou  equipamentos como endoscópio, ventiladores.
    Sabe-se que a infecção do sítio cirúrgico é multifatorial, sendo a equipe cirúrgica uma importante fonte de patógenos para sua etiologia. Frente a isso o uso da paramentação é uma forma coerente de prevenção de transmissão de contaminação e de infecção, tanto para o profissional como para o paciente, e o uso adequado está relacionado, também, com a garantia da manutenção da assepsia.
    Os estudiosos reconhecem que a maioria das infecções hospitalares, inclusive a da ferida cirúrgica, é de origem endógena (70 a 80%). 

    FONTE: Moura MLPA. Enfermagem em centro de material e esterilização. 8.ed. São Paulo: senac, 2006.
     Lacerda RA. Centro Cirúrgico. In: Fernandes AT, Fernandes MOV, Ribeiro N Filho. Infecção hospitalar e suas interfaces na área da saúde. São Paulo (SP): Atheneu; 2000.p. 789-818.