SóProvas


ID
893203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Julgue os itens a seguir, acerca da gestão de pessoas.

As funções administrativas características da gestão de pessoas nas organizações públicas incluem a realização de rotinas típicas de departamento pessoal e a elaboração de políticas de desenvolvimento e de gestão de desempenho de pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Sem polemizar, mas buscando um melhor esclarecimento, de imediato, sobre o significado da área de RH e sua importância, nos apropriaremos de Chiavenato (2008, p. 2):

    (...) "RH é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, comunicação, higiene e segurança do trabalho, benefícios, etc".
    Ainda, e indo logo ao ponto crucial deste debate, o termo gestão de pessoas é, no limite, um recurso teórico e metodológico a fim de discutir as – diversas - maneiras como o gestor de pessoas deve agir nos novos contextos no mundo do trabalho. Ou melhor, é uma abstração teórica importante para a análise dos diversos modos como o conjunto de indivíduos reage aos fenômenos sociais e organizacionais.
    Um modelo de gestão de pessoas transcenderia a operação dos tradicionais subsistemas de RH (treinamento, remuneração, movimentação de pessoas etc.), abrangendo os princípios, os conceitos, as práticas e as prioridades em uma organização, que fundamentariam a definição e a utilização de ferramentas de gestão para direcionar o comportamento humano no trabalho, incluindo aí estratégias de ação de gestores e de funcionários, e de líderes e de liderados (MASCARENHAS, 2008).
    (...)
    No fim das contas à gestão de recursos humanos busca o melhor encaixe com as políticas empresariais, através de estratégias funcionais de RH, propriamente dita. Já para o modelo de gestão de pessoas, este prioriza o aspecto central do comportamento humano, como foco central, bem como o articula em torno do envolvimento, da motivação, da fidelidade, do comprometimento, da liderança e da ética, entre outros


    Fonte: CATHO EDUCAÇÃO EXECUTIVA - Cursos Online, Cursos executivos, Cursos de formação, MBA, MBA Online, Artigos
  • Sinceramente não entendi onde estáo erro da questão, acredito que o departamento de gestão de pessoas é bem mais amplo que essas características, porém a questão falou em incluem, e não delimitou em apenas. Se alguém souber explicar melhor, agraadeço desde já.
  • Bem, 

    De uma forma simples, mas direta: a elaboração de políticas de desenvolvimento e de gestão de desempenho não são funções administrativas, mas estratégicas. As função administrativas são as rotineiras e não podem ser confundidas com questões que impactam diretamente com o futuro da organização.
  • Não concordo com Rafael pois nas funcoes administrativas temos: planejar, organizar, dirigir e controlar. O que Rafael esta tratando como "estrategico" diz respeito a funcao administrativa de planejamento. Acredito que o erro da questão diz respeito a "realizacao de rotinas tipicas de departamento pessoal", por se tratar de orgao publico "rotinas tipicas" nao sao efetuadas como por exemplo recrutamento e seleção.
  • Raciocinei assim: As funções administrativas são características do processo Organizacional e não da gestão de pessoas
    e aí o que vc realmente acha?
    não sei se realmente estou certa mas preciso aprender esta materia nem q seja na marra kkkk 
  • EU CONCORDO COM O RAFAEL!

    Na era da informação as mudanças que ocorrem nas empresas não são somente estruturais, são, sobretudo, mudanças culturais e comportamentais transformando o papel das pessoas que dela participam. Essas mudanças provocam uma profunda transformação nas características da área. Para que essa transformação seja possível, torna-se necessário que ela, a área de administração de pessoal, assuma uma nova estrutura e desenvolva uma nova postura a fim de dinamizar as suas potencialidades e contribuir para o sucesso da empresa. 
    Para atender toda essa nova realidade, o profissional de Recursos Humanos deve apresentar um novo perfil, que inclui: 

    Dentre outras...
    Ação estratégica: O trabalho rotineiro (administrativo) é delegado para um núcleo de serviços e o profissional de RH fica mais disponível para o trabalho estratégico (elaboração de políticas de desenvolvimento e de gestão de desempenho de pessoas).

    "As funções administrativas características da gestão de pessoas nas organizações públicas incluem a realização de rotinas típicas de departamento pessoal e a elaboração de políticas de desenvolvimento e de gestão de desempenho de pessoas."

    ERRADO, pois a questão engloba ambas as funções como sendo administrativas. E o erro está também em afirmar que a realização de rotinas típicas é função do RH e como vimos acima, numa visão mais moderna, essa função passaria para um outro núcleo de serviços.


    Retirei os fundamentos de um material para concurso, professor Roberto Zeidan.

    Espero ter ajudado!

  • Pessoal, fiz algumas pesquisas para compreender melhor a questão, porém em vários artigos o que se destaca é que: uma gestão de pessoas moderna é aquela que dá maior importância à capacitação e desenvolvimento de seus funcionários, porém apesar dessa enfase em pessoas a gestão de pessoas ainda engloba as funções do departamento pessoal. Portanto não vejo erro na questão, acredito que caberia recursos.

    Eu fiz várias pesquisas e todas diziam praticamente a mesma coisa, quem quiser dar uma olhada no site dos administradores também fala a respeito

    http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/departamento-pessoal-x-gestao-de-pessoas/59331/
  • Questão: "As funções administrativas características da gestão de pessoas nas organizações públicas incluem a realização de rotinas típicas de departamento pessoal e a elaboração de políticas de desenvolvimento e de gestão de desempenho de pessoas."

    Ao meu ver, a banca tenta confundir o candidato misturando conceitos entre Gestão de Pessoas e Recursos Humanos (RH).
    Primeiramente, temos que nos atentar e separar tais entendimentos: 

    Rotinas típicas de departamento pessoal se enquadram no conceito de RH que é um mero departamento de pessoal que faz parte do organograma de uma organização. Serve para dar apoio e assessoria a toda organização (tem função de staff). 
    A Gestão de Pessoas é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e 
    desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização que é o Capital Humano. Logo, Gestão de Pessoas é uma ferramenta que os gestores, que só não fazem parte do setor de RH como dos demais setores, precisam tomar conhecimento e aplicá-la em toda a organização.

    Com essa base conceitual, podemos analisar a questão e perceber que a banca inclui a r
    ealização de rotinas típicas de departamento pessoal dentro das funções administrativas de Gestão de Pessoas, sendo que esta função, no entanto, faz parte do departamento de Recursos Humanos.

    Caso tenham alguma dúvida, retirei a resposta de uma breve vídeo-aula que assisti no youtube:

    link para acesso: 
    http://www.youtube.com/watch?v=kARV4LIinCg
  • Ao meu ver, o erro da questão está na parte final: "e elaboração de políticas de desenvolvimento e de gestão de desempenho de pessoas". No âmbito das organizações públicas, não seria função administrativa característica da gestão de pessoas elaborar políticas de nenhuma natureza. Isso é feito por meio de leis, decretos ou portarias do poder executivo, ou seja,  por agentes políticos e não os administrativos. Exemplo: Decreto n. 5707/2006: Desenvolvimento de Pessoal. Normalmente, quem elabora essas políticas, são os chefes dos órgãos ou até o Ministro de Estado ao qual o órgão é vinculado.
  • TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO EXCELENTES MAS ACHO QUE O 'BOB' ACERTOU O ERRO DA QUESTÃO. NÃO DEVEMOS ESQUECER QUE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, POR MAIS QUE TENTE ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO NA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS, AINDA É UMA ESTRUTURA BUROCRATIZADA. O ADMINISTRADOR PÚBLICO ESTÁ PAUTADO PELO REGIMENTO LEGAL NÃO PODENDO ELABORAR POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO E DE GESTÃO DE DESEMPENHO SE NÃO ESTIVER AUTORIZADO PARA TANTO. NESSE SENTIDO, NO SERVIÇO PÚBLICO, HÁ UMA CLARA DISTINÇÃO ENTRE ADMINISTRADOR E GESTOR. POR EXEMPLO: EXISTEM VÁRIOS CASOS DE CONCURSO PARA VAGAS DE ADMINISTRADOR; PORÉM, UM CARGO DE GESTÃO, ACREDITO, É MAIS DIRECIONADO PARA A ALTA CÚPULA, GERALMENTE CARGOS COMISSIONADOS.
    NO ENTANTO, NÃO PODEMOS ESQUECER A IMPORTANTE LIÇÃO QUE APRENDEMOS AQUI:
    PARA O CESPE: NO SERVIÇO PÚBLICO AS FUNÇÕES ADMINSTRATIVAS NÃO ENGLOBAM A ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO E DE GESTÃO DE PESSOAS.

    ACHO QUE É ISSO!
  • EXTRAÍDO DO SITE DA ENAP - ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
    Gestão de Pessoas: bases teóricas e experiências no setor público – Brasília. 2010. p.346.



    Em muitas das organizações públicas brasileiras, as áreas que cuidam da gestão de pessoal ainda se dedicam principalmente às atividades relacionadas à folha de pagamento, benefícios da aposentadoria e afins, proposição de leis, regras e regulamentos, além de desenvolver algumas ações pontuais e emergenciais de treinamento e capacitação.

    A forma de atuação das áreas é geralmente reativa, respondendo quando acionadas pelas demandas das outras áreas da organização e funcionários, indicando que elas não possuem o controle dos assuntos que estariam afetos à sua responsabilidade.

    O foco nessas demandas prioriza as questões emergenciais, relegando a segundo plano as atividades estratégicas como o estabelecimento de objetivos e metas alinhados com as definições da organização, o planejamento de ações e a definição de políticas como, por exemplo, a de contratação, capacitação e remuneração de pessoal, entre outras.
  • "As funções administrativas características da gestão de pessoas nas organizações públicas incluem a realização de rotinas típicas de departamento pessoal e a elaboração de políticas de desenvolvimento e de gestão de desempenho de pessoas."
     

    A GP não é a responsável pela elaboração das políticas de desenvolvimento, ela apenas participa!

  • segundo o prof wendell leo: O erro é que as rotinas típicas de DP não são funções administrativas, mas sim operacionais.
  • As funções administrativas características da gestão de pessoas nas organizações públicas incluem a realização de rotinas típicas de departamento pessoal e a elaboração de políticas de desenvolvimento e de gestão de desempenho de pessoas.

    1°: O departamento de pessoal elabora sim as politicas de desenvolvimento,tanto e que um dos processos da GP e desenvolver,hora se ela e que cuida da aréa especifica quem é que guiaria a organização nesse sentido,não tem muito sentido o que os colegas à cima falaram.

    2°:O departamento de pessoal faz parte do nivel TATICO,E NÃO OPERACIONAL

    3°:No meu ponto de vista a assertiva simplesmente erra na parte que fala que``
    rotinas típicas de departamento pessoal´´são `` elaboração de políticas de desenvolvimento e de gestão de desempenho de pessoas´´ essas atividades de planejamento,politicas fazem parte da gestão estrategíca de pessoas e não de mero departamento de pessoas,que ao meu ver já e um conceito um tanto quanto ultrapassado.

    BOM E A MINHA OPINIÃO
    .REFERENCIAS:CHIAVENATO,TGA;GIOVANA CARRANZA DO EVP.
  • Descentralização da Gestão de Pessoas:

      FUNÇÃO DE STAFF RESPONSABILIDADE DE LINHA
    RESPONSÁVEL Área de Gestão de Pessoas Gestores da Empresa
    OBJETIVO Assessoria, Aconselhamento, Consultoria e Serviços Especializados Responsabilidade linear e direta pela condução de seus subordinados
    ATIVIDADES Cuidar das políticas de GP; Prestar assessoria interna de GP; Proporcionar serviços de GP; Dar orientação de GP; Cuidar das estratégias de GP. Cuidar da sua equipe de pessoas; Tomar decisões sobre subordinados; Executar as ações de GP; Cumprir metas de GP; Alcançar resultados de GP; Cuidar da tática e operações
    FUNÇÃO Estratégica Administrativa

    Dica da Professora Andréia Ribas: Se o item afirmar que políticas de gestão de pessoas é função administrativa, já pode marcar errado; pois cuidar das políticas de GP é função estratégica.
    Além disso, a elaboração das políticas públicas faz parte do plano estratégico da organização, elaborado pela cúpula da organização; No caso específico da questão, que trata das organizações públicas, a elaboração das políticas de RH cabe aos chamados órgãos autônomos e órgãos independentes (eles que fazem parte da cúpula da Administração pública); essas políticas são editadas pelo chefe do poder executivo, por decreto. (vide Decreto nº 5.707/2006).
    Portanto é função estratégica do órgão de gestão de pessoas cuidar (assessorar) para que essas políticas sejam adequadamente seguidas pelos gestores de linha (essa adequação é chamada de alinhamento vertical, para garantir que o que foi pensado será fielmente executado).

    Vide Q280043: http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/fee0e82c-41
  • César Soriano fez um ótimo comentário.

    O vídeo  Gestão de pessoas x RH http://www.youtube.com/watch?v=kARV4LIinCg que ele sugeriu é muito bom.

    Valeu!!! me tirou muitas dúvidas :)

  • A elaboração de políticas de desenvolvimento e de gestão  e desempenho de pessoas são funções estratégicas e não administrativas.

    Foco e Fé!!!!!!

  • Alouuuu  Típicas ? Me poupe cesp !

  • As funções administrativas são de responsabilidade dos gerentes (responsabilidade de linha). Envolvem as rotinas típicas do departamento de pessoal, recrutamento e seleção, treinamento, avaliação do desempenho e remuneração etc. A elaboração de políticas e a participação do processo de definição da estratégia organizacional são funções estratégicas e não funções administrativas.


    Fonte: Andreia Ribas
  • Dica da Professora Andréia Ribas: Se o item afirmar que políticas de gestão de pessoas é função administrativa, já pode marcar errado; pois cuidar das políticas de GP é função estratégica.


  • ERRADA

    Falou em "diretrizes" e "políticas" você tem que entender que estas atividades DEVEM sem gerenciadas, planejadas, pelo nível ESTRATÉGICO. 

    O erro da questão consiste em dizer que essas atividades são funções administrativas...não são funções administrativas e sim estratégicas...

  •  funções administrativas - rotinas típicas de departamento pessoal

    Função estrategica -  elaboração de políticas de desenvolvimento e de gestão de desempenho de pessoas.

  • As funções administrativas são de responsabilidade dos gerentes (responsabilidade de linha). Envolvem as rotinas típicas do de partamento de pessoal, recrutamento e seleção, treinamento, avaliação dedesempenho e remuneração etc. A elaboração de políticas e a participação do processo de definição da estratégia organizacional são funções estratégicas e não funções administrativas.

     

    Gestão de Pessoas para concursos -Andréia Ribas

     

  •  rotinas típicas de departamento pessoal = gerência de linha - tático

    elaboração de políticas de desenvolvimento e de gestão de desempenho de pessoas = estratégico.