-
Certo.
Disponibilidade, Integridade, Confidencialidade e Autenticidade não são atributos exclusivos dos sistemas computacionais, estando presentes no dia a dia de todos.
Dica CESPE: tem restrição, tem negação, menospreza um software em uma comparação direta com outro, está ERRADA.
Obs.: Quando temos uma restrição (exclusivos) e uma negação (não), lembremos das tabelas verdades do raciocínio lógico. O NÃO tornou errado, e o EXCLUSIVO tornou certa. Portanto, questão CORRETA.
-
Gabarito certo.
A segurança da informação está relacionada com proteção de um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. São características básicas da segurança da informação os atributos de confidencialidade, integridade,disponibilidade e autenticidade, não estando esta segurança restrita somente a sistemas computacionais, informações eletrônicas ou sistemas dearmazenamento. O conceito se aplica a todos os aspectos de proteção de informações e dados. O conceito de Segurança Informática ouSegurança de Computadores está intimamente relacionado com o de Segurança da Informação, incluindo não apenas a segurança dos dados/informação, mas também a dos sistemas em si.
Bons estudos
-
As características básicas da segurança da informação — confidencialidade, integridade e disponibilidade — não são atributos exclusivos dos sistemas computacionais. CERTA
Aproveitando:
CONFIDENCIALIDADE - É a garantia do sigilo da informação. Uma forma de presenvar o sigilo é por meio de recursos como CRIPTOGRAFIA ou ESTEGANOGRAFIA.
INTEGRIDADE - É a garantia de disponibilidade da informação com seu inteiro teor, igual ao ultimo acesso à essa. Um recurso eficiente é o HASH que faz um resumo do contexto na origem a fim de ser comparado com o resumo do contexto no destinatário - Ambos tem que coincidir para ser possível dar credibilidade à mensagem.
DISPONIBILIDADE - É a garantia de que a mensagem estará sempre à inteira disposição do usuário. Um recurso usado é a realização de becapes periódicos.
Temos ainda o NÃO-REPUDIO e AUTENTICIDADE que justo com os demais formam princípios básicos à segurança da informação.
-
O que é Segurança da Informação (Norma 27.002) ?
É o processo de proteger a informação de diversos tipos de ameaças externas e internas para garantir a continuidade dos negócios e maximizar o retorno dos investimento e as oportunidades do negócio.
Desta forma os princípios básico da segurança de informação podem ser seguidos pelos seres humanos, não sendo exclusivos dos sistemas computacionais.
MACETE PARA OS PCP DA SEGURANÇA DE INFORMAÇÃO:
>> O mineiro chega ao restaurante e pede um CADIN de arroz.
C onfidencialidade.
A utenticidade.
D isponibilidade.
I ntegridade.
N ão repúdio.
Bons Estudos.
-
ahuahauhauha eu já ia falar: "Cadê o Fernando pra falar que as negativas são erradas?"... Aí ele aparece com uma teoria nova pra corroborar a teoria dele xD
Brincadeiras a parte, obrigada Fernando pela grande contribuição nessa área!!
-
CERTO.
Essas características (também conhecidas como atributos ou princípios) atuam sobre quaisquer ativos de segurança da informação, que é o que a segurança da informação quer proteger, como servidores, estações de trabalho, sistemas computacionais, etc.
-
A CESPE poderia muito bem ter colocado como errada e justificar que a falta de Autenticidade na assertiva deixa o item errado. Assim, haveria trocentos comentários explicando o porquê da banca perfeita ter uma justificativa perfeita para uma assertiva perfeita.
-
Fernando, vou colar sua dica na parede do meu quarto.
-
Nishimura, o professor das multidões!
-
Outro macete para decorar os princípios da segurança da informação: "DICA Não"
Disponibilidade: garante que os dados estarão disponíveis sempre que necessários.
Integridade: Garante que os dados saiam do emissor e cheguem ao receptor de forma íntegra (sem modificações).
Confiabilidade/Confidencialidade: Garantia de que os dados só serão acessados pelo dono da informação.
Autenticidade: Garantia de que a informação que está sendo acessada ou repassada é aquela que se dez ser (autoridade certificadora).
Não repúdio: Garante autenticidade e integridade.
-
correto, é uma forma de controle físico também.
-
Questão muito fácil, porém se aplica aquela técnica do Nishimiruka, ou nishikawa, ou "Nishi sei lá o que", vai se dar mal...
-
CERTO
Não são princípios exclusivos dos sistemas computacionais e sim básicos das informações, que devem ser obedecidos pelos diversos meios e formas disponíveis.
* A questão não trouxe o princípio básico da autenticidade, mas como não restringiu somente aos mencionados a questão está correta.
Confidencialidade
Integridade
Disponibilidade
Autenticidade
Mnemônico: C.I.D.A
-
GABARITO CERTO
Os princípios básicos de segurança são:
Identificação: permitir que uma entidade se identifique, ou seja, diga quem ela é.
Autenticação: verificar se a entidade é realmente quem ela diz ser
Autorização: determinar as ações que a entidade pode executar.
Integridade: proteger a informação contra alteração não autorizada.
Confidencialidade ou sigilo: proteger uma informação contra acesso não autorizado.
Não repúdio: evitar que uma entidade possa negar que foi ela quem executou uma ação.
Disponibilidade: garantir que um recurso esteja disponível sempre que necessário.
fonte: https://cartilha.cert.br/livro/cartilha-seguranca-internet.pdf
bons estudos
-
Correto !
O conceito se aplica a todos os aspectos de proteção de informação e dados. E são utilizados para qualquer tipo de troca de informações, não só no meio digital.
-
Certa.
Os princípios básicos de segurança são aplicados tanto a ambientes computacionais como a ambientes não computacionais. É o caso da confidencialidade aplicada aos processos judiciais em segredo de justiça, os quais não podem ser vistos por qualquer pessoa; e, nesse caso, não há tecnologia nenhuma envolvida em questão.
Questão comentada pelo Prof. Maurício Franceschini
-
Se aplica as normas de segurança a qualquer sistema de informações, por exemplo, no envio de uma carta pelo correio!!!!
Gab: CERTO
-
Primeiramente esta faltando Autenticidade Questão já esta errada .
Confidencialidade
Integridade
Disponibilidade
Autenticidade
Mnemônico: C.I.D.A
-
Minha contribuição.
Confidencialidade => É a capacidade de um sistema de não permitir que informações estejam disponíveis ou sejam reveladas a entidades não autorizadas.
Integridade => É a capacidade de garantir que a informação manipulada está correta, fidedigna e que não foi corrompida.
Disponibilidade => É a propriedade de uma informação estar acessível e utilizável sob demanda por uma entidade autorizada.
Autenticidade => É a propriedade que trata da garantia de que um usuário é de fato quem ele alega ser.
Irretratabilidade (Não repúdio) => Trata-se da capacidade de garantir que o emissor da mensagem ou participante de um processo não negue posteriormente a sua autoria.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
Certo.
Disponibilidade, Integridade, Confidencialidade e Autenticidade não são atributos exclusivos dos sistemas computacionais, estando presentes no dia a dia de todos.
Dica CESPE: tem restrição, tem negação, menospreza um software em uma comparação direta com outro, está ERRADA.
Obs.: Quando temos uma restrição (exclusivos) e uma negação (não), lembremos das tabelas verdades do raciocínio lógico. O NÃO tornou errado, e o EXCLUSIVO tornou certa. Portanto, questão CORRETA.
-
A segurança da informação está associada ao ambiente computacional e também laboral/físico de uma corporação, empresa, etc
exemplo de segurança da informação: seguranças, portaria, crachás, etc
-
São os principais >>> sim (a tríade)
Exclusivos >>> não
Exemplo disso, é o princ. da irrefutabilidade ou não-repúdio que tbm consta como princípio ou atributo deste tema.
-
GAB: CERTO
A Informática atende apenas à parte de Segurança de Informação digital. Quando falamos em princípios básicos da Segurança da Informação, não podemos nos limitar à Informática.
Os Princípios Básicos da Segurança da Informação são: disponibilidade, integridade, confidencialidade, autenticidade e não repúdio.
Integridade: Garante a não alteração, isto é, que o que chega ao destino é o que saiu do remetente.
Disponibilidade: Garante que a informação esteja disponível para quem precisar
Confidencialidade: É a busca pelo sigilo permitindo acesso apenas aos autorizados.
Autenticidade: Princípio que garante a autoria, ou seja, garante que o autor é realmente quem diz ser.
FONTE: LIVRO INFORMÁTICA - ALFACON
-
Segurança da informação surgiu antes da própria informática, portanto, esses atributos aplicam-se tanto ao ambiente físico, quanto ao ambiente virtual.