SóProvas


ID
893806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Primeiro vieram as ONGs. Depois, as unidades de polícia
pacificadora. Agora é a hora de as agências de comunicação digital
chegarem às favelas do Rio de Janeiro. E a primeira delas está
funcionando a pleno vapor no Complexo da Maré. Fundada há dois
anos, a agência emprega o conhecimento tecnológico e social dos
jovens dos morros e ajuda na formação profissional deles.
O Estado de S.Paulo, caderno Link, 7/1/2013, p. L6 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e
considerando a amplitude do tema por ele focalizado, julgue os
itens subsequentes.

Nas últimas décadas, ampliou-se consideravelmente o quadro de violência em áreas periféricas dos grandes centros urbanos. Esse fenômeno, presente em muitos países, adquiriu especial relevância no Brasil e, em geral, caracteriza-se pela ausência ou pela presença excessivamente tímida do poder público nas comunidades, o que contribui para o fortalecimento da ação de grupos criminosos nelas instalados.

Alternativas
Comentários


  • CERTO: A omissão do poder público, a desigualdade social, a ação do narcotráfico e outros contribuíram consideravelmente para o aumento da violência nos grandes centros urbanos, principalmente nas áreas periféricas. A ausência do poder público foi suprida pela ação de grupos criminosos, com destaque para os traficantes e milicianos. A criação de UPPs é uma tentativa do Estado reverter esse quadro.




    http://www.facebook.com/reginaldo.veras.75/posts/405152546241847
    Excelente Professor 

    Vamos a luta 
  • A ausência ou presença muito baixa do poder público em áreas periféricas dos grandes centros urbanos colabora para o surgimento de entidades de poder paralelo ao Estado, como o tráfico de drogas e milícias. Esses grupos são ligados a atividades violentas, o que acaba gerando impacto nas cidades como um todo. A criação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio de Janeiro é uma tentativa de aumentar a presença do poder público nesses locais periféricos (principalmente favelas), de modo a diminuir o índice de violência urbana. Entretanto, é importante ressaltar que, quando se fala em ausência de poder público, não se refere somente ao aspecto policial. A falta de infraestrutura social, com investimento em educação e saúde, e de condições básicas de vida, como acesso a água encanada e rede de esgoto, é a parte mais grave dessa ausência do poder público, pois reflete uma grave desigualdade social que se traduz inevitavelmente em violência, uma vez que jovens sem perspectivas acabam sendo atraídos para o crime, seja comum ou aliado ao tráfico de drogas geralmente existente nesses locais. Dessa forma, iniciativas que aumentam a presença do poder público somente no aspecto do policiamento tendem a não gerar bons resultados no médio e longo prazos em termos de redução da violência. 


    A alternativa correta é : CERTO.

  • Certo.

    A ausência do Poder Público permitiu que grupos criminosos se apropriassem de determinadas áreas de periferia, contribuindo expressivamente para o aumento da violência.

    Questão comentada pelo Prof. Reginaldo Veras.