SóProvas


ID
890800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O procedimento de esterilização de artigos médicos hospitalares é
vital para o controle de infecção e para a prestação de serviço de
qualidade ao paciente. A respeito desse assunto, julgue os itens
subsequentes.

O peróxido de hidrogênio tem seu princípio ativo aprovado como esterilizante e desinfetante para artigos semicríticos.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO

    PERÓXIDO DE HIDROGÊNIODesinfetante de alto nível,principalmente para materiais termossensíveis.Possui ampla e rápida eficácia sobre bactérias Gram-negativas e Gram-positivas;a inativação de microrganismos é dependente do tempo,temperatura e concentrações;existem inúmeros estudos na literatura nos quais foram demonstradas atividades de 10 a 60 minutos em concentrações variáveis de 0,6% a 7,5%.Ainda não está disponível no mercado brasileiro uma solução com as características específicas para uso como desinfetante.Nos EUA e Europa,a solução é comercializada de 6% a 7,5% para uso em materiais.Por causa da sua sensibilidade à luz e ao calor,não é eficaz se for mantido durante muito tempo incubado a temperaturas maiores que a ambiente.

    O peróxido de hidrogênio apresenta-se na forma líquida,gasosa e de  plasma.A concentração deve ser 3% a 25%;são considerados esterilizantes 
    químicos ou desinfetantes de alto nível,inativando vírus,bacilos da tuberculose e fungos,com resultados variáveis com esporos.
    É altamente oxidante,podendo ser ativo em presença de matéria orgânica,sendo tóxico,irritante da pele e dos olhos.
    De acordo com as recomendações em seu rótulo,ele  promove desinfecção de alto nível após exposição de 30 minutos e esterilização  quando o tempo é de 6 horas.

    FONTE: MAZZOLA PG.Eficácia dos agentes físicos e químicos no programa de limpeza,desinfecção e esterilização.Saúde da população.Controle da infecção hospitalar.CNPq.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.Prêmio jovem cientista.16(139-181),2000. 
  • Definição: Peróxido de hidrogênio ou água oxigenada é um agente oxidante e a uma concentração de 3 a 6% tem poder desinfetante e esterilizante, porém pode ser corrosivo para instrumentais.

    Mecanismo de ação: A ação do peróxido de hidrogênio se deve ao ataque da membrana lipídica, DNA e outros componentes das células, pelos radicais livres tóxicos que o peróxido produz. Alguns microrganismos aeróbios são capazes de produzir catalase ou superóxido dismutase, assim eles se protegem da atividade microbicida transformando o peróxido de hidrogênio em oxigênio e água. Para se evitar esse efeito o peróxido de hidrogênio utilizado para esterilização é de concentração maior e possui estabilizantes.

    Indicações: Pode ser utilizado como opção para esterilização de materiais termo-sensíveis. É usado na desinfecção e esterilização de superfícies planas e sólidas, na esterilização de capilares hemodializadores, na desinfecção de lentes de contato e outros.

    Está indicado na desinfecção de nebulizadores o que é feito através de nebulização de peróxido de hidrogênio a 7,5% por 30 minutos. É também utilizado para desinfecção de materiais contaminados pelo HIV, a uma concentração de 6%, numa imersão por 15 a 30 minutos.

    Toxicidade: Possui baixa toxicidade uma vez que é degradado em água e oxigênio.

    Cuidados no uso: 

    • o artigo a ser esterilizado necessita de limpeza prévia;
    • o produto é corrosivo, portanto necessita de cuidados no manuseio;
    • a solução deve ser utilizada logo após sua preparação e armazenada protegendo-a da luz;
    • não deve ser usada em artigos de cobre, zinco, alumínio e bronze.

    ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE ESTUDOS E CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR (APECIH). Esterilização de Artigos em Unidades de Saúde. São Paulo, 1998.