SóProvas


ID
894091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com base nos conceitos de segurança da informação, julgue o
próximo item.

Arquivos anexados a mensagens de email podem conter vírus, que só contaminarão a máquina se o arquivo anexado for executado. Portanto, antes de se anexar um arquivo a uma mensagem para envio ou de se executar um arquivo que esteja anexado a uma mensagem recebida, é recomendável, como procedimento de segurança, executar um antivírus para identificar possíveis contaminações.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    Procedimento básico de operação do computador, com resposta padrão esperada pela banca. Todos os arquivos, anexos como EXE, COM, BAT, PIF, DOC, DOCX, XLS, XLSX, PPT, PPTX, PPS, PPSX, PDF, WMV, entre outros, devem ser verificados com antivírus antes de enviar, e após efetuar o download do anexo, especialmente quando é de uma fonte conhecida. Fonte conhecida não significa fonte confiável.
  • Tem como pegar vírus em um e-mail só de abri-lo sem abrir o anexo?
    Não, voçê pode abrir à vontade,desde que não acesse a links nem abra anexos duvidosos, tenha em atenção principalmente as extensões EXE, mas no caso do hotmail, ele bloqueia logo o email e voçê tem de clicar em "mostrar conteúdo", isso já é uma pista, mas por vezes são emails inofensivos que não carregam o conteudo e que voçê precisa mesmo de clicar nisso ...
    Também alguns virus, exibem um alerta logo que voçê abre o email mesmo sem clicar em nehum link nem anexos ...

    Questão correta.

    Bons estudos.
  • Mas, se não me engano, o cespe anulou uma questão um dia desses, por entender que ha alguns virus que não precisam ser executados para contaminar.  Alguém confirma???
  • Afirmativo Andreia, O CESPE e suas incoerências, no item abaixo o mesmo anulou o item que contém o mesmo assunto, que é sobre a necessidade de se executar o arquivo para a contaminção por vírus.S gue abaixo: 
     Q259854    Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Cargos de Nível Superior - Conhecimentos Básicos (Cargos 1 e 7) Disciplina: Noções de Informática | Assuntos: Segurança da Informação; 
    A respeito de segurança da informação, julgue os itens subsequentes.
    Para que um vírus de computador torne-se ativo e dê continuidade ao processo de infecção, não é necessário que o programa hospedeiro seja executado, basta que o e-mail que contenha o arquivo infectado anexado seja aberto.

    Segue o mesmo comentário que postei na seguinte questão:

    Essa questão foi anulada pela banca.
    justificativa :  Há determinados tipos de vírus de computador em que é suficiente que o e-mail que contenha o arquivo infectado anexado seja aberto para que ocorra o processo de infecção. Dessa forma, a redação do item pode ter induzido o candidato ao erro, motivo suficiente para sua anulação.
    Questão ANULADA.
    Fonte : http://www.cespe.unb.br/concursos/tre_rj_12/arquivos/TRE_RJ_2012_JUSTIFICATIVA_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF



    Questão 48 da prova.

        Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui. |  editar |  excluir 
     
     
  • Para complementar, segue também o posicionamento do Professor João Antônio do site Eu vou passar, postado pela colega :
     Elke Fernanda 
    Anulação correta. Já existem vírus que são executados sem a intervenção de terceiros. Como também, vírus automaticamente acionados quando plugamos pendrives ou CDS, como é o caso do AUTORUN.INF
    Autorun.inf: alguns vírus e outros programas criam um arquivo chamado autorun.inf nos pendrives e CDs, para que possam ser executados assim que esses discos forem inseridos no micro. 

    Fonte: João Antônio - euvoupassar - segurança da informação

    vamos aguardar o GABARITO definitivo.

  • Errei essa questão na prova justamente porque me lembrei dessa questão anulada!
    Contradição total do CESPE! Chateadaaa!!!
    Vamos em frente! Desistir jamais!!!
    Em tempo, não houve manifestão da banca e o gabarito definitivo foi dado como CERTO!
  • Questões de informática do Cespe dá vontade de deixar todas sem resposta, pq nunca se sabe qual a posição deles e o que eles realmente querem....difícil viu, prefiro a info da FCC rs
  • O jeito é entrar com recurso bem fundamentado nessas questões. Tem vários gabaritos errados nessas provas ultimamente. 
  • Um exemplo de vírus que contamina o computador ao abrirmos o email é o chamado vírus de script, que infecta scripts do Java. Acontece que é um tipo de vírus em desuso, haja visto que os servidores de email desenvolveram mecanismos de proteção contra os mesmos. Acredito que é essa a fundamentação do Cespe para adotar tal posicionamento.
  • OBS: Worm não é vírus!!! A cartilha da CERT é um ótimo material para estudo.
    http://cartilha.cert.br/malware/
  •  WORM É UM TIPO DE ATAQUE,NÃO É UM VÍRUS.
  • Vírus são pequenos códigos de programação maliciosos que se "agregam" a arquivos e são transmitidos com eles. O vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção.

    Worms, diferentemente dos vírus, são capazes de se propagarem automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. 
    Observe que os worms apenas se copiam, não infectam outros arquivos, pois eles mesmos são os arquivos.


    Trojan Horse (Cavalo de Troia): distingue-se de um vírus ou de um worm por não infectar outros arquivos, nem propagar cópias de si mesmo automaticamente.
    Ou seja, o cavalo de troia não é um worm, tampouco um vírus, visto que o cavalo de troia não infecta outros arquivos, nem se propaga automaticamente.


    Fonte: Ponto dos Concursos - Patrícia Quintão.
  • Pessoal, também errei a questão, mas faz sentido. Vejam o que entendi:
    "Arquivos anexados a mensagens de email podem conter vírus, que contaminarão a máquina se o arquivo anexado for executado." 
    De modo geral é verdade, pois há vírus que realmente só contaminarão a máquina se forem executados.  O "que" retoma ao termo "vírus", ou seja, é um referente explicativo. É claro que existem outros tipos de vírus que não precisão ser executados para infectar uma máquina. 

    Eu entendi desse jeito. Pois a banca não alterou e nem anulou o gabarito.
  • Essa questao aqui vai muito pelo logica tambem. A sua maquina não é infectada simplesmente porque voce recebeu um e-mail com algum anexo malicioso.

    Vale aquela velha dica de sempre: "não saia clicando no que não sabe."

    "... é recomendável, como procedimento de segurança, executar um antivírus para identificar possíveis contaminações." Não é o unico meio, mas é recomendável.

  • Pensei que o antivírus fazia isso de forma automática, ao menos era de se esperar ou não?

  • É tao lindo ver o cespe usando expressões como "é recomendável; pode; é possível..."

  • CERTO.

     

    Arquivos anexados que contenham vírus só contaminarão a máquina se forem executados, para evitar a contaminação deve-se executar um antivírus.

  • Robson Fonsec, teve uma questão na prova de técnico do INSS que tbm se referia à infecção de vírus apenas qdo se abria o arquivo, muita gente errou crendo que a denominação correta deve ser EXECUTADO. 

  • Existem vírus que infectam simplesmente porque o e-mail foi aberto. Logo, o que se deve observar na questão, na minha opinião, é o início da sentença, que diz expressamente que os arquivos anexados estão infectados. Logo, apenas se abri-los. Errei essa questão por não observar a expressão.

  • Galera, uma dúvida aqui:

    "...Portanto, antes de se anexar um arquivo a uma mensagem para envio..."

    Eu vou executar o antivirus para anexar um arquivo no email que pretendo enviar? Tipo, esse arquivo ja não foi rastreado enquanto esta na minha máquina???

  • Carlos Albrecht, é possível o antivírus não ter verificado um arquivo (arquivo compactado, como exemplo), depende da configuração do seu antivírus.

    Assim é recomendável verificar o arquivo(s) antes de anexar ao e-mail para identificar possíveis contaminações.

  • Questão de um nível hard fácil que tentamos enxergar o erro que não existe.
  • Dividindo a questão em duas partes, temos:

    I - Arquivos anexados a mensagens de email podem conter vírus, que só contaminarão a máquina se o arquivo anexado for executado.

    II - Portanto, antes de se anexar um arquivo a uma mensagem para envio ou de se executar um arquivo que esteja anexado a uma mensagem recebida, é recomendável, como procedimento de segurança, executar um antivírus para identificar possíveis contaminações.

    Pulando logo para a segunda parte, não há nenhum erro ou incoerência no enunciado. Trata-se de um procedimento padrão em segurança da informação a utilização de um antivírus.

    Acerca da parte I, ao menos que a banca dê sinais que está querendo a exceção, deve-se ir pela regra.

    Via de regra, vírus necessitam de uma ação, direta ou indireta, para deixarem o estado de latência.

    Dessarte, ao meu ver, a questão encontra-se correta, pois a banca seguiu a regra.

    Essa celeuma toda foi por que no ano de 2012, no concurso do TRE-RJ (Q259854), a banca anulou uma questão que afirmava que ''não é necessário que o programa hospedeiro seja executado, basta que o e-mail que contenha o arquivo infectado anexado seja aberto''.

    Hodiernamente sabemos que isso é verdadeiro, como a própria banca justificou na anulação: há determinados tipos de vírus de computador em que é suficiente que o e-mail que contenha o arquivo infectado anexado seja aberto para que ocorra o processo de infecção. Dessa forma, a redação do item pode ter induzido o candidato ao erro, motivo suficiente para sua anulação.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/tre_rj_12/arquivos/TRE_RJ_2012_JUSTIFICATIVA_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF

    #Tortuous paths...

  • Q298028 - Arquivos anexados a mensagens de email podem conter vírus, que só contaminarão a máquina se o arquivo anexado for executado. Portanto, antes de se anexar um arquivo a uma mensagem para envio ou de se executar um arquivo que esteja anexado a uma mensagem recebida, é recomendável, como procedimento de segurança, executar um antivírus para identificar possíveis contaminações. (CERTO)

    --------------------------------

    Q544404 - A fim de evitar a infecção de um computador por vírus, deve-se primeiramente instalar uma versão atualizada de um antivírus, e somente depois abrir os arquivos suspeitos anexados a emails. (ERRADO)

    --------------------------------

    A diferença: preciso mesmo executar o arquivo? usa antivírus.

    O arquivo é suspeito? nem executo.

  • Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    fonte: cartilha.cert.br/malware/

    QUESTÃO ERRADA

  • A cespe sempre se contradizendo, desisto de informática pra cespe namoral
  • Gente como que faz? O cespe diz uma coisa, depois diz outra, não sei mais em que acreditar...

  • Somente se for executado?

    Acabei de resolver uma questão ainda pouco que falava que basta somente abrir o email para ocorrer a infecção.

    Que banca horrivel!

  • Questão maravilinda *-*

    gab.C

  • Como assim? recomendável, como procedimento de segurança, executar um antivírus para identificar possíveis contaminações.????

    Antes de abrir um link no email, tenho que executar um antivírus no meu computador???/

    Nunca fiz isso!

    Pra mim, ele era capaz de fazer o trabalho dele, sem eu pedir kkkkk

    Alguém confirma, se isso realmente é necessário?

  • EU, EU, EU, recomendaria não abrir um arquivo que você suspeite não ser confiável. Simples!

    Recomendação da CESPE: recomendo essa e depois essa; dependendo do meu humor eu decido o gabarito -.-

  • CESPE FALA UMA COISA DEPOIS OUTRA.....FICA DIFICIL ASSIM!!

    DECIDE SE FAZ ESSE PROCEDIMENTO MENCIONADO NA QUESTÃO OU SE RECOMENDARIA NÃO ABRIR UM ARQUIVO SUSPEITO.

  • GAB. CERTO

    Procedimento básico de operação do computador, com resposta padrão esperada pela banca. Todos os arquivos, anexos como EXE, COM, BAT, PIF, DOC, DOCX, XLS, XLSX, PPT, PPTX, PPS, PPSX, PDF, WMV, entre outros, devem ser verificados com antivírus antes de enviar, e após efetuar o download do anexo, especialmente quando é de uma fonte conhecida. Fonte conhecida não significa fonte confiável.

    GAB. PROFESSOR QC