Sistema de arquivos está relacionado à forma como o Sistema Operacional faz o gerenciamento dos arquivos. Os sistemas de arquivos mais comuns utilizados no Windows são: NTFS e FAT32. Já para Linux temos uma gama de opções muito maior, como por exemplo: EXT2, EXT3, EXT4, ReiserFS, XFS e outros.
Lembrando que nos Sistemas Operacionais temos a possibilidade da execução de programas que possuem tamanho maior do que a memória RAM disponível, para isso usa-se o conceito de Memória Virtual. Ela funciona com a ideia de se dividir o programa que será executado na memória RAM, enviando a ela somente as partes necessárias naquele momento, enquanto as outras partes ficam aguardando em uma partição que se encontra no disco rígido, uma Partição Swap.
O próprio Sistema Operacional realiza automaticamente o gerenciamento das partes do programa na Partição Swap. Geralmente a configuração desta função pode ser realizada na instalação do próprio Sistema Operacional.
Na instalação do sistema operacional Linux Ubuntu Desktop 12.10, encontra-se a criação automática da Partição Swap, porém ela também pode ser configurada de maneira personalizada pelo usuário se ele desejar.
A Partição Swap, assim, possui uma função específica, diferente do resto dos arquivos no disco rígido, por isso apresenta um sistema de arquivo diferente do padrão comum encontrado no próprio disco rígido.
juniorjales
fonte:https://concursos.estrategiaeducacional.com.br/questoes/61904958