SóProvas


ID
893197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Julgue os itens a seguir, acerca da gestão de pessoas.

O desenvolvimento dos servidores públicos que se baseia na noção de competência é um exemplo de como a administração por objetivos tem-se tornado tendência na administração pública brasileira.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questãoestá em afirmar que o desenvolvimento dos servidores públicos é um exemplo de administração por objetivos.
    administração por objetivos - APO - é um método no qual as metas são bem definidas, e o diferencial é que isso ocorre em conjunto entre administrador e seu superiores, especificando as responsabilidades para cada posição em função dos resultados esperados, resultados esses, que passam a integrar os padrões
    de desempenho sob os quais os gerentes são avaliados (<http://soadministracao.blogspot.com.br/2012/06/administracao-por-objetivos-apo.html>)
    Já a gestão por competência propõe novos métodos à gestão de recursos humanos, integrando competência, desempenho e desenvolvimento.
    O correto seria afirmar "O desenvolvimento dos servidores públicos que se baseia na noção de competência é um exemplo de como a gestão por competência tem-se tornado tendência na administração pública brasileira.
  • Gabarito preliminar: Errado
    NOS ANOS 50, PETER DRUCKER INVENTA NO LIVRO TEORIA NEOCLÁSSICA O CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS. O CESPE CONSIDEROU A DEFINIÇÃO DO DRUCKER, E NÃO A MODERNA VISÃO DE ADM. POR OBJETIVOS... SENDO ASSIM PROVAVELMENTE OS RECURSOS NÃO SERIAM ACEITOS..
    Fonte: Professor Wendell Castellano
  • Para complementar os estudos:

    COMPETÊNCIA corresponde a adquirir, usar, mobilizar, integrar, desenvolver, e transferir conhecimentos, recursos, habilidades e experiências que agreguem valor à organização e valor social ao indivíduo

    Fonte: CESPE_UNB ( PROVA ANA_ ANALISTA_ADM_AREA 1_2006. QUESTÃO 101)



  • GABARITO: ERRADA

    O desenvolvimento dos servidores públicos que se baseia na noção de competência é um exemplo de como a administração por objetivos tem-se tornado tendência na administração pública brasileira.

    A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA AINDA ATUA MEDIANTE METAS (EM SUA GRANDE MAIORIA QUANTITATIVAS - CRIAÇÃO DE 5.000 POSTOS DE TRABALHO, ENTREGA DE 2.000 CASAS PRÓPRIAS, ETC). ENCONTRAMOS, PORÉM, NA CF/88 UMA CONSTITUIÇÃO DIRETIVA. MAS ISSO AINDA ESTÁ NA ALTA CÚPULA DO GOVERNO E É IMPLEMENTADA ATRAVÉS DE PROGRAMAS DE GOVERNO (BOLSA FAMÍLIA, MINHA CASA MINHA VIDA, ETC) E NÃO NAS TAREFAS ADMINISTRATIVAS EM SI.

  • São conceitos distintos

    A competência está dentro da Gestão por Competências (que basicamente consiste em mapear as competências de que a organização precisa para atingir seus objetivos estratégicos e assim poder recrutar no mercado as pessoas que já as possuem, bem como desenvolver essas competências, por meio de capacitação, nas pessoas que já fazem parte da organização);

    A APO está dentro de Avaliação de Desempenho.

    Segundo SCHIKMANN esses dois instrumentos mais o Planejamento de Recursos Humanos são os três principais mecanismos e instrumentos da moderna Gestão Estratégica de Pessoas.

  • Item ERRADO.

     

    A administração por objetivos é basicamente um processo de identificação e descrições precisas de objetivos para atingi-los e com prazos determinados para conclusão e monitoração desses objetivos.

     

    Já a Gestão por competências, segundo decreto nº 5.707/06, é a gestão da capacitação orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores, visando o alcance dos objetivos da instituição.

     

    Corrigindo, temos:

    O desenvolvimento dos servidores públicos que se baseia na noção de competência é um exemplo de como a GESTÃO POR COMPETÊNCIAS tem se tornado tendência na administração pública brasileira.

     

    Comentário Professor Adriel Sá.