SóProvas


ID
894409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

C:>nslookup
Servidor Padrão: UnKnown
Address: 192.168.1.1
> set type=ptr
> www.google.com
Servidor: UnKnown
Address: 192.168.1.1

google.com
    primary name server = ns1.google.com
    responsible mail addr = dns-admin.google.com
    serial = 1507969
    refresh = 7200 (2 hours)
    retry = 1800 (30 mins)
    expire = 1209600 (14 days)
    default TTL = 300 (5 mins)
>

Com base no trecho de código acima, que se refere a uma consulta realizada na Internet, julgue os itens que se seguem.

O TTL correspondente a 300 foi o tempo que a consulta levou para ser armazenada, em cache, no roteador que gerou a última rota do pacote.

Alternativas
Comentários
  • TTL é um acrónimo do inglês Time to Live, que significa o número de saltos entre máquinas que os pacotes podem demorar numa rede de computadores antes de serem descartados (máximo de 255).

    Qualquer router está programado para descontar uma unidade do TTL aos pacotes que o atravessam. Esta é uma forma de evitar que os pacotes permaneçam na rede por tempo infinito, caso o routing não esteja a ser feito devidamente, como no caso de looping.

    Este valor também é útil no rastreio de circuitos percorridos pelos pacotes, como faz a ferramenta tracerouting.


  • Prezados,

    O TTL informado pelo nslookup não representa o tempo que a consulta levou para ser armazenada, e sim quanto tempo ela será guardada em cache.

    Portanto, questão errada.


  • O TTL no DNS é utilizado por outros servidores DNS para determinar por quanto tempo o registro será armazenado no cache destes servidores, após o registro ter sido carregado em resposta a uma consulta feita ao servidor. Transcorrido o tempo definido neste campo, o registro é descartado. Portanto, cuidado para não se confundirem com o conceito de TTL utilizado no protocolo ip, por exemplo, que identifica a quantidade de saltos que um pacote poderá percorrer na rede.

  • O TTL de um servidor DNS é o tempo que o registro ficará armazenado na cache desse servidor. Por exemplo, caso alguém consulte um dominio www.exemplo.com.br, se o servidor DNS tem o TTL 3600 (significa 3600 segundo = 1 hora), qualquer consulta que seja realizada para este domínio dentro desta 1 hora, irá utilizar a informação que está na cache. Transcorrida 1 hora, essa informação sai da cache.