SóProvas


ID
894526
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a sistema operacional (ambientes Linux e Windows)
e redes de computadores, julgue os itens seguintes.

A infraestrutura utilizada no armazenamento de dados em nuvem privada é própria e atende, exclusivamente, a uma única organização.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO DEU COMO CORRETA A QUESTÃO.
  • Se a questão é entendida pela Cespe como Certa, apenas lamento pelo erro. Ela não está considerando a realidade, apenas o "copy-paste by Wikipedia". Obrigado pelo aviso.
  • Errei a questão por entender que esse sistema possui uma infraestrutura utilizada no armazenamento de dados  privada e própria e atende tanto a mais de uma organização como a mais de um usuário. Por isso marquei como errada.
  • Afinal, o gabarito é CERTOU ou ERRADO? eu marquei como errado e errei...
  • E pode ser que realmente tenha sido do Wikipedia rs

    Segue o trecho que eu achei no Wiki:

    "As nuvens privadas são aquelas construídas exclusivamente para um único usuário (uma empresa, por exemplo). Diferentemente de um data center privado virtual, a infraestrutura utilizada pertence ao usuário, e, portanto, ele possui total controle sobre como as aplicações são implementadas na nuvem. Uma nuvem privada é, em geral, construída sobre um data center privado."
  • Mais um exemplo do FAMIGERADO "Entendimento do CESPE". Pra quem vai prestar concurso para essa banca, aconstume-se.

    At,

    @SagaFederal
  • A infraestrutura utilizada no armazenamento de dados em nuvem privada é própria e atende, exclusivamente, a uma única organização.

    Como podemos fazer essa afirmativa se uma cadeia de organizações pertencentes ao mesmo grupo podem utilizar a mesma infraestrutura de dados em nuvem. A prática é desconsiderada, o negócio é descobrir de qual fonte que eles retiraram isso. Bibliografia em edital JÁ.
  • Aí vc marca uma questão dessa crente que tá acertando, vem o cespe com um entendimento absurdo e vc acaba errando a droga da questão e aí só passam uns duzentos candidatos na sua frente por causa de uma m*rda dessa! 

    Essa é a típica questão de quem estuda erra e quem não sabe nada acerta! 
  • Computação em Nuvem Privada
    A infra-estrutura de nuvem é utilizada exclusivamente a uma organização. Pode ser gerido pela organização ou de um terceiro e pode existir no local ou remota.
    As nuvens privadas são aquelas construídas exclusivamente para um único usuário (uma empresa, por exemplo). Diferentemente de um data center privado virtual, a infraestrutura utilizada pertence ao usuário, e, portanto, ele possui total controle sobre como as aplicações são implementadas na nuvem. Uma nuvem privada é, em geral, construída sobre um data center privado.
    Para esse modelo de implantação são empregados políticas de acesso aos serviços. Gerenciamento de redes, configurações dos provedores de serviços e a utilização de tecnologias de autenticação e autorização são as principais características deste modelo.

    Achei num artigo científico

    Fonte: 
    http://www.ppgia.pucpr.br/~jamhour/RSS/TCCRSS08B/Welton%20Costa%20da%20Mota%20-%20Artigo.pdf 
  • Correto:

    As nuvens podem ser tanto públicas, quando fornecidas por empresas que cobram a hospedagem da sua máquina virtual ou ainda que oferecem diretamente as funções de forma abstrata (armazenamento, aplicativo web, ftp) ou ainda privadas, quando estas nuvens são construidas e gerenciadas dentro das próprias empresas. Uma nuvem privada é, na verdade, a implementação do modelo de computação em nuvem dentro de uma empresa. Com uma nuvem privada a empresa pode usufruir de varios dos beneficios do modelo de computação em nuvem, como obtenção de recursos computacionais self-service por parte de seus usuários.



    Reportagem que aborda um pouco mais sobre o assunto.
    http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI96465-17453,00-NUVEM+PUBLICA+OU+PRIVADA.html
  • Marcelo, se você puder encontrar exemplos ajudará bastante em nosso estudo, mas com todo respeito ao seu comentário discordo e percebo alguns equívocos que reafirmam o gabarito.
    Seu comentário:
    “É evidente que o proprietário da nuvem privada pode fornecer acesso a terceiros, inclusive outras organizações. Não tenho exemplos concretos, mas esse compartilhamento pode ocorrer entre duas ou mais empresas "parceiras", de modo que a nuvem não se torna pública, pois o sentido de nuvem  pública é o de exposta a todos, não sendo o caso”.
    Uma Organização poderá ser composta de diversas empresas, tomemos como exemplo as Organizações Globo que são consideradas o maior conglomerado de empresas do setor de mídias do Brasil. A Rede Globo faz parte do grupo Organizações Globo, algumas de suas empresas associadas são: Globo Filmes (empresa cinematográfica), a TV Globo Internacional (difusão internacional), a Globo Marcas (branding e publicidade), a Globo Vídeo (vídeos na internet), estas dentre outras.
    É evidente que o proprietário da nuvem privada pode fornecer acesso a terceiros (que não é qualquer empresa), mas não de outras organizações, caso contrário seria nuvem comunitária ou até mesmo híbrida. Você mesmo afirmou, “entre duas ou mais empresas parceiras", ou seja, mesma organização. Para concluir no final do comentário você diz “exposta a todos”, o que contraria o conceito de parceria, pois se é parceria não será exposta a todos.
  • Galera, o que está havendo é confusão de conceitos.
    A pegadinha é a seguinte: O fornecedor privado do serviço de nuvem, que é o “dono” do data center,  não é o mesmo que infraestrutura utilizada no armazenamento de dados em nuvem. As nuvens privadas são aquelas construídas exclusivamente para um único usuário (uma empresa, por exemplo). Diferentemente de um data center  privado virtual, a infraestrutura utilizada pertence ao usuário, e, portanto, ele possui total controle sobre como as aplicações são implementadas na nuvem. Uma nuvem privada é, em geral, construída sobre um data center privado. As nuvens públicas são aquelas que são executadas por terceiros, estes terceiros podem ser fornecedores privados.
  • Ok Marcelo, mas acho interessante discurtir e chegar a uma conclusão, pois é incômodo ficar com conceitos inacabados quando se está estudando.
    E também dando desfecho as minhas conclusões, entendo que a questão aborda o conceito amplo de organização e não apenas como única empresa. Quanto às Organizações Globo, não são apenas emissoras "parceiras"  e sim compostas por sistema de filiais, por revista, rádio, dentre outras empresas. Pode até ser que não seja o melhor exemplo, mas assim quis ilustrar a  idéia. Acredito que as Organizações Globo vão além do conceito de empresa una. Quem quiser outro exemplo poderá pesquisar o histórico da  Brazil Pharma.
    Faço a seguinte analogia para entender os conceitos de infraestrutura privada e pública. Penso na pública como internet e privada como intranet.
    Internet (pública): Imagino um fornecedor privado do serviço, mas todos usam.
    Intranet (privada): Um fornecedor, também privado, do serviço e apenas uma empresa ou organização utiliza.
    Entendo infraestrutura privada como um conceito que necessáriamente será utilizado por uma única organização, sendo empresa una ou não.
    Por isso um exemplo de fato seria importante para dar embasamento a sua afirmação de que a infraestrutura privada é usada por mais de uma organização.

  • Marcelo, a computação em nuvem PRIVADA, usa a estrutura interna da organização. São Data Center privado. Em outras palavras, a empresa compra um servidor "parrudo", vários Thin Client (pequenos computadores apenas com ram, placa de video e usb), e faz sua nuvem privada. A estrutura é dela e atende apenas a sua organização.
    A PÚBLICA a organização aluga o espaço de terceiro.
    Então a questão está correta.
  • E as empresas que disponibilizam para seus clientes acesso aos seus arquivos? Por exemplo, de um projeto específico? São duas organizações que utilizam a nuvem privada de uma delas. 
  • Kaka Carvalho,

    Parabéns por suas excelentes explicações!!! entendi seus posicionamentos com clareza. Entretanto permanece uma dúvida:
    Não poderia uma empresa que possui nuvem privada utilizar a estrutura de terceiros (data terceirizado, leasing de equipamentos...), como dito no primeiro comentário do amigo Fernando Nishimura de Aragao? Tornando assim a questão errada?

    Desde já agradeço sua boa vontade em contribuir com nossos estudos.

    FORÇA E FÉ!!!
  • Leonardo, como já temos vários comentários sucintos e objetivos e mesmo assim ainda ficaram dúvidas, fiz o seguinte: um resumo de um minicurso sobre computação na nuvem (Programa de Pós-Graduação em Informática, Paraná); uma pequena conclusão e a análise da questão. A quem interessar posso disponibilizar parte do material, são 50 páginas somente sobre computação na nuvem. Toda bibliografia está no minicurso. Dividi em comentários para facilitar a leitura.
  • A principal motivação para computação em nuvem é que a partir de serviços prestados por terceiros se eliminam as preocupações de gerenciamento de tecnologia de informação local, i.e., instalação, configuração e atualização de sistemas, e manutenção da infraestrutura computacional física (Hayes 2008). 
    A definição mais aceita para descrever a computação em nuvem é composta de sete características fundamentais: três modelos de serviço e quatro abordagens de implantação [Mell e Grance 2009].
    Os quatro principais modelos de implantação que podem ser aplicados a computação em nuvem são [Mell e Grance 2009]:
    1. Nuvem privada: a infraestrutura é operada exclusivamente para atender as necessidades de uma organização, sendo que essa pode ser gerenciada pela organização ou por um terceiro, e sua implementação pode ser local ou remota. 2. Nuvem baseada em comunidade: compartilhada por várias organizações que possuem interesses comuns – requisitos de segurança, políticas etc. Esta pode ser gerenciada pelas organizações participantes da comunidade ou por um terceiro, em implementação local ou remota. 3. Nuvem pública: a infraestrutura é disponibilizada para o público em geral, podendo pertencer a alguma organização que vende serviços de computação. 4. Nuvem híbrida: é uma composição entre dois ou mais modelos de nuvens, por exemplo, privado e público. Estes permanecem como entidades únicas, porém, são ligados por alguma tecnologia especifica – padronizada e aberta ou proprietária. Uma composição de nuvem híbrida pode viabilizar o balanceamento de carga, ou seja, quando a parte privada não consegue mais atender a demanda a parte pública pode fazer esta tarefa – se os dados não forem sensíveis.
     As principais entidades que fazem parte do modelo de computação em nuvem, fornecendo ou interagindo com os serviços podem ser brevemente descritas como: (i) provedor– entidade que gerencia e fornece os serviços hospedados nas infraestruturas físicas. O provedor tem controle sobre os recursos computacionais – processador, memória etc.; (ii) consumidorempresa ou organização que contrata e utiliza os serviços de um provedor; (iii) usuário– entidade que pode estar vinculada a um consumidor ou agindo por conta própria – o usuário final do serviço.
  • Precisamos entender que tudo isso não passa de classificação, e como podemos perceber são quatro: pública, privada, comunitária e híbrida.
    Os serviços podem sim ser prestados por terceiros, o que não interfere em nada o fato de ser publica ou privada. Vejamos os conceitos:
    “Nuvem privada: a infraestrutura é operada exclusivamente para atender as necessidades de uma organização, sendo que essa pode ser gerenciada pela organização ou por um terceiro, e sua implementação pode ser local ou remota.” É o caso que a questão pede.
    “Nuvem baseada em comunidade: compartilhada por várias organizações que possuem interesses comuns – requisitos de segurança, políticas etc. Esta pode ser gerenciada pelas organizações participantes da comunidade ou por um terceiro, em implementação local ou remota.” Os casos citados por Hugo e Marcelo, apesar de o caso citado por Hugo se encaixar melhor no modelo híbrido.
    Acho que isso esclarece as dúvidas sobre "várias organizações e sobre serviços privados e de terceiros".
    Mas ainda fica uma dúvida, que é a pergunta do Leonardo: "Se o serviço poderá ser gerenciado pela própria organização ou por terceiro, e a questão afirma que a infraestrutura utilizada no armazenamento de dados em nuvem privada é própria, por que a questão continua correta"?
  • Amigos, o que a banca fez foi jogo de palavras, aquele mesmo usado em raciocínio lógico (A ou B).
    A partícula OU não é exclusiva e sim inclusiva, logo se eu afirmo que é A ou B, está certa; se afirmo somente A, está correta; e se eu afirmo somente B também será um questão verdadeira (ver tabela verdade). Pode até parecer que não tem nada haver, mas é isso mesmo, funciona em qualquer situação.
     A questão:
    A infraestrutura utilizada no armazenamento de dados em nuvem privada é própria (A) e atende, exclusivamente, a uma única organização.
    Se a infraestrutura privada é própria (A) ou terceirizada(B), a questão para está correta não precisa afirmar que serão as duas simultaneamente. Colocarei as possibilidades em que ela estaria correta e depois as erradas.
    CORRETAS:
    -A infraestrutura utilizada no armazenamento de dados em nuvem privada é própria e atende, exclusivamente, a uma única organização.
    - A infraestrutura utilizada no armazenamento de dados em nuvem privada é terceirizada e atende, exclusivamente, a uma única organização.
    - A infraestrutura utilizada no armazenamento de dados em nuvem privada é própria ou terceirizada e atende, exclusivamente, a uma única organização.
     ERRADAS.
      - A infraestrutura utilizada no armazenamento de dados em nuvem privada será, necessariamente, própria e atenderá, exclusivamente, a uma única organização.
      - A infraestrutura utilizada no armazenamento de dados em nuvem privada sempre será terceirizada e atenderá, exclusivamente, a uma única organização.
     
    Estas dentre outras possibilidades de reescritura em que seria possível amarrar os conceitos. Só para concluir, percebam que a única coisa que não pode mudar é a afirmação  de que a infraestrutura privada atende, exclusivamente, a uma única organização.
    Espero não ter cometido nenhum equívoco e  colaborado para o nosso sucesso!
  • Eu marquei errado e errei... tentei aprender com meus companheiros, mas está tudo muito polemico. Acho que vou decorrar esta por** e rezar para o CESPE não mudar de opinião. Que vida!
  • Gente...

    De nada adianta tanta discussão se não entendermos o que a banca quer de nós, pois nós sabemos o que queremos.


    Esqueçam de brigar com ela. É mais inteligente engolí-la e passar de uma vez no concurso. Daí adeus cespe.


    Vingador do Futuro: valeu tua explicação.

    Boraprafrente.

  • Apesar de ter feito essa prova e errado a questão pelos mesmos motivos expostos por vocês, ela está correta. Perfeito os comentários do Freddie e Kaka, o termo que a banca usou (atender exclusimamente a uma única organização). Interpretem aqui a literalidade, explico: Google Docs (exclusivo da google); Box Drop (exclusivo de sua empresa desenvolvedora).
    Esse parágrafo é uma transcrição de um curso de questões de informática exclusivo para a banca CESPE, palavras do próprio professor. As vezes achamos que sabemos demais e tudo que não concordamos torna-se motivo para pedir a anulação da questão. Hoje, percebo que a maioria das vezes que vamos de encontro a banca, estamos errados. Focar nela, assim como, fazer um curso específico para ela pode nós ajudar a sanar muitas dúvidas
  • Diferentes tipos de implantação:

    • Privado - As nuvens privadas são aquelas construídas exclusivamente para um único usuário (uma empresa, por exemplo). Diferentemente de um data center privado virtual, a infraestrutura utilizada pertence ao usuário, e, portanto, ele possui total controle sobre como as aplicações são implementadas na nuvem. Uma nuvem privada é, em geral, construída sobre um data centerprivado.
    • Público - As nuvens públicas são aquelas que são executadas por terceiros. As aplicações de diversos usuários ficam misturadas nos sistemas de armazenamento, o que pode parecer ineficiente a princípio. Porém, se a implementação de uma nuvem pública considera questões fundamentais, como desempenho e segurança, a existência de outras aplicações sendo executadas na mesma nuvem permanece transparente tanto para os prestadores de serviços como para os usuários.
    • Comunidade - A infraestrutura de nuvem é compartilhada por diversas organizações e suporta uma comunidade específica que partilha as preocupações (por exemplo, a missão, os requisitos de segurança, política e considerações sobre o cumprimento). Pode ser administrado por organizações ou por um terceiro e pode existir localmente ou remotamente.
    • Híbrido - Nas nuvens híbridas temos uma composição dos modelos de nuvens públicas e privadas. Elas permitem que uma nuvem privada possa ter seus recursos ampliados a partir de uma reserva de recursos em uma nuvem pública. Essa característica possui a vantagem de manter os níveis de serviço mesmo que haja flutuações rápidas na necessidade dos recursos. A conexão entre as nuvens pública e privada pode ser usada até mesmo em tarefas periódicas que são mais facilmente implementadas nas nuvens públicas, por exemplo. O termo computação em ondas é, em geral, utilizado quando se refere às nuvens híbridas.

    Cloud Computing - novo modelo de computação. Sisnema (22 de Janeiro de 2009).
  • Certo
    Do ponto de vista do usuário, a nuvem privada (private cloud) oferece praticamente os mesmos benefícios da nuvem pública. A diferença está, essencialmente, nos "bastidores", uma vez que os equipamentos e sistemas utilizados para constituir a nuvem estão dentro da infraestrutura da própria corporação.
    Em outras palavras, a empresa faz uso de uma nuvem particular, construída e mantida dentro de seus domínios. Mas o conceito vai mais além: a nuvem privada também considera a cultura corporativa, de forma que políticas, objetivos e outros aspectos inerentes às atividades da companhia sejam respeitados.
    A necessidade de segurança e privacidade é um dos motivos que levam uma organização a adotar uma nuvem privada. Em serviços de terceiros, cláusulas contratuais e sistemas de proteção são os recursos oferecidos para evitar acesso não autorizado ou compartilhamento indevido de dados. Mesmo assim, uma empresa pode ter dados críticos por demais para permitir que outra companhia responda pela proteção e disponibilização destas informações. Ou, então, a proteção oferecida pode simplesmente não ser suficiente. Em situações como estas é que o uso de uma nuvem privada se mostra adequado. 
    Uma nuvem privada também pode oferecer a vantagem de ser "moldada" com precisão às necessidades da companhia, especialmente em relação a empresas de grande porte. Isso porque o acesso à nuvem pode ser melhor controlado, assim como a disponibilização de recursos pode ser direcionada de maneira mais eficiente, aspecto que pode impactar diretamente na rotina corporativa.
    Fonte: http://www.infowester.com/cloudcomputing.php
  • Questão CORRETA



    De modo objetivo:



    O armazenamento de dados em nuvem de modo geral não é próprio e nem atende a uma única organização,


    porém


    O armazenamento de dados em nuvem PRIVADA sim é próprio e atende a uma única organização.
  • Galera quando for dar a resposta sejam o mais obvio possível, apesar de ler quase todos os comentários, sejam frios ao responder a banca CESPE, pois é uma instituição que induz o candidato a erro! Porquê ela faz isso pois está cada vez mais dificíl realizar questões pois o nivel dos candidatos estão altíssimo!
  • Questão correta! Para quem ainda tem dúvida, outra questão do Cespe praticamente igual a essa.
    Q236105     Prova: CESPE - 2012 - Polícia Federal - Papiloscopista da Polícia Federal Julgue os próximos itens, relativos a cloud storage e processos de informação.
    O conceito de cloud storage está associado diretamente ao modelo de implantação de nuvem privada, na qual a infraestrutura é direcionada exclusivamente para uma empresa e são implantadas políticas de acesso aos serviços; já nas nuvens públicas isso não ocorre, visto que não há necessidade de autenticação nem autorização de acessos (até aqui CERTO), sendo, portanto, impossível o armazenamento de arquivos em nuvens públicas. (FINAL ERRADO)

    Obs: É possível sim o armazenamento de arquivos em nuvens públicas.

  • Mais um bom artigo e muito esclarecedor sobre o assunto:
    http://www.infowester.com/cloudcomputing.php
  • O colega Freddie Simplico explicitou muito bem. A questão traz polêmica, mas não está errada.
  • Alguém por favor explica para o CESPE que o conceito de  Wikipedia:

    São páginas comunitárias que podem ser alteradas por todos os usuários
    que têm direitos de acesso.
    o Usadas na internet pública, essas páginas comunitárias geraram
    fenômenos como a Wikipédia, que é uma enciclopédia on-line escrita
    por leitores.
    o Usadas em empresas, Wikis estão se tornando uma maneira fácil de
    trocar ideias para um grupo de trabalhadores envolvido em um projeto.
    o O que mais diferencia os Wikis de outros fóruns na Web é a sua
    capacidade para múltiplos autores.
    o Ao contrário de um blog, por exemplo, que tem um autor principal,
    uma página Wiki pode ter vários autores e ser editada por várias
    pessoas.
    • É possível editar seu próprio texto ou o texto escrito por outros,
    desde que se tenha as permissões apropriadas!
    • Pode-se dizer que uma página Wiki nunca está pronta, está sempre
    sendo editada, revista e expandida.

    PROFESSORA: PATRÍCIA LIMA QUINTÃO - Ponto dos Concursos

    Elaborar questões retirando trechos do wikipedia e aceitando isto como verdades passou dos limites. (vejam os comentários iniciais e verão do que estou falando)

    Afffff
  • Além disso nada impede que mais organizações possam ser atendidas pela nuvem.
    Isso fica a mercê do dono da nuvem determinar quem pode ou não utilizá-la.
  • Galera, os comentários de Kaká estão perfeitos e explicam corretamente. Principalmente aquele comentário sobre a lógica que a CESPE adora "brincar" e pegar os candidatos.

    Portanto, podemos resumir o entendimento de Nuvem Privada da seguinte forma:

    O termo “nuvem privada” pode significar duas coisas distintas:
     
    1. Uma nuvem interna em que a infraestrutura física é totalmente controlada e utilizada por uma única organização.

    2. Uma “nuvem virtual privada” (VPC – Virtual Private Cloud), em que a infraestrutura é controlada por um provedor de serviços, mas os recursos alocados para uma determinada organização são isolados dos recursos compartilhados pela nuvem pública.


    Acho que conhecendo esses dois detalhes podemos matar a questão e ficar prontos para as próximas pegadinhas que a CESPE continua insistindo.
  • "o fator cagada conta mais que a dedicação"
  • SIMPLES E DIRETO.
    A questão está afirmando que a infraestrutura utilizada no armazenamento de dados em nuvem PRIVADA (não está informando que toda nuvem é privada, está apenas restringindo a informação) é própria e atende, exclusivamente, a uma única organização. Cabe a essa organização oferecer o serviço aos seus usuários. Questão CERTA.
  • Pessoal, assistindo uma video aula do professor Leo Matos, na qual ele resolve uma questão sobre o assunto.
    No comentário ele fala que se tivesse uma empresa poderia contratar uma empresa de nuvem privada sem que outras pudessem usar, um serviço exclusivamente para sua empresa. 
    acertei a questão por causa dessa video aula.
  • E quem disse que uma nuvem privada não pode atender mais de uma organização?

  • Cespe...veio para MATAR, ROUBAR E DESTRUIR!!!

  • Olha aqui a resposta do professor! cabe direitinho nessa questão.


     Privado - As nuvens privadas são aquelas construídas exclusivamente

    para um único usuário (uma empresa, por exemplo). Diferentemente de

    um data center privado virtual, a infraestrutura utilizada pertence ao

    usuário, e, portanto, ele possui total controle sobre como as aplicações

    são implementadas na nuvem. Uma nuvem privada é, em geral,

    construída sobre um data center privado.

  • 4 MODELOS DE NUVEM

    Os modelos de implantação que podem ser aplicados na computação em nuvem podem ser classificados em quatros tipos: Privada, Comunitária, Pública e Híbrida (FERNANDES, R, 2013).

    Nuvem Privada: Utilizado exclusivamente por uma organização, podendo ser utilizado pela organização ou de um terceiro, existindo no local ou remotamente. Nuvem construída exclusivamente para uma única empresa ou apenas um usuário, possuindo assim total controle sobre como as aplicações são implementadas na nuvem.

    Nuvem Pública: essa infraestrutura está disponível para todo o público. Pode pertencer a organização que oferece o serviço em Nuvem com disponibilidade ao público ou para um grande grupo industrial.

    Nuvem Comunitária: É quando a nuvem é compartilhada por várias organizações que possuem interesses incomuns, podendo assim compartilhar da mesma nuvem. Há vários requisitos que podem ser assim compartilhados como segurança, aplicações, politicas e etc. O gerenciamento pode ser pelas próprias organizações ou mesmo por terceiros e a implementação podendo ser local ou remota.

    Nuvem Híbrida: Composta de duas um mais nuvem, possibilita manter sistemas na nuvem privada e outros na nuvem pública, simultaneamente elas permitem que uma nuvem privada possa ter seus recursos ampliados a partir de uma reserva de recursos em uma nuvem pública.Por exemplo, sistemas críticos ou que manipulam informações confidenciais podem ser hospedados internamente enquanto outros sistemas, que não lidam com dados sigilosos, podem ser utilizados em uma rede pública. 


    Fonte: http://www.rodolfobarriviera.com.br/arquivos/tcc_orientado/2_tcc.pdf

  • Modelo de implantação:

    Nuvem privada - são aquelas construídas exclusivamente para um único usuário (uma empresa, por exemplo), a infraestrutura utilizada pertence ao usuário. Uma nuvem privada é, em geral, construída sobre um data center privado. - prof. Alexandre Lênin - Estratgia Concursos.

  • Pessoal, li quase todos os comentários e cheguei no seguinte resumo do que prevaleceu:

    Infraestrutura utilizada no armazenamento de dados em nuvem privada é própria? CERTO. Pois há uma diferença entre quem é o responsável pela infraestrutura, data center e gerenciador da nuvem.

    Data center: é do prestador de serviços. Ex: Dropbox

    Infraestrutura utilizada: é própria, ou seja, de quem utiliza o serviço (organização/usuário).

    Gerenciador: é quem "mexe" na nuvem; logo, pode ser a própria organização/usuário ou um terceiro contratado apenas para isso.

    A nuvem privada atende, exclusivamente, a uma única organização? CERTO. Não  tenho explicações técnicas; inclusive, achei estranho essa limitação. Entretanto,  foram postos aqui artigo científico, textos da internet e comentários pessoais dizendo que isso procede. Então, é o que eu vou levar para os concursos. 

    Única organização: uma empresa, um usuário; uma organização jurídica e contabilmente independente, por mais que tenha componentes complexos. Ex: Organizações Globo ditas abaixo (que abrange Globo News, Rede Globo, etc.)

    Organizações parceiras: caracteriza "nuvem híbrida" ou "por comunidade", pois consiste em duas empresas totalmente diferentes que decidem compartilhar a nuvem. 

  • Vai entender a banca. Que privada pertence a uma unica empresa isso é fato, mas o dono da infraestrutura poderá limitar ou não. 


    Gab certo

  • Prezados,

    Acredito que o entendimento do CESPE para essa questão exigiu um entendimento demasiado dos candidatos, e a questão ficou confusa.

    Observem, uma nuvem privada atente apenas a um cliente , uma nuvem pública atente distintos clientes, até ai tudo bem, mas, a infraestrutura de uma nuvem que é disponibilizada publicamente pode ser privada ( a nuvem é publica mas a infraestrutura é privada ), e a infraestrutura de uma nuvem privada normalmente é própria, mas nada impede da empresa contratar um serviço para disponibilizar essa infraestrutura.


  • Essa banca tá de sacanagem comigo!!!

  • Essa questão não convém com a realidade. Uma nuvem privada ela é exclusiva, mas existe dois tipos a própria e a terceirizada. A  própria a empresa cria uma nuvem para suas filias, por exemplo. A terceirizada ela contrata e paga pelo serviço. A questão ficou muito confusa.

  • Quando a banca fala em  " privada é própria " esta se referindo ao acessos aos dados.


  • Eu acho que os examinadores da Cespe estão NO MUNDO DAS NUVENS.

  • Pessoal, pra quem ficou na dúvida, o usuário Higor Silva, publicou abaixo o conceito com o referencial teórico. Conhecimento que se aprende e vida que segue. Repúblico o conceito abaixo:   

     

    4 MODELOS DE NUVEM

    Os modelos de implantação que podem ser aplicados na computação em nuvem podem ser classificados em quatros tipos: Privada, Comunitária, Pública e Híbrida (FERNANDES, R, 2013).

    Nuvem Privada: Utilizado exclusivamente por uma organização, podendo ser utilizado pela organização ou de um terceiro, existindo no local ou remotamente. Nuvem construída exclusivamente para uma única empresa ou apenas um usuário, possuindo assim total controle sobre como as aplicações são implementadas na nuvem.

    Nuvem Pública: essa infraestrutura está disponível para todo o público. Pode pertencer a organização que oferece o serviço em Nuvem com disponibilidade ao público ou para um grande grupo industrial.

    Nuvem Comunitária: É quando a nuvem é compartilhada por várias organizações que possuem interesses incomuns, podendo assim compartilhar da mesma nuvem. Há vários requisitos que podem ser assim compartilhados como segurança, aplicações, politicas e etc. O gerenciamento pode ser pelas próprias organizações ou mesmo por terceiros e a implementação podendo ser local ou remota.

    Nuvem Híbrida: Composta de duas um mais nuvem, possibilita manter sistemas na nuvem privada e outros na nuvem pública, simultaneamente elas permitem que uma nuvem privada possa ter seus recursos ampliados a partir de uma reserva de recursos em uma nuvem pública.Por exemplo, sistemas críticos ou que manipulam informações confidenciais podem ser hospedados internamente enquanto outros sistemas, que não lidam com dados sigilosos, podem ser utilizados em uma rede pública. 

    Fonte: http://www.rodolfobarriviera.com.br/arquivos/tcc_orientado/2_tcc.pdf



  • Os comentários foram muito bons, mas a verdade é que a mesma banca poderia ter classificado a questão como "errada" por causa do termo "exclusivamente", que é restritivo e condicional — como ela já fez várias vezes em enunciados que trazem uma regra "na direção certa". A verdade é que a questão admite qualquer gabarito, e é uma pena que os concursos do Cespe sejam resolvidos nesse tipo de loteria. 

  • As nuvens privadas são aquelas construídas exclusivamente para um único usuário (uma empresa, por exemplo). Diferentemente de um data center privado virtual, a infraestrutura utilizada pertence ao usuário, e, portanto, ele possui total controle sobre como as aplicações são implementadas na nuvem. Uma nuvem privada é, em geral, construída sobre um data center privado.


    Restringir demais nos induz a marcar a questão como errada uma vez que há margem para flexibilidade, nem todos os conceitos em TI são absolutos. Poderia imaginar por exemplo que se a nuvem é minha e a infraestrutura é minha faço dela o que eu quiser, mas esse não é o entendimento do CESPE.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_em_nuvem#Nuvem_privada


    Alguns de nós eram faca na caveira...

  • ítalo Rodrigo, para de comentar "alguns de nos eram faca na caveira" kkk, não aguento mais kkk

  • kkkkkkkkkkkkk e toda vez que vejo essa oração fico fazendo análise sintática dela, dá uma raiva de mim.... Dá uma gastura desse eram e  aí sempre leio: Alguns de nós éramos faca na caveira... kkkk

  • KKKKKKK eu acho que é algum tipo de mensagem subliminar do mundo das trevas, será?

  • nessa o Fernando NishimuradeAragao  se estrepou , rs , tem restrição da palavra"exclusivamente " , porém o gabarito é certo , kkkkkkkk

     

  • Mas ele falou 95% e não 100% kkkkkkkk

     

  • A parte de informática deste certame foi uma VERGONHA. 

  • Essa pegou até o prof Fernando NishimuradeAragao 

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Tenho rir, esse comentários são hilários!

  • Aceita que foi menos. É Cespe.

  • INTRANET.GAB CERTO.

    PARA DE CHORAR E VAI ESTUDAR.

  • Não Li o privada. Mas, a hora de errar é aqui e não na prova. 

     

     

  • Queridos colegas de auditório, cuidado com essa assertiva!

    Ela encontra-se completamente ERRADA, INCLUSIVE PARA O ATUAL POSICIONAMENTO DO CESPE.

    (cuidado não assintantes, foi considerada CORRETA na época pela banca)

     

    Vejam a questão Q847390 de 2017:

    Resposta Correta Considerada pelo CESPE: "Uma cloud privada pode ser dividida em interna, na qual a empresa mantém a cloud em seu próprio datacenter, ou externa, na qual a cloud é mantida em um prestador de serviços."

     

    Resumindo:

    A infraestrutura utilizada no armazenamento de dados em nuvem privada é própria (AQUI ESTÁ O ERRO, PODE SER PRÓPRIA OU FORNECIDA POR TERCEIROS) e atende, exclusivamente, a uma única organização.

     

    Ou seja,

    O CESPE TBM ERRARIA A SUA PRÓPRIA QUESTÃO CESPE ^^

     

    Não percam tempo com esse tipo de questão, bola pra frente!

     

    Fiquem com Deus, e não deixem de comprar a nova TELESENA de NATAL, suas chances de ganhar 1 milhão dobraram

  • Certo.

     

    Segundo o NIST, as modalidades de nuvens são:

     

    Nuvem privada: A infraestrutura da nuvem é provisionada para uso exclusivo por uma única organização.


    Nuvem comunitária: A infraestrutura da nuvem é provisionada para uso exclusivo por uma determinada comunidade de consumidores que têm interesses em comum


    Nuvem pública: A infraestrutura da nuvem é provisionada para uso aberto ao público em geral.


    Nuvem híbrida: A infraestrutura da nuvem é uma composição de duas ou mais infraestruturas acima.

     

    https://plataformanuvem.wordpress.com/2011/11/21/definicao-de-computacao-em-nuvem-segundo-o-nist/

     

  • CESPE é a incorporação do capiroto na terra

  • bom dia!!

    existem 4 tipos de nuvens:

    Pública- qualquer um pode ter acesso. ex.one drive, google drive.

    Privada- restrita a 1 empresa ou organização.

    Comunitária - compartilhada por um grupo.

    Híbrida- junção de 2 ou mais nuvens

  • Gabarito: CERTO


    Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: CESPE - 2012 - Polícia Federal

    O conceito de cloud storage está associado diretamente ao modelo de implantação de nuvem privada, na qual a infraestrutura é direcionada exclusivamente para uma empresa e são implantadas políticas de acesso aos serviços; já nas nuvens públicas isso não ocorre, visto que não há necessidade de autenticação nem autorização de acessos, (até aqui correto) sendo, portanto, impossível o armazenamento de arquivos em nuvens públicas (essa parte errada).


    Cloud Privadas

    Uma nuvem privada é aquela em que os serviços e infra-estrutura são mantidos em uma rede privada. Estas nuvens oferecem um nível maior de segurança e controle, mas elas exigem que a sua empresa compre e mantenha todo o software e infra-estrutura, o que reduz as economias de custo que a Cloud pública permitiria.


  • A infraestrutura utilizada no armazenamento de dados em nuvem privada é própria e atende, exclusivamente, a uma única organização.


    é própria: Sim,pois o fato de a infraestrutura, eventualmente, estar em lugar diverso ou ser terceirizada ela deixa de ser de uso da própria organização.Ela pode ser própria da organização, mas isso não significa que a organização é proprietária da infraestrutura.

  • Computação em Nuvem Privada 

    A infra-estrutura de nuvem é utilizada exclusivamente a uma organização.

    Pode ser gerido pela organização ou local ou remotamente

    As nuvens privadas são construídas exclusivamente para um único usuário, por exemplo, uma empresa.

  • Pense você que questões do CESPE, quando houver EXCLUSIVAMENTE, estará errada...

  • "infraestrutura utilizada no armazenamento de dados em nuvem privada é própria..."

    Pensei que eram utilizadas as características de uma nuvem pública, não se falando, pois, em infraestrutura própria.

  • A palavra chave para nuvem privada é o EXCLUSIVAMENTE, pois se a empresa abrir o serviço para outras pessoas então se tornará nuvem pública.

  • Questão desatualizada. Vejam o conceito de nuvem privada pelo NIST:

     

    Nuvem privada: A infraestrutura na nuvem é provisionada para uso exclusivo por uma única organização composta de diversos consumidores (como unidades de negócio). A sua propriedade, gerenciamento e operação podem ser da organização, de terceiros ou de uma combinação mista, e pode estar dentro ou fora das instalações da organização.

  • A infraestrutura utilizada no armazenamento de dados em nuvem privada é própria e atende, exclusivamente, a uma única organização.

    Certo

  • Essa foi pra pegar os Nishimura kkkk + a gente tá de olho!

  • NÃO ME ATENTEI AO "PRIVADA".

    ERREI.

    FORÇA!

  • Questão passível de recurso. Quando diz que ela é "em nuvem privada" significa dizer que o serviço em Nuvem do qual a infraestrutura faz parte pertence a uma empresa privada, ou seja, não é pública. O que não significa que atenda a uma única organização.

    Como exemplo: Azure, Google drive, etc. Todas são privadas, mas não atendem a uma única organização.

  • NA TEORIA, realmente a NUVEM PRIVADA é feita para só uma oranuização, mas NA PRÁTICA ela pode ser usado por mais de uma organização.

  • CERTO.

    Acabei errando a questão por não ler o enunciado com atenção e calma.

    Conforme este artigo da microsoft, a questão está correta.

    As nuvens públicas são a maneira mais comum de implantar a computação em nuvem. Os recursos de nuvem (como servidores e armazenamento) pertencem a um  terceirizado, são operados por ele e entregues pela Internet. O Azure é um exemplo de nuvem pública. 

    Uma nuvem privada consiste em recursos de computação usados exclusivamente por uma única empresa ou organização. A nuvem privada pode estar localizada fisicamente no datacenter local da sua organização ou pode ser hospedada por um provedor de serviços terceirizado. Mas em uma nuvem privada, os serviços e a infraestrutura são sempre mantidos na rede privada e o hardware e o software são dedicados unicamente à sua organização. 

    -> https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-are-private-public-hybrid-clouds/

  • NUVEM PRIVADA: De propriedade de um ÚNICO cliente (exclusivamente a uma única organização); configurada pela equipe de TI da empresa; A empresa decide quais usuários têm autorização para usar infraestrutura; usada quando requer níveis mais rigorosos de segurança e privacidade, ou de garantia de disponibilidade

  • Trata-se basicamente de uma nuvem que pode ser acessada por um grupo exclusivo e restrito de pessoas de uma organização. Ela se encontra em ambiente próprio da entidade dona da rede, não necessariamente no perímetro físico da empresa, mas protegida por um firewall e administrada pelos funcionários da corporação. Ela evita o compartilhamento de dados sigilosos que podem ser utilizados pelos membros da empresa através da Internet ou de uma rede local quando a nuvem é implantada no datacenter da própria empresa.

    Logo, por uma ÚNICA ORGANIZAÇÃO.

  • GAB CERTO

    VOCÊ PODE CONTRATAR UMA EMPRESA DE NUVEM PARA QUE ARMAZENE APENAS DADOS DE SUA EMPRESA

    VÁ E VENÇA

  • cara... essa cespe é sem noção demaaaais!

    "A infraestrutura utilizada no armazenamento de dados em nuvem privada é própria e atende, exclusivamente, a uma única organização"

    quer dizer que uma empresa que presta serviços de armazenamento em nuvem utiliza toda a sua infraestrutura para atender A UMA ÚNICA E EXCLUSIVA pessoa?

    é isso que a questão disse!

  • Só eu não tenho confiança alguma em marca questões do tipo na banca CESPE??? Sério, tanta coisa interessante, e a banca fica com esse jogo subjetivo.

    LEI DOS CONCURSOS JÁ!

  • Gab.: CERTO!

    >>NUVEM PRIVADA: infraestrutura para uso exclusivo por uma única organização;

    >>NUVEM COMUNITÁRIA: uso exclusivo de uma comunidade que tem interesse comum;

    >>NUVEM PÚBLICA: uso aberto ao público em geral. Pode ser paga ou gratuita;

    >>NUVEM HÍBRIDA: composição de duas ou mais das infraestruturas acima.

  • QUEM ERROU ACERTOU...E QUEM ACERTOU ERRANDO BAIXA A BOLA QUE NÃO É MÉRITO E SIM FALTA DE INTERPRETAÇÃO, OU SEJA, 1 PONTO EM INFORMÁTICA E MENOS 1 PONTO EM PORTUGUÊS.

  • GAb: correto

    Galera, o EXCLUSIVAMENTE foi somente p/ ÚNICA, e não p/ PRÓPRIA, ou seja, ficou claro sim q a infraestrutura pode ser própria ou nao ;)

  • Nuvem Privada: serviços de computação em nuvem oferecidos pela Internet ou por uma rede interna privada SOMENTE a usuários selecionados e não ao público geral.

    O que falta ao CESPE é humildade em aceitar os erros.

  • Aquela questão que você sabe o gabarito, mas dá medo de marcar.

    O cérebro fica me sabotando:

    "vai que tem como 2 organizações compartilharem uma nuvem privada entre elas"

    "olha esse 'exclusivamente' aí"

  • Posso ta errado na interpretação da questao, mas organização ai, não significa uma unica empresa, ou seja podem ter duas ou mais empresas que se juntaram para formarem uma unica organização, dentro do contexto do uso da nuvem privada.

  • A infraestrutura utilizada no armazenamento de dados em nuvem privada é própria e atende, exclusivamente, a uma única organização.

    Tratar como própria uma nuvem que não está disponível ao público em geral é sacanagem. Eu posso pagar por um serviço exclusivo que não me pertence (no quesito ter propriedade), mas serve exclusivamente à mim.

    Questão para tirar ponto do candidato.

  • Eu não sei qual o Bizu da CESPE com os órgãos públicos, porque olha... Eles elaboram cada tipo de questão e que só são anuladas a critério deles, sem nenhuma dor de cabeça, só para o candidato.

  • Comentário do colega Freddie Simplício --> Mais curtidos.

    Computação em Nuvem Privada

    A infra-estrutura de nuvem é utilizada exclusivamente a uma organização. Pode ser gerido pela organização ou de um terceiro e pode existir no local ou remota.

    As nuvens privadas são aquelas construídas exclusivamente para um único usuário (uma empresa, por exemplo). Diferentemente de um data center privado virtual, a infraestrutura utilizada pertence ao usuário, e, portanto, ele possui total controle sobre como as aplicações são implementadas na nuvem. Uma nuvem privada é, em geral, construída sobre um data center privado.

    Para esse modelo de implantação são empregados políticas de acesso aos serviços. Gerenciamento de redes, configurações dos provedores de serviços e a utilização de tecnologias de autenticação e autorização são as principais características deste modelo.

    Achei num artigo científico

    Fonte: http://www.ppgia.pucpr.br/~jamhour/RSS/TCCRSS08B/Welton%20Costa%20da%20Mota%20-%20Artigo.pdf

    CONFERI LÁ 

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade."

  • Esse "exclusivamente"...

  • ☑GABARITO CERTO.

    Uma nuvem privada é a implantação da ideia de usabilidade da nuvem em uma intranet, ou seja, sua rede privada na infraestrutura pode ter sua nuvem privada que só membros da empresa possam acessar.

    Bons estudos!

  • 1) NUVEM PRIVADA - De propriedade de um ÚNICO cliente (exclusivamente a uma única organização); Configurada pela equipe de TI da empresa; A empresa decide quais usuários têm autorização para usar infraestrutura; usada quando requer níveis mais rigorosos de segurança e privacidade, ou de garantia de disponibilidade

     

    2) NUVEM PÚBLICA - Infraestrutura é compartilhada. Recursos de software, infraestrutura de aplicações, ou infraestrutura física são responsabilidades do provedor de serviço, assim como a instalação, gerenciamento, provisionamento e manutenção. (Ex.: Google Drive)

    Obs.: Público não quer dizer gratuito.

     

    3) NUVEM HÍBRIDA – Combinação de nuvem públicas e privadas

     

    4) NUVEM COMUNITÁRIA – liga várias organizações com interesses em comum. Ex.: Na área de segurança

  • A infraestrutura utilizada no armazenamento de dados em nuvem privada é própria e atende, exclusivamente, a uma única organização.

    GABARITO: CERTO, porém incompleto ,.

    Infraestrutura: pode ser própria ou de terceiros;

    Utilização: Exclusiva de uma organização.

  • ✅Gabarito Certo.

    Antes de mais nada, método do Nishimura é meu o.v.o!

    1} NUVEM PRIVADA --> De propriedade de um ÚNICO cliente; Configurada pela equipe de TI da empresa; A empresa decide quais usuários têm autorização para usar infraestrutura; usada quando requer níveis mais rigorosos de segurança e privacidade, ou de garantia de disponibilidade.

    2} NUVEM PÚBLICA --> Recursos de software, infraestrutura de aplicações, ou infraestrutura física são responsabilidades do provedor de serviço, assim como a instalação, gerenciamento, provisionamento e manutenção.

  • PIAADA

  • Conforme NIST - National Institute of Standards and Technology - na publicação denominada The NIST Definition of Cloud Computing:

    “Private cloud. The cloud infrastructure is provisioned for exclusive use by a single organization comprising multiple consumers (e.g., business units). It may be owned, managed, and operated by the organization, a third party, or some combination of them, and it may exist on or off premises."

    Ou seja, pode ser PRÓPRIA, DE TERCEIROS, OU COMBINAÇÃO DE AMBOS. Questão FLAGRANTEMENTE ERRADA.

    Mas CESPE não mudou gabarito...

  • Q concursos ? Que f a k e mal feito .. kkkkkkkkkkk

    Quer e n g a n a r quem @diogo_albiero ? Com esse fake ......... ?

    Seu nome cadastrado no site aparece na barra de endereços, então se quer e n g a n a r alguém, por favor estude um pouco mais.

    Que feiom

  • Questão passível de recurso:

    A questão não menciona que a nuvem é pertencente a uma empresa ou organização. O enunciado não deixa claro!

    Salientando que existe varias empresas que fornecem o serviço, e que atendem à instituições diversas ao mesmo tempo "privadas".

    Meu ponto de vista, respeito os demais!

  • VENHO POR MEIO DESTE DECLARAR AOS JUSTIFICANTES QUE,

    A REDE É PRIVADA PORQUE É RESTRITA (LOGIN E SENHA), MAS O SERVIÇO É FORNECIDO POR TERCEIROS.

    HÁ A POSSIBILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UM SERVIDOR INTERNO NA ORGANIZAÇÃO, PORÉM NÃO PRECISARIAM DE ACESSO A INTERNET PARA ACESSA-LO, BASTANDO APENAS ESTAR CONECTADO À REDE LOCAL PARA ISSO.

    A infraestrutura utilizada no armazenamento de dados em nuvem privada é própria e atende, exclusivamente, a uma única organização.

    LEMBRANDO QUE INFRAESTRUTURA SIGNIFICA HARDWARE.

  • Mas esse entendimento do Cespe não tem nem lógica...eu posso ter uma nuvem privada usando o datacenter de um provedor remotamente. Da mesma forma que várias empresas possam usar a mesma nuvem privada, se a base de dados for a mesma, visando o melhor interesse das empresas
  • NUVEM PÚBLICA = Acesso para todos, e não necessariamente é gratuita.

    .

    NUVEM PRIVADA = Acesso exclusivo de uma organização.

    Entendimento CESPE.

  • VEJAM ESSA QUESTÃO MAIS RECENTE, Q847390, PARECE QUE MUDOU.

  • Nuvem privada: rede interna privada somente a usuários selecionados e não ao público em geral.

    Nuvem pública: serviços de computação oferecidos por terceiros a internet pública, os quais são disponibilizados a qualquer pessoa que queira utilizá-los ou comprá-los.

    Bons estudos!

  • 52% dos usuários erraram (inclusive eu)

    Jamais vou concordar com esse gabarito

  • O povo está preocupado com o "Exclusivamente "

  • Fiquei confuso, outra questão:

    Uma cloud privada pode ser dividida em interna, na qual a empresa mantém a cloud em seu próprio datacenter, ou externa, na qual a cloud é mantida em um prestador de serviços. (gab.c)

  • A infraestrutura usada numa nuvem privada não atende exclusivamente uma única empresa. Imagina se o google tivesse que criar um monte de infraestruturas para todas as empresas que ele presta serviço? Faltaria espaço na terra.

  • As questões do CESPE parece a minha esposa. Hora é uma coisa, outra hora a mesma coisa não é!

  • Gabarito: (CERTO)

    --------

    NUVEM PRIVADA

    De propriedade de um ÚNICO cliente; Configurada pela equipe de TI da empresa; A empresa decide quais usuários têm autorização para usar infraestrutura; usada quando requer níveis mais rigorosos de segurança e privacidade, ou de garantia de disponibilidade.

    Ou seja, é o tipo de nuvem restrita a um público de uma instituiçãoempresa.

    [...]

    Afirmações pertinentes:

    Pode ser acessada por um grupo exclusivo e restrito de pessoas de uma organização.

    O provedor da nuvem é a própria empresa

    • Logo,

    Não depende de provedor!

    [...]

    QUESTÃO:

    A infraestrutura utilizada no armazenamento de dados em nuvem privada é própria e atende, exclusivamente, a uma única organização.(CERTO)

    [...]

    ____________

    Fontes: Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • Essa é para "galerinha" que fica inventando BIZU para a banca CESPE... Restringiu Legal, e a questão está certa. Pela quantidade de erros, mais da metade, se observa que a galera leva isso como uma certeza absoluta. Continuem, assim, a concorrência agradece!

  • Nuvem Privada: Infraestrutura exclusiva dedicada apenas às necessidades da empresa e geralmente conectada a data centers internos. Indicada para empresa que precisa ter maior controle sobre os dados.

  • AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TÁ DE BRINCADEIRA DONA CESPE?????

  • Concuseiro: Tô pensando como a banca, não tem como dar errado.

    CESPE: Informática não é simples, hmmm ... Deixo criar teorias e opiniões exclusivas bora ver quem é mais louco para nós aprovar.

    Gabarito : Incrível.

  • EU MARQUEI ERRADO POIS ENTENDI QUE A INSFRAESTRUTURA DE UMA EMPRESA PROVEDORA DE SERVIÇOS EM NUVEM NÃO TEM UMA INFRAESTRUTURA DIFERENTE PARA CADA USUÁRIO DE NUVEM PRIVADA, NA VERDADE, É UMA INFRAESTRUTURA SÓ PARA TODOS SEUS USUÁRIOS, MAS CADA UM POSSUI SUAS ESPECIFICIDADES (NA NUVEM).

  • GAB. CERTO

    NUVEM PÚBLICA = INFRAESTRUTURA COMPARTILHADA.

    NUVEM PRIVADA = INFRAESTRUTURA EXCLUSIVA.

  • Espero que vc tenha um bom advogado viu seu Nishimura

  • Uma nuvem privada pertence a um grupo exclusivo e restrito de uma organização e possui ambiente próprio para entidade (não precisa ser no mesmo perímetro físico.)

  • Segundo o Estratégia:

    Serviço de computação em nuvem oferecidos pela internet ou por uma rede interna privada somente a usuários selecionados e não ao público geral.