SóProvas


ID
894082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com base nos conceitos de segurança da informação, julgue o
próximo item.

Os programas, documentos ou mensagens passíveis de causar prejuízos aos sistemas podem ser incluídos na categoria de malwares, que podem ser divididos em três subgrupos: vírus propriamente ditos, worms e trojans ou cavalos de troia.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Malwares são softwares maliciosos, que apresentam uma possível função/vantagem/conteúdo mas na verdade oculta o que realmente faz. Vírus de computador são programas de computador semelhantes aos vírus biológicos, que necessitam de um hospedeiro. Worms são vermes, e assim como na biologia, multiplicam-se comprometendo o desempenho do hospedeiro. Trojans ou cavalos de tróia, como na história, são apresentados como presentes, mas depois abrem as portas de conexão permitindo retorno do invasor ao equipamento infectado.
    Dica CESPE: não tem restrição, não tem negação, não menospreza nenhum software em uma comparação direta, a questão está CERTA.
  • Gabartio: certo.

    Vírus

    Não é à toa que a palavra vírus é a que mais circula quando o assunto é perigos de computador. Afinal, os vírus são os programas mais utilizados para causar danos, roubar informações, etc.

    Os vírus se diferenciam dos outros malwares por sua capacidade de infectar um sistema, fazer cópias de si mesmo e tentar se espalhar para outros computadores, da mesma maneira que um vírus biológico faz.

    Vírus são típicos de arquivos anexos de emails. Isso acontece porque quase sempre é necessário que um vírus seja acionado através de uma ação do usuário.

    Um dos vírus mais perigosos já registrados foi o “ILOVEYOU”, uma carta de amor que se espalhou por email e é considerada responsável pela perda de mais de cinco bilhões de dólares em diversas empresas.

    Worms

    Um worm (verme, em inglês) de computador é um programa malicioso que se utiliza de uma rede para se espalhar por vários computadores sem que nenhum usuário interfira neste processo (aí está a diferença entre vírus e worm).

    Os worms são perigosos pois podem ser disparados, aplicados e espalhados em um processo totalmente automático e não precisar se anexar a nenhum arquivo para isso. Enquanto vírus buscam modificar e corromper arquivos, os worms, costumam consumir banda de uma rede.

     
  • Trojan

    Tome cuidado com este Trojan, forma abreviada de Trojan Horse (cavalo de tróia, em português), é um conjunto de funções desenvolvido para executar ações indesejadas e escondidas. Pode ser, por exemplo, um arquivo que você baixou como um protetor de telas, mas, depois da instalação, diversos outros programas ou comandos também foram executados.

    Isso significa que nem todo trojan prejudica um computador, pois, em alguns casos, ele apenas instala componentes dos quais não temos conhecimento, forçadamente.

    Daí a relação com o cavalo de tróia, historicamente falando. Você recebe um conteúdo que acha ser uma coisa, mas ele se desenrola em outras coisas que você não esperava ou não foi alertado.

    ________________________________________________________________________________________________________
  • QUAL É Á DIFERENÇA ENTRE UM VÍRUS E UM WORM DE COMPUTADOR?

    Ambos o vírus e worm são tipos de programas malware que variam desde muito incômodos até extremamente perigosos. Os vírus se anexam a programas ou arquivos, e contam com pessoas para executar o programa ou abrir o arquivo para que possam infectar um PC. Worms, um subtipo de vírus de computador, são semelhantes a vírus, mas não exigem qualquer ação humana para infectar um PC e se espalham por uma rede e mesmo além, digamos ao se enviar por meio de e-mail para todas as pessoas em seu catálogo de endereços.

    Bons estudos.
  • Exatamente Wanderson!!!

    Os comentários anteriores são maravilhosos, mas não falaram do fato de a questão dizer que malwares são, não só programas, mas também documentos e mensagens! A meu ver (e informática não é meu forte) isso faz da assertiva errada.
    Vamos lá galera da informática, vamos comentar isso!
  • Eu considero a questão como ERRADA, visto que, Adware, Backdoor, Exploits, também são consideradoros Malware! 
  • Os programas, documentos ou mensagens passíveis de causar prejuízos aos sistemas podem ser incluídos na categoria de malwares, que podem ser divididos em três subgrupos: vírus propriamente ditos, worms e trojans ou cavalos de troia. CERTA
    Só marquei essa questão como certa porque sei que a CESPE costuma dar como correta uma questão incompleta pois ainda podemos enquadrar no conceito de malwares as mensagem de divulgação em massa como os hoax e spans, os dispositivos de ataque como SNIFFER e PORT SCANNER, PING OF DEALTH etc, os ADWARES, EXPLOITS, ROOTKITS, BOTs (que são evolução dos worms) e os famosos processos de engenharia social maliciosa como PHISHING, PHARMING etc.
  • Desculpe, mas tenho uma dúvida:

    Quando se trata de malware, os autores costumam citar - além dos três tipos elencados na questão - o Keylogger, Spyware, Adware, Backdoor, e mais alguns nomes.

    Porque o cespe resumiu em somente três tipos? Só Vírus, Worm e trojan?

    Obrigado! Bons estudos!
  • A questão não disse SOMENTE, não restringiu só aos exemplos citados, dando margem para interpretação de que possa existir outros tipos.
  • A questão não precisa incluir todas as opções de vírus para estar certa. Se ela não disse "apenas" ou "somente" e você sabe que tem outras coisas além dessas, então pode considerar certo.
  •  Alguns colegas ficaram com dúvida a respeito de o CESPE ter considerado a assertiva como Certa. Certa vez li uma dica muito interessante sobre
    as questões elaboradas por essa banca em um comentário aqui mesmo no QC, o nobre colega dizia mais ou menos assim:

    1 - Você tem três dedos na sua mão ? Para o CESPE é CERTO.
    2- Você tem cinco dedos na sua mão?  Para o CESPE é CERTO.
    3-  Você tem apenas três dedos na sua mão? Aí sim está ERRADO.

    Espero que tenham entendido o ponto de vista da Banca. Espero ter colaborado. E fico devendo a autoria do comentário.
  • Acho uma sacanagem este tipo de questão. Numa boa, se vocês observarem bem quando ela fala que os Malwres podem ser divididos em três subgrupos, relacionando em seguida os vírus propriamente ditos (grupo 1), worms (grupo 2) e trojans ou calavos de troia (grupo 3), ela está restringindo as espécieis de malwares em três. ISTO PARA MIM É UMA RESTRIÇÃO. Bem diferente seria se ela dissesse que os Malwares podem ser divididos em subgrupos tais como, vírus propriamente ditos, worms e trojans ou cavalos de tróia: neste caso aí sim teríamos a possibilidade de perceber que esta lista de subgrupos não é taxativa, mas sim exemplificativa, o que importaria na existência de outras espécies de Malwares.
  • Trojan e cavalo de tróia não são a mesma coisa? Marquei errado por isso.

    Agradeço de alguém puder esclarecer.

  • Na boa, a partir do momento que a questão afirma que "...podem ser divididos em TRÊS subgrupos...", ainda que não haja o uso das palavras "somente" ou "apenas", é bem possível entender que só existem TRÊS, e não mais. O que sabemos que está errado, pois há mais tipos de malwares.

    Mas enfim, aí já vamos sair da Informática e entrar na Interpretação de Texto, heheh...
  • No enunciado, a banca utillizou a expressão "podem...", e não devem. Portanto, implicitamente, ela não afirmou que sempre será dividido em três subgrupos, sendo apenas uma possibilidade e não negando que existam outros!!!

    É um tipo de questão que devemos saber interpretar os significados das expressões!!!

    Questão CERTA!!!

    Bons estudos!
  • A questão fala em "programas, documentos ou mensagens". O primeiro td bem, mas "documentos ou mensagens"??? Essa foi a parte que me fez errar a questão, alguém da área poderia esclarecer isso?
  • JUSTAMENTE Sillas Luna,
    Achei que ninguem iria comentar sobre isso. O que me fez errar a questão é dizer que malwares sao documentos ou mensagens. 
    Nunca ouvi dizer isso
  • Caros  diogo vieira de oliveira e Sillas Luna, creio que quando a questão diz "Os programas, documentos ou mensagens passíveis de causar prejuízos aos sistemas" ela esteja se referindo, por exemplo, àqueles documentos que possam estar "infectados" com vírus de macro (arquivos do word, excel etc têm ferramentas macro, onde podem haver vírus).

    Espero ter ajudado.
  • Voce sempre melhora o entendimento por aqui! Deus o abencoe, abraco...Fernando Nishimura de Aragao.
  • Peraí... Olha o que a questão diz:

    Os programas, documentos ou mensagens passíveis de causar prejuízos aos sistemas podem ser incluídos na categoria de malwares, que podem ser divididos em três subgrupos: vírus propriamente ditos, worms e trojans ou cavalos de troia.
     
    Tudo bem que programas, documentos e mensagens podem causar prejuízos aos sistemas se carregarem consigo malwares... Mas não são os documentos ou mensagens EM SI que podem ser incluídos na categoria de malwares. E é isso que afirma a questão!!
    Até onde eu sei, documentos e mensagens podem CARREGAR malwares, o que é muito diferente de dizer que eles podem ser classificados como malwares...

    Na boa, essa questão devia ser anulada.
     

     

  • Vírus são pequenos códigos de programação maliciosos que se "agregam" a arquivos e são transmitidos com eles. O vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção.

    Worms, diferentemente dos vírus, são capazes de se propagarem automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. 
    Observe que os worms apenas se copiam, não infectam outros arquivos, pois eles mesmos são os arquivos.


    Trojan Horse (Cavalo de Troia): distingue-se de um vírus ou de um worm por não infectar outros arquivos, nem propagar cópias de si mesmo automaticamente.
    Ou seja, o cavalo de troia não é um worm, tampouco um vírus, visto que o cavalo de troia não infecta outros arquivos, nem se propaga automaticamente.


    Fonte: Ponto dos Concursos - Patrícia Quintão.
  • Os tipos mais comuns de malware:
    -vírus,
    -worms,
    -bots,
    -cavalos de troia (trojans),
    -spyware,
    -keylogger,
    -screenlogger,
    -ransomwares,
    -Backdoors,
    -Rootkits, etc.

  • Opa!

    Até iria comentar, mas faço minhas palvras a da amiga Thais.
  • Galera,

    A palavra passíveis não é restritiva nem ampliativa, ela apenas informa uma POSSIBILIDADE.

    Questão correta!


  • MALWARES (combinação de malicius software - programa malicioso), que executam deliberadamente ações mal-intencionadas em um computador. O termo malware é usado para todo e quaisquer softwares maliciosos, programados com o intuito de prejudicar os sistemas de informação, alterar o funcionamento de programas, roubar informações, causar lentidão de redes computacionais, dentre outros.

    Os tipos mais comuns de malware:

    -vírus,

    -worms,

    -bots,

    -cavalos de troia (trojans),

    -spyware,

    -keylogger,

    -screenlogger,

    -ransomwares,

    -Backdoors,

    -Rootkits, etc.


    Prof.Patrícia Quintão


  • Os programas, documentos ou mensagens passíveis de causar prejuízos...ficou confuso isso!

  • existem varios tipos de malware, tais como: spyware, bot, backdoor, hijacker, rootkit, alem dos citados na questão. (fonte: apostila prof. Rafael Araújo)

    A questão transpareceu que só haviam aqueles tipos descritos, o que não é verdade.

  • Só não entendi mesmo o motivo da Thais está usando a foto da Dilma no perfil... 

  • Aff, que ridículo! É a mesma coisa de dizer "A Terra pode ser dividida em 2 tipos de pessoas: as burras e as inteligentes", e nesse caso vai estar certo. Tem que ser de acordo com o que eles querem inventar. ¬¬
  • Otacílio, comentário ótimo. kkkkkk '-'

  • Mensagens seriam os famosos spams.

    Documentos seriam aqueles vírus de macro  existentes nos documentos compatíveis com o Microsoft Office. Por exemplo Quando você tenta salvar um arquivo, ele salva com a extensão .DOT em vez de .DOC, você provavelmente está infectado por um vírus de macro.

    O Trojan quando é instalado na máquina facilita a conexão remota, é a partir dele que se instalam os spyware, bots, roots, backdoors ...


    Gostaria de postar novamente o comentário do amigo ROBSON FONSECA :

    1 - Você tem três dedos na sua mão ? Para o CESPE é CERTO.
    2- Você tem cinco dedos na sua mão? Para o CESPE é CERTO.
    3-  Você tem APENAS três dedos na sua mão? Aí sim está ERRADO.


    GABARITO: CERTO

  • Para mim os malwares e vírus podem até ser considerados maliciosos, porém um é softwares e o outro programa, como assim dizer que tudo é a mesma coisa??? 

  • Suellen todo programa é um software, logo um vírus é malware (software malicioso). 

    Gosto de uma outra classificação, um pouco mais completa:

    Malware - vírus, worm, trojan, spyware, ransonware, rootkit, adware.


  • Eu marquei errado pois a cespe repetiu a informação. Trojans=cavalo de Tróia...alguém pode me explicar? 

  • denize silva trojan é a mesma coisa que cavalo de tróia.É uma abreviação de trojan horse.

  • Discordo, o fato é que nada tem a ver com a assertiva está incompleta, já que ele diz TRÊS SUBGRUPOS, sendo assim entende que ele quis dizer que há TAXATIVAMENTE estes três tão somente.

    Sendo que há:

    * BOT e BOTNET

    * BACKDOOR

    * PHISHING

    * VÍRUS

    * WORN

     

  • CORRETO . Em relação a  divisão dos grupos (para quem errou por causa disso) 

    Podem ser divididos em três subgrupos:

    1º vírus propriamente ditos,

     2º worms

    3º e trojans OU  cavalos de troia.

    O OU indica que os nomes são sinônimos . Se fosse E ai sim estaria errada.

     

     

  • Certa
    Os principais tipos de codigos maliciosos existentes: Vírus, Worm, Bot, Trojan, Spyware, Backdoor, Rootkit.

  • boa dica nishimura

  • Mas não existem apenas esses tipos de malweres, por isso não concordo que a opção esteja certa.

  • Nas questões de informática, a expressão PODEM, na grande maioria das vezes em que aperece deixa a questão CORRETA.

  • CERTO

     

     

    Os programas: Worms

     

    Documentos ou mensagens​: Trojans ou cavalos de troia

     

     

    Pague o Preço!!!

     

    Deus é Fiel!!!

     

     

  • Cavalos de Troia não é um tipo de vírus?

  • EXATO Phamila, o comentário do Robson diz tudo: "Você tem 1 dedo na mão" - CORRETO. O jeito da banca cobrar é a chave

  • Tâmara, o cavalo de tróia é um tipo de MALWERE 
    As bancas costumam seguir as cartilhas de segurança, essa que vou passar pra você agora trata vírus e cavalo de tróia como "espécies distintas". 
    Dê uma lida toda vez que for estudar informática, as bancas costumam tirar as questões daqui https://cartilha.cert.br/malware/ 

    CAVALO DE TRÓIA
    Cavalo de troia1, trojan ou trojan-horse, é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário. 

    Fonte: cartilha supracitada

  • E OU E OU E OU... FICA ESPERTO!!

  • Para o Cespe, o incompleto não é errado!

     

  • errei porque achei que ela tava diferenciando trojan de cavalo de troia 

  • Nao concordo pq pra mim automaticamente é automaticamente, porem se ele precisa de ativação para se propagar logo nao se propaga automaticamente... Mas fazer oq né? é CESPE

  • Gente, ao que entendi, a Cespe quis dizer que são divididos em 3 subgrupos: Vírus, worms e pragas virtuais (trojans ou cavalo de troia). Pq spywares, ransowares, rootkits, backdoors e etc seriam pragas virtuais que podem ser instaladas por trojans (trojjan downloader, trojan dropper, trojan backdoor, trojan DoS, trojan destrutivo, trojan clicker, trojan proxy, trojan spy, trojan banker - são tipos de trojan), apesar de serem sempre ensinadas separadamente. Posso estar errada, mas é uma explicação que assimilei.

  • tipica questão para se responder ao "pé da letra"

    Errei essa

  • Gabarito. Certo

    Malwares podem ser divididos em três subgrupos ? nunca ouvi isso mas enfim, quero passar e não discutir com a banca.

  • Temos 2 "podem ser" e não afirmando que é, o que deixa a questão correta

  • Se o cespe tá falando quem somos nós meros mortaisssss

  • A própria Cartilha de Segurança CERT subdivide Malwares em 7 subgrupos, quais sejam:

    Vírus

    Worms

    Bots e Botnets

    Spywares

    Backdoors

    Cavalo de Troia (trojans)

    Rootkits

    Gabarito ERRADO

  • essa eu não entendi achei que era mais de 3 grupos errei essa

  • Não é porque tem menos informações, que a questão está errada!

  • Se eu marcasse V, seria F

    E se eu marcasse F, seria V

  • "Podem ser divididos em 3 subgrupos." x "São divididos em três subgrupos"

    Cuidado, a CESPE é assim.

  • O gabarito surpreende todo mundo e tem uma galera que vem justificar o injustificável.

  • tá pior q português pra diplomacia

  • Minha contribuição.

    Os programas, documentos ou mensagens passíveis de causar prejuízos aos sistemas podem ser incluídos na categoria de malwares, que podem ser divididos em três subgrupos: vírus propriamente ditos, worms e trojans ou cavalos de troia.

    (Certo)

    Podem = possibilidade

    Abraço!!!

  • Uma mensagem ou documento pode ser considerado um malware?

     malware são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador.

    Fonte: cert.br

  • CERTO

  • se a questão falasse ''APENAS'' ESTARIA ERRADA ! porém para o cespe incompleta não está errado !

  • Malwares

    Os programas, documentos ou mensagens passíveis de causar prejuízos aos sistemas podem ser incluídos na categoria de malwares, que podem ser divididos em três subgrupos: vírus propriamente ditos, worms e trojans ou cavalos de troia.

    CERTO

    A proposição fala sobre a POSSIBILIDADE --> PODEM, então se mantém correta por apresentar uma possibilidade e esta ser coerente.

    Vírus --> Dependem do hospedeiro (em regra)

    Worms --> Vermes que se multiplicam sozinhos

    Trojans --> Cavalo de troia --> Malware escondido em uma aplicação benéfica que pode ser de diversos tipos

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois transforma o sonho em realidade." 

  • Nova classificação?

    Rootkits, Backdoors, Bots... não existem mais?

  • Não adianta discutir com a Banca, família...é compreender o pensamento dela e seguir em frente...também marquei errado por entender que a banca negligenciou os demais tipos de malwares (spyware, bots...)

  • Para a CESPE incompleta está certa, não esqueçam desse detalhe...

  • Cara...

    Essa questão aí seria passível de anulação x3

    Vírus, Worms e Trojans são TIPOS de malwares e não subgrupos, banca de maluco.

  • Só digo uma coisa, nunca vi esses tais "subgrupos". Se alguém tiver fonte confiável e de renome, ficarei grato.

  • Phishing --> PESCA Informações

    Ransomware --> ENCRIPTA dados --> EXIGE RESGATE

    Cavalo de Troia --> EXECUTA diversas funções --> ESCONDIDO

    Spyware --> MONITORA atividades --> depois ENVIA

    Keylogger --> Teclas digitadas

    Screenlogger --> Cursor/tela

    Adware --> Propaganda

    Backdoor --> PERMITE RETORNO --> acessoFUTURO --> Pelas PORTAS

    Vírus --> PROPAGA cópias de si mesmo --> DEPENDE de execução

    Worm --> PROPAGA automaticamente --> EXECUÇÃO direta --> EXPLORAÇÃO automática

    Bot --> COMUNICA c/ invasor --> CONTROLE remoto --> PROPAGA automaticamente

    Rootkit --> ESCONDE e ASSEGURA --> MANTÉM acesso ao PC

    Cookies --> PEQUENOS ARQUIVOS --> IDENTIFICAM o visitante --> VIOLAM privacidade.

    CERTO

  • Pela leitura que fiz dessa questão, imagino que o EXCLUSIVAMENTE/APENAS é o que a tornaria errada.

  • Questão estranha!

  • Mensagem pode ser um tipo de malware? ._.

  • Então se eu peço peço a um amigo que me dê acesso ao computador dele através do TeamViewer, pra ajudá-lo em algo, e quando ele se distrai eu vou e deleto um arquivo importante dele, agora o TeamViewer ta enquadrado no subgrupo mencionado na questão? kkkkkkkkkkkkkk

    Ta de brincadeira, essa questão deveria estar desatualizadissima!

  • Gabarito: Certo

    São espécies de malwares:

    Vírus

    Worms

    Bot

    Ransoware

    Obs.: Os supracitados possuem a capacidade de se propagar.

    Cavalo de troia

    Spyware

    Backdoor

    RootKit

    Obs.: Já esses, não se propagam.

    Erros, notifiquem.

    Bons estudos.

  • Qual a diferença entre cavalo de troia e trojan?

  • FIQUE TRANQUILO. DEPOIS DE RESOLVER 50.000 QUESTÕES VC COMEÇARÁ A ENTENDER A LÓGICA DO CESPE.