SóProvas


ID
894088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com base nos conceitos de segurança da informação, julgue o
próximo item.

Muito mais eficientes que CDs e DVDs no que se refere a taxa de transferência, capacidade de armazenamento e portabilidade, os pendrives são um meio eficiente de se fazer becape.

Alternativas
Comentários
  • Certo, com ressalvas.
    A questão enumera algumas características e compara as mídias óticas com as mídias portáteis do tipo flash USB. Somente estes itens comparados, fazem a questão ser correta. Mas se considerarmos todas as características, e continuarmos elencando elas até chegar ao quesito integridade e durabilidade da informação gravada, o pendrive certamente perde para a mídia ótica. Para backup (becape), cópia de segurança dos dados do usuário, a mídia ótica é superior em outros requisitos, que na prática, são mais importantes que a portabilidade, capacidade de armazenamento e taxa de transferência. E se considerarmos outras alternativas de backup, um HD do tipo hot-swap, conectado via SATA, por uma gaveta própria, é 10 vezes mais rápido que o pendrive na porta USB... Alguns alunos entraram com recurso para esta questão.
  • Apesar de ter acertado a questão confesso que  marquei com medo rsrs.

    Tem horas que o cespe inventa de mais.(questão anulável)

    vejamos:

    Apesar de possuir muitas qualidades, o pen drive não é recomendado para ser usado como backup, pois, como é pequeno, pode ser perdido facilmente. Ele também está mais vulnerável a ataques e a probabilidade dele contaminar o sistema operacional com vírus é alta, dependendo dos cuidados do uso.


    Bons estudos.
  • taxa de transferencia de pen drives:
    4 gb  6Mbps
    8 gb 12Mbps

    Taxa de Transferencia de CDs:

    1X
    150 KB/s
    2X
    300 KB/s
    8X
    1200 KB/s
    16X
    2400 KB/s
    24X
    3600 KB/s
    56X
    8400 KB/s
  • Um DVD simples tem 4.7GB de espaço, e os pendrives comercializados atualmente tem 16GB, 32GB, 64GB ou mais. Os pendrives tem capacidade de armazenamento maior que uma mídia ótica, mas como citei no primeiro comentário, está difícil 'engolir' esta questão da Cespe.
  • Na minha opinião a questão está corretíssima, nesses três aspectos, o pen drive é superior aos outros. Vamos nos limitar ao que a questão afirma.
    Abs.
  • A questão: Muito mais eficientes que CDs e DVDs no que se refere a taxa de transferência, capacidade de armazenamento e portabilidade, os pendrives são um meio eficiente de se fazer becape.

    A questão pode ser dividida em duas afirmações. A primeira, como os colegas comentaram, está certíssima!

    Já a segunda afirmação - os pendrives são um meio eficiente de fazer becape - é difícil de engolir.


    Interpretar a questão como bem entender já sabendo o gabarito "correto" é fácil... o foda é na hora da prova.

    Bons estudos!
  • Colegas, colocarei o conceito de Eficiência pois o termo causou pequena polêmica neste item.

     Por outras palavras, a eficiência é o uso racional dos meios dos quais se dispõe para alcançar um objetivo previamente determinado. Trata-se da capacidade de alcançar os objetivos e as metas programadas com o mínimo de recursos disponíveis e tempo, conseguindo desta forma a sua optimização.
     Vejamos que as taxas de transferência entre os dispositivos mostram grandes diferenças ( ver comentário do  Diego Duarte), logo a relação de se chagar ao objetivo determinado, fazer o becape com o mínimo de tempo está satisfeita. Não vejo erro na segunda afirmação como aonta o nobre colega acima.

     Na minha opnião o gabarito está Corretíssimo.

    Leia mais: Conceito de eficiência - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/eficiencia#ixzz2Nbgjcl00
  • FIQUEI COM MEDO DO "BECAPE"
  • Cuidado com as palavras "abrasileiradas", Alvaro... rsrrs
  • Em informáticacópia de segurança (em inglêsbackup) é a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados.[1][2]

    Meios difundidos de cópias de segurança incluem CD-ROMDVDdisco rígido, disco rígido externo (compatíveis com USB), fitas magnéticas e a cópia de segurança externa (online). Esta transporta os dados por uma rede como a Internet para outro ambiente, geralmente para equipamentos mais sofisticados, de grande porte e alta segurança. Outra forma pouco difundida de cópia de segurança é feita via rede. Na própria rede local de computadores, o administrador ou o responsável pela cópia de segurança grava os dados em um formato de arquivo, processa e distribui as partes constituintes da cópia nos computadores da rede, de forma segura (arquivos são protegidos), criptografada (para não haver extração ou acesso aos dados na forma original) e oculta (na maioria das vezes o arquivo é ocultado).

    Cópias de segurança são geralmente confundidas com arquivos e sistemas tolerantes a falhas. Diferem de arquivos pois enquanto arquivos são cópias primárias dos dados, cópias de segurança são cópias secundárias dos dados. Diferem de sistemas tolerantes a falhas pois cópias de segurança assumem que a falha causará a perda dos dados, enquanto sistemas tolerantes a falhas assumem que a falha não causará.

    As cópias de segurança devem obedecer vários parâmetros, tais como: o tempo de execução, a periodicidade, a quantidade de exemplares das cópias armazenadas, o tempo que as cópias devem ser mantidas, a capacidade de armazenamento, o método de rotatividade entre os dispositivos, a compressão e criptografia dos dados. Assim, a velocidade de execução da cópia deve ser aumentada tanto quanto possível para que o grau de interferência desse procedimento nos serviços seja mínimo. A periodicidade deve ser analisada em função da quantidade de dados alterados na organização, no entanto se o volume de dados for elevado, as cópias devem ser diárias. Deve-se estabelecer um horário para realização da cópia, conforme a laboração da organização, devendo ser preferencialmente nocturno. Para uma fácil localização, a cópia deve ser guardada por data e categoria, em local seguro.

  • Prezados, 

    Mais uma vez vejo o quanto é chato ter que ler comentários simplesmesmente colados da internet... vamos ao que interessa.

    Colega Robson, respeito muito sua resposta, mas acredito que falte um elemento a tal conceito. Vejamos:
    "a eficiência é o uso racional dos meios dos quais se dispõe para alcançar um objetivo previamente determinado."

    Vejamos então o motivo de não serem eficientes na realização do backup (ou becape):
    1) Falta de integração com o arquivo local - No momento que o pen drive é displugado, o arquivo local e este podem ser versionados diferentemente (ex: conteudos salvos distintos em cada um);
    2) Pen Drives são facilmente perdidos;
    3) Pen Drives são frágeis;
    4) Alto risco de corrupção de dados - Se o drive não é desmontado antes de ser desconectado, o risco de corrupção de informação é grande;
    5) Baixa velocidade de leitura-gravação - Mesmo USB 3.0, se comparado à outras tecnologias de backup, ainda encontra-se defasado
    6) Pessoas jurídicas públicas ou privadas sequer consideram o Pen Drive como meio de backup. Imagine a falta de confiabilidade que um dado neste meio possui? Completa falta de segurança da informação. 
    http://www.tuaw.com/2011/09/07/reasons-why-usb-thumb-drives-are-the-wrong-choice/

    Assim, considero os Pen Drives um meio completamente inapropriado de se realizar backup. Deve-se considerar como requisito mínimo ao backup confiabilidade e disponibilidade da informação ao longo do tempo.

    Sem mais
  • Concordo demais com o comentário do colega acima. Fazer backup de arquivos em pendrive eu acho até loucura. Recentemente, inclusive, eu me dei mal fazendo isso. Já meus DVD´s antigos até hoje permanecem funcionando numa boa.

    Quanto a velocidade deles, depende de qual pendrive está sendo comparado e qual mídia. Isso é muito subjetivo.

    O cara que elaborou essa questão se excedeu demais.
  • O pendrive é meio eficiente de fazer becape? 
    tá bom... então vou enviar um pendrive para o cara da TI do CESPE para ele fazer o becape do banco de questões do CESPE...
  • pessoal deixem de drama(sempre quisdizer isso kkkk...) a banca queria dizer que é mais prático..assim na correria eu já fiz becape com  pen drive...
  • Eu errei a questão, ao pensar que o pendrive não é o mais adequado para fazer um backup. Só depois reparei na limitação da questão, ele é mais eficiente "no que se refere a taxa de transferência, capacidade de armazenamento e portabilidade", o que torna a questão correta.

  • Eu errei a questão, por não atentar ao conceito de eficiência. Do ponto de vista da durabilidade, e da possibilidade de alteração, fazer backup num pen drive  é uma péssima idéia (você tem grandes chances de perder os dados eventualmente).
    Mas do ponto de vista da eficiência (em sentido estrito), o pendrive é rápido e barato, tornando o seu uso para armazenar a informação eficiente.
  • Realmente pendrive não é nem uma brastempe para fazer becape, mas eu acho que a comparação que a doida fez foi correta !!!!!  
  • Sou péssimo na matéria, mas acertei por uma questão de interpretação.  

    Em momento algum foi falado que o pendrive é melhor que o CD ou DVD para o becape. Mas que é mais eficentes que estes últimos quanto a taxa de transferência, capacidade de armazenamento e portabilidade... apenas isso. Sabemos que é mais prático carregar um pen drive do que um cd, que a capacidade do pendrive pode ser muito maior do que um dvd por exemplo, e que supera na taxa de transferência. Ou seja, nesses atributos, e apenas neles, eles são muito mais eficientes do que os CDs e DVDs, e que por isso, são um meio eficiente de fazer backup. 
    Repare que ele nem está comparando quanto ao backup, e sim chegando a conclusão lógica de que é um meio eficiente.
    Por eficiencia, acredito que todo mundo consegue vizualisar, a grosso modo, uma relação de custo benefício. Pronto, cumpre sim com eficiencia esse papel, na praticidade, na taxa de transferencia e na capacidade de armazenamento.

    Fiquei um pouco assustado com o "muito mais eficientes"... mas realmente, apesar de intensificar, está correto em relação aos 3 atributos apresentados.

    Eu achei essa questão muito simples. As vezes quem já ta sabendo demais costuma procurar coisa onde não tem.
  • O CESPE deveria primeiro definir se pode ou não fazer becape em pendrive.

    Vejam a questão http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/816a3cae-e5

    Inicialmente, a organizadora considerou possível fazer becape em pen-drive e depois mudou o gabarito com a seguinte justificativa: 

    "Não é verdadeira a afirmação categórica do item, visto que a suposta veracidade de tal assertiva implicaria, por exemplo, em caracterizar como procedimento de becape a cópia (para o pendrive) de um arquivo exclusivamente localizado no pendrive. Dessa forma, opta-se pela alteração de gabarito."

    Nesta questão, o CESPE considerou possível fazer becape em pendrive e ainda disse ser mais eficiente que em outros tipos de mídia. E aí? Errei a questão porque considerei não ser possível fazer becape em pendrive. Só mais um comentário: as duas questões são de 2013.
  • Vamos analisar melhor isso aí.

    Essa outra questão que vc citou diz o seguinte:
    "Replicar documento em pendrive consiste em procedimento de becape."

    O CESPE considerou como correta e depois alterou o gabarito para errada, justificando assim: "Não é verdadeira a afirmação categórica do item, visto que a suposta veracidade de tal assertiva implicaria, por exemplo, em caracterizar como procedimento de becape a cópia (para o pendrive) de um arquivo exclusivamente localizado no pendrive. Dessa forma, opta-se pela alteração de gabarito."

    Perceba que o CESPE não está falando que não dá pra fazer backup no pendrive. É claro que dá! Não foi por esse motivo que eles alteraram o gabarito...
    Eles alteraram o gabarito porque a assertiva não especifica se o documento a ser replicado está dentro ou fora de um pendrive.
    Logo, se o documento em questão estiver no pendrive, a sua réplica não será um backup, mas uma simples réplica.
    Por outro lado, se o documento estiver fora do pendrive, sua réplica feita dentro do pendrive será um backup.

    Observe também a ambiguidade da questão. "Replicar documento em pendrive"... Parece que se está falando do ato de "replicar documentos" feito dentro de um pendrive, que, obviamente, não será necessariamente um backup.
    É como se eu falasse o seguinte: "Abrir o pendrive e dar ctrl c + ctrl v nos arquivos é fazer backup"... Isso está errado e é diferente de eu falar: "Dar ctrl c em documentos e, então, dar ctrl v dentro de um pendrive é fazer backup", que estaria certo (apenas mal escrito hehehehe).
    Não sei se ficou claro, achei um pouco difícil de explicar essa ambiguidade.
  • Essa questão sendo verdadeira, a questão Q318366 tambem deveria ser, pois dizem basicamente a mesma coisa. Tanto é que acertei uma e errei a outra.
  • É ineficiente, onde já se viu isso, só a CESPE mesmo, aff...

    Um pendrive GRANDE tem 32GB, um HD pequeno dos vendidos atualmente tem 500GB,

    ou seja, meu backup só poderia salvar menos de 10% dos meus arquivos, ou seja, é INEFICIENTE!


    E sobre uma hora a questão estar como certa e outra hora como errada,

    deveria ter uma lei pra regulamentar essa palhaçada e a banca ter que 

    seguir sempre sua própria "jurisprudencia" em todas as disciplinas.

    Adotada uma resposta como CORRETA em 1990, ela tem que permanecer

    CORRETA, a não ser que as condições mudem sua resposta. Não é? :)

  • A questão aqui está correta. O pen-drive é mais eficiente que o DVD/CD; não tem muito o que se discutir. 

    A outra questão apontada pelo colega é esta aqui:
    "Replicar documento em pendrive consiste em procedimento de becape."

    Tem uma redação (bem) confusa. Mas acredito que o examinador quis dizer que vc replicar um documento do pen-drive, ao próprio pen-drive seria backup. O que normalmente não é; backup só é útil quando vc salva em locais diferentes. Mas perceba que o assunto é diferente.

  • Acredito que pra resolver essas questões da banca Cespe não devemos desconstruir demais a questão. Eles não questionam o tamanho do backup (se 3GB ou 300GB)... simplesmente afirmam que é mais fácil copiar aquivos para um pen-drive do que para CD's e DVD's.

    Sucesso a todos!

  • "...os pendrives são um meio eficiente de se fazer becape."

    Eficiencia de um pendrive é indiscutivel.

    Questao correta pois se limita a um unico fator.

  • Realmente devemos analisar com cuidado este tipo de questão. 

  • não chega a ser o mais seguro


  • Bom, de fato o pendrive tem maior taxa de transferência do que um DVD, porém, contudo, todavia, na segurança, aquele não oferece muito desempenho.

  • Relativo. Se for um pendrive de 2GB, terá maior capacidade de armazenamento do que um DVD? CD's e DVD's não tem boa portabilidade? São gigantes? "Muito mais eficientes que CDs e DVDs..." Depende, oxi.

  • é daquele jeito.. a tipica questão de informática em que estando com gabarito constando CERTO ou ERRADO pode estar correto se for pensar em algumas coisas basicas que poderia sim alterar o gabarito para ambas opções..

  • Os pendrives, que utiliza um tipo de memória flash, o que permite gravar varias vezes,oferecem muitas vantagens, entre elas esta justamente poder ser utilizado para a realização de bacapes e possuirem maior espaço de armazenamento e portabilidade em relação a outras mídias de memoria secundária.

  • Rapaz, marquei certa com certo receio. A questão faz um juízo de valor, logo, achei que estivesse errada, mas relendo, você pontua como certa.

  • Pedro Bonfim viaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaja.

    A questão que ele cita não tem nada a ver com o fato de poder ou não fazer backup em pendrive

  • Quem pensou pelo método do nishimura errou :!
  • Como eu morro de dar risada. "Becape" heheueuehuhehua, pois é, prestar concurso público também é se divertir com as presepadas dessas bancas.

  • Otávio, com o novo acordo ortográfico, diversas palavras em inglês foram aportuguesadas e incluídas em nosso vocabulário, entre elas a palavra "becape". Só dar uma olhadinha no V.O.L.P.

  • A taxa de transferência em dispositivos que já vem acoplados, exemplo o drive de CD, DVD e HD, são mais eficientes do que o encaixe de um dispositivo externo, caso do pendrive, uma vez que já se encontra instalado. Logo, a transmissão de dados seria mais eficaz em CD e DVD.

    Vejo erro claro na assertiva!

  • E, acrescentando ao comentário da Ghuiara Zanotelli, a banca Cespe sempre elabora suas provas utilizando termos aportuguesados, quando existentes. Caso vá realizar alguma prova para tal banca, é interessante que você, Otávio, atente-se a isto, para não achar que a questão está incorreta pela praxe da banca. 


    Bons estudos!!!

  • Por muito menos o CESPE anulou questões de informática por dupla interpretação. E essa?! Capacidade de Armazenamento?! Nem sempre!! Ainda gravo meus filmes, shows e músicas em dvd, visto que meu pendrive é de 2GB, onde prefiro gravar meus arquivos do trabalho, pela flexibilidade de "movimentação" dos arquivos. Questão tosca, muito difícil de ser avaliada no momento "quente" da prova.

  • Dhonney Monteiro é pq a dica é para 99% dos casos. Aquele 1% é vagabundo.

  • kkkkkkkkk Que esse 1% não esteja na prova dia 15 , Julyana.

  • Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: MPU

    Prova: Técnico Administrativo

    Resolvi errado

    A respeito de segurança, organização e gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas, julgue os itens que se seguem.

    Replicar documento em pendrive consiste em procedimento de becape.

    Q318366

    Alguém sabe me dizer porquê essa questão teve o gabarito ERRADA e esta ai está certa?

  • renan cardoso!!!!!

    essa questao que vc postou esta errada pois ele diz replicar em pendrive, ou seja dentro do próprio dispositivo!!!!! portanto não é backup

  • Embora menosprezou, rejeitou e humilhou os CDs e DVDs, a questão está certa;

  • Questão topppp

  • QUESTÃO CORRETA

     

    A QUESTÃO TRATA DE BECAPE/BACKUP e EFICIÊNCIA!

     

    "Muito mais eficientes que CDs e DVDs no que se refere a taxa de transferência, capacidade de armazenamento e portabilidade, os pendrivessão um meio eficiente de se fazer becape.

     

    GALERA, ao portarmos um CD ou DVD, corremos mais risco de destruição de dados (ex.: expor ao sol). Um DVD simples tem 4.7GB de espaço e um DVD dupla face tem 9.4GB. Já os pendrives, nos dias de hoje, têm 16GB, 32GB, 64GB ou mais de (armazenamento). Acertei a questão, mas enxerguei com relação ao que ela está pedindo (EFICIÊNCIA). O pendrive se torna mais EFICIENTE nos 3 atributos (armazenar, portar e transferir), não que seja melhor que o DVD ou CD.

     

    PRF, SELVA BRASIL!

  • A TECNICA DO NISHIMURA FOI PARA A VALA NESSA AI...

  • E ai NISHIMURA ? faz o que agora ? 

  • Essa está dentro dos 5% do Nishimura kkk, marquei certo por bom senso!

  • Só observo o pessoal indo na técnica  antiga do nishimura kkkk, procurem entender o conteúdo da questão , pq se nn vai se dar mal,inclusive aqui em Alagoas.

  • Técnina de nishimura aqui não valekkkk

  •  o massete ching ling não deu boa kkkk

  • Guerreiros, a técnica do Nishimura é excelente sim, já acertei muita questão por ela, mas temos que entender o contexto antes também, nem sempre a técnica da certo. Realmente, o pen drive é muito mais eficiente que CD´s e DVD´s.

  • CERTA,

     

    ¬ CD ou DVDs:

     

    *Limitados em termos de espaço (CD 700MB .......... DVD 4,7GB ou 9,4GB);

    *Frágeis (podem arranhas, perder dados com a ação dolar);

    *Portabilidade (são objetos relativamente grandes).

     

     

    ¬ PENDRIVE

     

    *Limitados em termos de espaço; (Porém, já temos pendrive de 512 GB até 1Tera)

    *Frágeis, porém...mais seguros que os CDs ou DVDs.

    *Portabilidade (são objetos relativamente grandes).

     

    Coragem e Fé, senhores.

    bons estudos.

  • Meio eficiente de se fazer becape??? Só se for em 2013 mesmo....

     

  • quem foi pelo metodo que quando compara ta erra se fudeu igual eu kkkk

  • A cespe só quer ser Deus. nam

  • CERTO

    Muito mais eficientes que CDs e DVDs no que se refere a taxa de transferência, capacidade de armazenamento e portabilidade, os pendrives são um meio eficiente de se fazer becape.

  • Gab.: CERTO!

    Pen Drive não é seguro como a banca afirma, porém na comparação que ela fez com os CDs/DVDs tornou a questão menos errada.

  • Se analisar calmamente a relação de um CD/DVD com o PENDRIVE proposto pela questão. Há eficiência!

  • O Pendrive, se considerarmos tecnologias como o USB 3.0 e superiores, possui taxas de transferência bem mais altas do que CDs e DVD, capacidades de armazenamento maiores (como 16GB, 64GB e mais), facilidade de transporte (que não precisa de capas para proteger a mídia.

    Ainda, servem também pare becape, quando guardamos cópias de arquivos que queremos proteger.

    Item correto.

  • Questão torta. pen drive usa memória flash. O que o torna mais propício para perder arquivos.
  • Atentando-se ao que pede unica e exclusiivamente a questão, vejamos que ela está correta. Complicado é quando estamos cheios de teorias na cabeça para responder como se fosse um especialista em informação.

    Vejamos o enunciado:

    Muito mais eficientes que CDs e DVDs no que se refere a taxa de transferência, capacidade de armazenamento e portabilidade, os pendrives são um meio eficiente de se fazer becape.

    Agora correlacionemos apenas com o significado da palavra portabilidade:

    substantivo feminino Propriedade do que é portável, daquilo que se consegue portar, carregar ou levar de um lugar para outro

    O que é mais fácil de carregar/Portar: Um CD/DVD ou um Pendrive? Não precisa nem saber quanto de capacidade cada um tem. São alguns desses macetes que nos ajudam a matar questões estilo cespe.

  • NISHIMURA FOI PRO LIXO KKKKKKKK

  • pendrive e backups? ainda numa questão de 2013? kekek eita

  • Já fiz becape no meu pen drive, deu problema e perdi tudo. Ou seja, não foi nada eficiente!

  • A questão não quer saber se pendrive usa memória flash ou se o seu pendrive é ruim! ela está comparando três tecnologias que claramente têm diferenças e que o pendrive se sobressai

    GAB: C

  • 2013 - CERTO

    2020 - ERRADO

  • Método Nishimura: Se menosprezou está errado e....

    se ferrou kkkkkkkkkk

  • Toma ai teu nishimura, estuda não, bobo.

  • Gabarito Certo.

    A questão está comparando a tecnologia, qual seria o mais eficiente, o pendrive seria mais eficiente que o CD e DVD. CD´s e DVD´s tem bem menos capacidade de transferência e capacidade de armazenamento do que os pendrives, logo os pendrives são mais eficientes.

    Que mané conceito de Nishimura " negou ou menosprezou tá errado "aqui é na Raça dos estudos!

    Bons estudos!✌

  • Gente, a técnica do Nishimura não é feita cegamente, deve ser com bom senso, quem tá criticando entendeu que deve confiar sempre? Independente de qualquer coisa?

    O Nishimura foi um estudante que antes de ser concursado COMENTAVA DE GRAÇA, ajudando vários alunos, material barato e acessível, tenha bom senso e use a RAZOABILIDADE para responder as questões com esse método.

  • Gabarito: Certo.

    CDs e DVDs já possuem uma limitação: a máquina do usuário deverá ter suporte à gravação. Embora isso tenha crescido e hoje quase todas tenham, na época da questão, não era algo que toda máquina possuía. Segundo, a gravação nunca foi algo muito rápido. Até mesmo arquivos com poucos megas demoravam para serem gravados. Terceiro, o que é mais fácil de se portar? Nitidamente é mais simples levar um pendrive numa mochila, num bolso, do que levar um CD ou DVD que demanda mais espaço. Por fim, os pendrives são meio eficiente de backup? Sim. Se você fizer um backup no teu CD/DVD e tiver um arranhão, por exemplo, você pode perdê-lo e adeus backup.

    Bons estudos!

  • Achei bem subjetiva

  • é serio que tem gente que acha que os pendrives não são um meio eficiente de se fazer becape?

    você tão é procurando pelo em ovo