SóProvas


ID
89155
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A aplicação do empreendedorismo, no âmbito da Administração Pública, implica saber que:

Alternativas
Comentários
  • A resposta que está sendo apontada como correta é a "e", mas a resposta correta é a "d".(a) errada: é exatamente o contrário, em ambientes complexos e sob constante mudança as normas têm que ser mais flexíveis e sintéticas para permitir, exatamente, a adequação a essa realidade. Se forem rígidas e exaustivas mais difícil o enfrentamento da realidade e adequação à mesma.(b) errada: pela teoria do empreendedorismo, o estímulo à competição entre órgãos, ambientes, agências, favorece a busca da eficiência e dinamiza a prática do serviço público.(c) errada: a administração de resultados se importa em ter o alcance das metas e do atingimento daquilo que foi programado, por isso esse aspecto suplanta a supervisão hierárquica e a realização de auditorias de gestão, não querendo dizer que as mesmas não são realizadas, mas o resultado é o foco maior do que os processos.(d) correta: nesta forma de administração é importante maior autonomia, critatividade, formas de atuação diferenciada, por isso mesmo, se torna necessário ajustar os processos de acompanhamento e permitir novas alçadas de responsabilidade(e) errada : no serviço público, em geral, ter uma maior remuneração não quer dizer maior empenho e motivação, por isso não é somente o incentivo econômico que faz com que gerentes e chefes se mobilizem para o desenvolvimento dos trabalhos, há outros elementos necessários para fomentar essas iniciativas, como aqueles informais dentro da repartição, ligados à cultura organizacional, aos valores cultuados.
  • Concordo Jose com o erro da letra E.
    No modelo de GOVERNO EMPREENDEDOR, segundo Osborne e Gaebler, não é recomendada a competição entre indivíduos, apenas entre equipes, organizações.
  • Discordo do gabarito e creio que a letra E é a resposta. Não sei se alguém entrou com recurso e qual foi o gabarito oficial da banca. 

    "tal como ocorre na iniciativa privada, incentivos econômicos são o principal fator motivacional de gerentes e chefes."
    O item não fala que é o único fator motivacional, mas sim o principal fator. Ora bolas, todos sabem que o principal fator motivacional tanto em uma empresa privada quanto na pública é o famigerado $$$. Existem outros fatores? Sim. Mas se pesquisarmos os principais motivos das greves, descobrir-se-á que este é definitivamente um dos principais fatores de reivindicações.

    Com relação a letra D, a autonomia não significa que o órgão ou empresa estatal será mais ou menos empreendedor. A empresa pode continuar sendo ineficiente mesmo sendo autônoma.

    Abs
  • Rodusa, se me premite, discordo de vc.
    Pense assim: Se vc trabalha em um Jockey Club, por exemplo, catando bosta de cavalo (sem querer aqui desmerecer quem tenha esse labor), e ganha um aumento no seu salário, vc ficará feliz, afinal todos gostamos de dinheiro. Mas daí a imaginar que a pessoa vá acordar no dia seguinte, bem cedinho, super empolgado, para catar bosta de cavalo é como em interpretação de texto: extrapolamos o entendimento da coisa. Concorda?
    Gabarito:"D".
    Vejamos item por item. 
    a) normas rígidas são características da burocracia. 
    b) a competição é a “menina dos  olhos” do governo empreendedor. 
    c) no empreendedorismo, a administra ção volta-se para os resultados que devem ser alcançados. Ge ralmente, as estruturas governamentais empreendedoras po ssuem hierarquia menos rígida, compatível com a flexibilidade e agilidade que a situação requer. 
    d) de fato, para dar rapidez à prestação dos serviços, aqueles que executam devem ter autonomia para tomar determinadas decisões. 
    e) incentivos econômicos não necessariamente motivam pessoas. Um bom ambiente de trabalho pode ser muito mais eficaz. Há estudos que demonstram que salários alme jados, depois de conquistados, geram nova necessidade de ganhos  maiores. Alguém aí acha que ganha o suficiente? Existe uma frase importante: “salário não motiva, mas a falta dele desmotiva”.
    Espero ter colaborado.
    Os cometários, letra por letra, são do Ponto dos Concursos - PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO - TRE-ES 2011
  • Gabarito letra D 

    A aplicação do empreendedorismo, no âmbito da Administração Pública, implica saber que: 

    d) quanto maior a autonomia conferida a servidores públicos, novas formas de controle ou responsabilização devem ser adotadas.

    Justificativa

    Conforme Paludo, em "Administração Pública" (p. 275), "os governos empreendedores devem ser continuamente avaliados, principalmente pela sociedade, a fim de readequar seus planos, sua estratégias, e seus objetivos e metas - de acordo com a aprovação/reprovação da sociedade -, para que persigam sempre o melhor resultado possível, orientado pelas necessidades dos cidadãos."

  • e) ERRADA. Iniciativa privada: incentivos econômicos são fatores externos que não geram motivação, mas diminui acaba temporariamente com a desmotivação. Já os fatores internos são os que geram motivação e a falta deles não gera desmotivação.

  •  a) Errado. O governo empreendedor é descentralizador, promove maior autonomia de seus membros;

     

     b) Errado. O governo empreendedor é competitivo, produz  competição na prestação de serviços para uma maior eficiência.

     

     c) Errado.  O governo empreendedor é voltado para os resultados sem custear os recursos.

     

     d) Correto

     

     e) Errado. Incentivos econômicos são fatores higiênicos, extrínsecos, isto é, que vem de fora do ser humano, produzem apenas insatisfação ou não insatisfação.