-
Alguém sabe explicar?
-
A camada de rede recebe os fluxos de dados e os divide em datagramas, teoricamente cada datagrama pode ter até 64 Kbytes no entanto na pratica ele tem no maximo 1500 bytes que é a carga maxima de um quadro Ethernet.
Ou seja os datagramas sao segmentados para caber em um quadro Ethernet.
Reparem a hierarquia de camadas.
Fluxo de Dados > Camada de Transporte (TCP/UDP)
Datagrama > Camada de Rede (IP)
Quadro > Interface com a Rede - MAC/LLC/FISICA (Ethernet)
Fonte : Andrew S. Tanenbaum Redes de Computadores
-
O erro da questão é afirmar que o Ethernet é o padrão TCP/IP para redes locais, na verdade o TCP/IP não define um padrão para a camada 2.
-
Amigos acredito que o erro possa ser neste trecho aqui "O quadro da Ethernet apresenta tamanho ideal para o tráfego de pacotes IP."
Conforme o colega que citou o Tanenbaum mencionou os pacotes IP admitem, teoricamente, até 64 kb, só que, na prática, geralmente possuem no máximo 1500 bytes para caber na MTU de um enlace ETHERNET. Portanto, apesar da ETHERNET ser amplamente adotada atualmente, hoje nos moldes atuais ela deixa a desejar pois limita a capacidade total do tamanho dos pacotes IP. OLHEM O QUE ENCONTREI NO LIVRO DO TANENBAUM NA SEÇÃO SOBRE GIGABIT ETHERNET a respeito da extensão quadros jumbo que permite quadros maiores, mas é patenteado(isso aqui não importa na minha explicação, é só para lembrar)!
Segundo Tanenbaum(2011,p.186,seção 4.3.6), "O raciocínio é que 1.500 bytes representam uma unidade curta nas velocidades de gigabit."
**Portanto, acredito que o erro dessa questão esteja em afirmar que o quadro ethernet apresenta tamanho ideal, quando na verdade não possui, e se o tamanho fosse maior permitiria segundo Tanenbaum [...] que blocos maiores de informação pudessem ser manipulados, a taxa de quadros possa ser diminuída, com o processamento associado a ela, como a interrupção do processador para dizer que um quadro chegou, ou a divisão e recombinação de mensagens que eram muito grandes para caber em um quadro Ethernet.
Bibliografia:
TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.
-
A pilha TCP/IP foi criado pelo departamento de defesa dos
estados unidos, e é hoje em dia o padrão da internet.
Porém o fato de ser o mais usado não significa que ele é o
padrão indicado, isso não consta em lugar nenhum da RFC 1122 , portanto,
questão errada.
Fonte : http://tools.ietf.org/html/rfc1122
-
Realmente não há esse indicação e alem disso a nível de informação e diferindo um pouco do assunto o ethernet não faz parte do tcp /ip .
Abraços !.
-
um comentário mais técnico e sem lorota : O Tcp ip não define nada , além disso o quadro ethernet não apresenta um tamanho ideal suportar pacotes ip , o tamanho maximo de um pacote ip é 65535 bytes , o máximo que o quadro suporta , mtu é 1500 tanto para quadros 802.3 quanto para quadros ethernet , que são coisas completamente diferentes , logo não tem tamanho ideal.
Abraços !
-
Leiam os comentários do Diego e do André, conjuntamente, e eis os erros da questão.
-
7
6
5
4 transporte ------- tcp aqui
3 rede -------- ip aqui
2 enlace -------- ethernet aqui
1
O tcp não define o padrão.