RETIRAR ALTERNADAMENTE AS PERNAS DA PERNEIRA, A FIM DE PREVENIR O
FLUXO RÁPIDO DE SANGUE DA PORÇÃO SUPERIOR DO CORPO PARA OS MEMBROS
INFERIORES, O QUE LEVARÁ À QUEDA DE PRESSÃO ARTERIAL.
MANTER A CABEÇA VOLTADA PARA O LADO COM UMA CÂNULA DE GUEDEL NA
BOCA SEMPRE QUE FOR POSSÍVEL, QUANDO O PACIENTE PERMANECER EM
DECÚBITO DORSAL, A FIM DE PREVENIR ASPIRAÇÕES DE SECREÇÕES.
O problema da questão está no termo flebite que não é causado pela posição adotada na cirurgia.
As causas da Flebite são:
Agressão química (por injeções intravenosas ou produtos químicos);
Agressão mecânica (traumatismo de veia, principalmente veia varicosa);
Após cirurgias e após o parto;
Inatividade (trabalho sedentário); viagens longas, especialmente em lugares apertados (por exemplo: classe econômica dos aviões); repouso prolongado na cama
Excesso de peso em pessoas com más condições físicas ou idosas
Alguns tipos de câncer
Varizes, gravidez ou uso de medicamentos com estrógeno.
Posição laterais ou Sims: Paciente permanece em decubito lateral, esquerdo ou direito, com a perna que esta do lado de cima flexionada, afastada e apoiada. Usada para cirurgias renais, coluna vertebral e pulmão.
Posição Decúbito Dorsal (DD): è aquela que o paciente fica deitado de costas com os braços e pernas estendidas ao longo da mesa. Usada nas cirurgias gerais, torácica, crânianas e peritoniais. Colecistectomia, cesariana, tireoidectomia.
Posição Decúbito Ventral ( DV): è aquela que o paciente fica deitado com abdomên para baixo. Usada em cirurgias da coluna, anûs, reto, e outros. Hemorroidectomia, hérnia de disco.
Posição de Trendelenburg: Paciente colocado em DD, com cabeça e tronco em níveis mais baixos que os membros inferiores. Usada em cirurgia de abdômen inferior e pélvica.
Posição de Fower ou sentada: paciente permanece semi sentado na mesa. Utilizada para mamoplastia, dreno de tórax. plásticas em geral.
Posição litotômia ou ginecológica : em DD com as pernas flexionadas, afastadas, e apoiadas em perneiras acolchoada e os braços apoiados em talas. Usada em perioneoplastia, hemorroidectomia, histerectomia vaginal.
Posição de canivete ou Kraske: paciente em DV na qual são levemente inclinadas, ficando os braços e pernas em posição oposta. com os braços apoiados em telas. Usadas em operações proctológicas, hemorroidectomia, fissuras e fístulas anais.