SóProvas


ID
894007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação à certificação digital, julgue os itens que se seguem.

A Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil compõe-se de duas categorias de certificados digitais: A, destinada a atividades sigilosas, e S, destinada à autenticação e identificação.

Alternativas
Comentários
  • As classificações estão invertidas. 
    Categoria A são para autenticação. 
    Categoria S são para atividades sigilosas. 
  • questao parecida do cespe

    Com relação à certificação digital, julgue o item que se segue.

    A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) possui três categorias de certificados digitais: A, destinada à autenticação e à identificação; S, destinada a atividades que envolvam sigilo, e T, destinada ao estabelecimento de carimbo de tempo. Os certificados tipo A4, S4 e T4 podem ser utilizados com chaves de até 4096 bits.

    Escolha uma das alternativas

     

     

    CERTO

  • De maneira resumida, um certificado digital é uma garantia de que aquela pessoa ou entidade é quem de fato diz ser, que aquele documento assinado digitalmente por ela tenha alguma garantia da origem e algum documento destinado a ela seja recebido exclusivamente por ela.
    Quem emite o certificado é um terceiro, chamado de "Entidade Certificadora" ou "Autoridade Certificadora" (AC).  Para que seu certificado seja publicamente válido, a AC recebe fé pública do Estado (no Brasil, concedida pela ICP Brasil) e, para cada pessoa para quem emite certificado, recebe uma série de documentos para seu cadastro.
    Feito o cadastro, é emitido um certificado pessoal cujo cerne consiste em duas chaves: uma pública, mantida pela AC, e uma privada, que é mantida pelo dono do certificado.
    Abaixo, uma ideia de como funciona uma AC:

    Fonte: http://www.gta.ufrj.br/ensino/eel879/trabalhos_vf_2011_2/ricardo/chavepublica.html


    Os tipos de certificado existentes no Brasil:


    Fonte: http://www.cartoriobrandao.com.br/index.php?pG=X19wYWdpbmFz&idPagina=51
  • Só para complementar os comentários

    Na ICP-Brasil estão previstos oito tipos de certificado. São duasséries de certificados, com quatro tipos cada. 

    -

    +Série A (A1,A2,A3 e A4) reúneos certificados de assinatura digital, utilizados na confirmação de identidadena Web, em e-mail, em redes privadas virtuais (VPN) e em documentos eletrônicoscom verificação da integridade de suas informações.

    +Série S (S1, S2, S3 e S4)reúne os certificados de sigilo, que são utilizados na codificação dedocumentos, de bases de dados, de mensagens e de outras informações eletrônicassigilosas. Os oito tipos são diferenciados pelo uso, pelo nível de segurança epela validade.

    -

    Nos certificados do tipo A1 e S1, as chaves privadas ficam armazenadasno próprio computador do usuário. Nos tipos A2, A3, A4, S2, S3 e S4, as chavesprivadas e as informações referentes ao seu certificado ficam armazenadas em umhardware criptográfico - cartão inteligente (smart card) ou cartão de memória(token USB ou pen drive). Para acessar essas informações você usará uma senhapessoal determinada no momento da compra.

    -

    A Validade dos certificados digitais são:

    A1 - S1 - 1 ano ( chave fica no computador) - 1024 bits

    A2 - S2 - 2 anos (tokens e outros) - 1024 bits

    A3 - S3 - 3 anos (tokens e outros) - 1024 bits

    A4 - S4 - 3 anos (tokens e outros) - 2048 bits

    -

    Bons estudos e que Deus nos ilumine nessa caminhada!
    Abraço


  • "A" = Autenticação

    "S" = Sigilo

    Simples! :-)

  • Conceitos invertidos 

  • Tipos de certificados da ICP-Brasil


    * A ICP-Brasil oferece duas categorias de certificados digitais: A e S, sendo que cada uma se divide em quatro tipos: A1, A2, A3 e A4; S1, S2, S3 e S4.

     

    Categoria A é direcionada para fins de identificação e autenticação

    Categoria S é direcionado a atividades sigilosas.

     

    A1 e S1: geração das chaves é feita por software; chaves de tamanho mínimo de 1024 bits; armazenamento em dispositivo de armazenamento (como um HD); validade máxima de um ano;

     

    A2 e S2: geração das chaves é feita por software; chaves de tamanho mínimo de 1024 bits; armazenamento em cartão inteligente (com chip) ou token (dispositivo semelhante a um pendrive); validade máxima de dois anos;

     

    A3 e S3: geração das chaves é feita por hardware; chaves de tamanho mínimo de 1024 bits; armazenamento em cartão inteligente ou token; validade máxima de três anos;

     

    A4 e S4: geração das chaves é feita por hardware; chaves de tamanho mínimo de 2048 bits; armazenamento em cartão inteligente ou token; validade máxima de três anos.

     

    Os certificados A1 e A3 são os mais utilizados.

     

    Fonte: http://www.infowester.com/assincertdigital.php