SóProvas


ID
894781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens seguintes, a respeito de Internet e intranet.

Programas disponibilizados na intranet de uma empresa podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo à empresa, desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade.

Alternativas
Comentários
  • Errada.
    Intranet pode ser acessada de qualquer local físico interno. Se acessada de local físico externo, passa a ser chamada de extranet.
  • ERRADA

    intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acessada por seus usuários internos. Pelo fato de sua aplicação, todos os conceitos TCP/IP se empregam à intranet, como, por exemplo, o paradigma de cliente-servidor.

    Diferentemente do que ocorre na intranet, na extranet o acesso à internet se dá em qualquer lugar do mundo
  • Para que é usada a intranet?

    As intranets normalmente são usadas para armazenar conteúdo interno relacionado à empresa, como informações sobre políticas da empresa ou benefícios aos funcionários. Como a segurança é rigidamente controlada pelo administrador, as configurações de segurança para o conteúdo da intranet podem ser menos restritivas que as configurações usadas para conteúdo oriundo da Internet.

    Qual é a diferença entre Internet e intranet?

    Uma diferença entre a Internet e uma intranet é a maneira como as páginas são endereçadas. Na Internet, as páginas da Web normalmente são endereçadas por meio de um nome de domínio completo, como www.microsoft.com. Dependendo de como o administrador configurou a rede, o nome de domínio normalmente não é necessário para acessar sites da intranet, e muitas páginas da Web podem ser acessadas, digitando-se um nome comum (por exemplo, http://imagemdaminhaempresa). Se a segurança da intranet estiver habilitada, o Internet Explorer reconhecerá a diferença entre os endereços e usará as configurações da zona de segurança apropriadas.
  • EXTRANET A INTRANET ACESSADA DE FORA DA EMPRESA • Quando alguém acessa uma Intranet, fora dos limites da organização, possuindo permissão para tal através de programas especiais, através da internet, então temos uma Extranet. • Algumas vezes são acessos denominados VPN
    VPN
    • A idéia de utilizar uma rede pública como a Internet em vez de linhas privativas para implementar redes corporativas é denominada de Virtual Private  Network (VPN) ou Rede Privada Virtual. As VPNs são túneis de criptografia entre pontos autorizados, criados através da Internet ou outras redes  Públicas e/ou privadas para transferência de informações, de modo seguro, entre redes corporativas ou usuários remotos.
    • A segurança é a primeira e mais importante função da VPN. Uma vez que dados privados serão transmitidos pela Internet, que é um meio de transmissão inseguro, eles devem ser protegidos de forma a não permitir que sejam modificados ou interceptados.
    •Uma das grandes vantagens decorrentes do uso das VPNs é a redução de custos com comunicações corporativas, pois elimina a necessidade de  Links dedicados de longa distância que podem ser substituídos pela Internet. As LANs podem, através de links dedicados ou discados, conectar-se a algum provedor de acesso local e interligar-se a outras LANs, possibilitando o fluxo de dados através da Internet. Esta solução pode ser bastante  Interessante sob o ponto de vista econômico, sobretudo nos casos em que enlaces internacionais ou nacionais de longa distância estão envolvidos.

    Fonte: LFG bons estudos
  • Pessoal, esta questão é complicada! A nível de interpretação ela não específica que você vá definir intranet ou extranet ou algo do gênero. O texto faz alusão a um PROCEDIMENTO realizado em uma determinada empresa. Em nenhum momento foi questionado o nome do procedimento. O que foi colocado foi o seguinte. O pessoal de TI da empresa "X" criou uma rede local com "n" clientes e um servidor de arquivos e "digamos" um servidor web local. Beleza!! Os funcionários vão conseguir acessar os programas e arquivos do servidor, localmente? SIM!
    Digamos que o TI cria uma VPN para dar acesso àquele pessoal da venda que vive viajando. Essa moçada vai conseguir ter acesso à rede local (intranet) da empresa? SIM! Então, qual é o erro da questão??? Ah... é porque é uma extanet e não uma intranet!? O texto não questiona isso. Questão mal formulada.
  • Galera, tb acho que esta questão está um pouco mal formulada, porém analisando com mais calma, acho que o erro está em dizer que "Programas disponibilizados na intranet de uma empresa podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo à empresa, desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade", pois vale lembrar que nem todos os funcionários de uma empresa têm acesso liberado e total de uma intranet. o que vocês acham dessa teoria??? rs rs
    Abraços a todos.
  • A pergunta está ruim realmente. Porque, a meu ver, poder, pode. Só que não necessariamente. Trata-se de algo configurável. Entendi que a questão perguntava se sempre, necessariamente, haveria acesso. Neste caso, a resposta seria não, conforme o gabarito. Mas está ruim.
  • A intranet pode ser acessada fora do ambiente físico da empresa sim. O erro da questão é na " senha específica" o usuário deve se basear do login- senha- permissão.
  • Ao utilizar a VPN (Virtual Private Network) não seria possível acessar a própria intranet de qualquer lugar físico interno ou externo? 
    CONEXÃO DE COMPUTADORES NUMA INTRANET
    Em algumas organizações, existem dados confidenciais cujo acesso é restrito a um pequeno grupo de usuários. Nestas situações, redes locais departamentais são implementadas fisicamente separadas da LAN corporativa. Esta solução, apesar de garantir a "confidencialidade" das informações, cria dificuldades de acesso a dados da rede corporativa por parte dos departamentos isolados.As VPNs possibilitam a conexão física entre redes locais, restringindo acessos indesejados através da inserção de um servidor VPN entre elas. Observe que o servidor VPN não irá atuar como um roteador entre a rede departamental e o resto da rede corporativa uma vez que o roteador possibilitaria a conexão entre as duas redes permitindo o acesso de qualquer usuário à rede departamental sensitiva. Com o uso da VPN o administrador da rede pode definir quais usuários estarão credenciados a atravessar o servidor VPN e acessar os recursos da rede departamental restrita. Adicionalmente, toda comunicação ao longo da VPN pode ser criptografada assegurando a "confidencialidade" das informações. Os demais usuários não credenciados sequer enxergarão a rede departamental.
    FONTE:http://www.rnp.br/newsgen/9811/vpn.html

    Intranet VPN
    Uma Intranet VPN é uma VPN que liga os escritórios regionais e remotos à rede interna da matriz através de uma infra-estrutura compartilhada com a utilização de conexões dedicadas. Uma Intranet VPN difere da Extranet VPN dado que só permite o acesso aos funcionários da empresa.
    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Virtual_Private_Network

  • Pessoal, o erro me parece estar no fato de que o usuário AO SAIR DO AMBIENTE DA EMPRESA, poderia ter acesso a intranet (extranet, como preferirem), ENTRETANTO, não poderia ter acesso aos PROGRAMAS, uma vez que os programas estao INSTALADOS  no servidor da empresa e somente alí poderia ser executado pelo usuário com permissão, NÃO podendo ser executado, por exemplo, na casa da pessoa, pois esta não tem o programa instalado em sua máquina.

  • Aqui na UFRGS, temos uma intranet no Depto. de Engenharia Química, e programas em ambiente windows nesta rede. Tenho um arquivo em casa com extensão "rdp" que faz conexão remota a um dos servidores daqui. Simplesmete executo-o, conecto com uma senha específica (cada usuário tem a sua), e posso utilizar qualquer programa da rede, que citei anteriormente.

    CESPE é f***!
  • Acho que a questão tem mais haver com extranet e não intranet!
    opção errado!
  • Os funcionários de uma empresa podem acessar a intranet de qualquer lugar, desde que possuam SENHA, USUÁRIO E PERMISSÃO. Na realidade, a empresa nem precisa existir fisicamente.
  • "Programas disponibilizados na intranet de uma empresa podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo à empresa, desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade."

    A condição em negrito não é suficiente para acessar dados de uma intranet. 
  • O comentário anterior, do Hugo, está correto. Tecnicamente, o acesso à intranet não está condicionada a utilização de senha.
    Na questão, a intranet pode, sim, ser acessada "de qualquer local físico interno ou externo à empresa", mas a parte "desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade" está incorreta.
    É perfeitamente possível criar/configurar uma intranet para que o acesso seja sem senha, isto é, sem autenticação por senha ou até com uma autenticação diferenciada (biometrica, por exemplo).
    O acesso à intranet não está condicionado a uma senha.
    Para esclarecer a parte do acesso interno ou externo da intranet, segue abaixo:
    Intranet (Wikipedia)
    A intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acessada por seus usuários ou colaboradores internos, tanto internamente como externamente ao local físico da empresa.
  • Segundo Léo Matos,
       "A Intranet pode ser acessada tanto de dentro da instalações da empresa quanto de fora, basta que o administrador de redes autorize o acesso por meio de conexão pela internet com MECANISMOS que podemos chamar de EXTRANET."

       "A Extranet é utilizada para um empresa liberar o acesso de parte da Intranet para pessoas externas a instituição, ou seja, clinetes, fornecedores, franquias e outros."

    Acredito que a questão deveria estar Certa. Só gostaria de saber como devo enteder essa questão para não errar em questões do CESPE.
  • A questão está certa sim. Mas precisamos entender como o Cespe quer que respondamos as questões sobre informática.

    Quando ela comentar sobre qualquer dispositivo ou tecnologia, temos que nos ater à função principal que ele desempenha. Quando falamos sobre intranet, a função de comunicação e disponibilização de programas é INTERNA. Entretanto, se o cespe utilizar expressões como "ACESSO SEMPRE INTERNO", aí estará errada, já que existem maneiras de se acessar recursos dela por meios externos.
  • Errada. Galera, não precisa de muita coisa. Para acessar um intranet externamente você precisa além de password uma conexão de banda larga. A questão deixou de mencionar uma conexão externa o que tornou-a errada.
  • Falaram o que é intranet e bla bla bla, mas nao disseram exatamente qual é a diferença entre extranet e intranet, ja que eu posso ter uma intranet acessando fora da empresa!
  • harryson, eu sou da área de TI e faço provas da área Administrativa. Esse é o grande problema quando pegamos uma prova de informática para fazer. A área de TI tem outra visão, uma visão mais aprofundada. Então, o interessante é fazer muitas questões de informática, para vermos até onde devemos aprofundar o conhecimento... Também errei essa questão pelo mesmo motivo! Mas temos que nos ater ao que está descrito no edital, que possivelmente não contemplou o assunto VPN. Se não contemplou, temos que pensar na questão com uma visão ampla, desconsiderando as exceções. 
    Mas na questão Q70892, a banca especificou melhor: 
    O acesso autorizado à intranet de uma instituição restringe-se a um grupo de usuários previamente cadastrados, de modo que o conteúdo dessa intranet, supostamente, por vias normais, não pode ser acessado pelos demais usuários da Internet.
  • Programas disponibilizados na intranet de uma empresa podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo à empresa, desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade.

    Restrição

    Quem não souber muito sobre Informática pode usar esse raciocínio. Como disseram aqui, em 95% dos casos, restrição, negação ou menosprezo tornam o item ERRADO.
  • Pessoal acredito que o erro da questão esteja em dizer que só precisa da senha para acessar uma intranet de fora da empresa. É necessário também um programa específico instalado no computador para poder acessá-la de fora (o que é possível).
  • Por se uma questão de "Noções de Informática", acho que o examinador tava falando de algo mais simples do que nós pensamos, isto é, queria saber se o candidato sabe o que é uma extranet.

  • Discordo do gabarito!!!
    Para mim deveria ser CERTO!!!
    Vejamos:

    O que é Intranet?

    A intranet é uma rede interna, fechada e exclusiva, com acesso somente para os funcionários de uma determinada empresa e muitas vezes liberado somente no ambiente de trabalho e em computadores registrados na rede. Essa restrição do ambiente de trabalho não é necessária, já que as intranets não são necessariamente LANs, mas sim redes construídas sobre a internet. Em outras palavras, tecnicamente é possível acessar intranets de qualquer computador ligado à internet, caso a mesma também esteja ligada à internet.



    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/conexao/1955-o-que-e-intranet-e-extranet-.htm#ixzz2o2ZKMK4j

    Espero ter deixado claro o meu posicionamento quanto ao equívoco do gabarito!

  • Discordo do gabarito!!!
    Para mim deveria ser CERTO!!!
    Vejamos:

    O que é Intranet?

    A intranet é uma rede interna, fechada e exclusiva, com acesso somente para os funcionários de uma determinada empresa e muitas vezes liberado somente no ambiente de trabalho e em computadores registrados na rede. Essa restrição do ambiente de trabalho não é necessária, já que as intranets não são necessariamente LANs, mas sim redes construídas sobre a internet. Em outras palavras, tecnicamente é possível acessar intranets de qualquer computador ligado à internet, caso a mesma também esteja ligada à internet.



    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/conexao/1955-o-que-e-intranet-e-extranet-.htm#ixzz2o2ZKMK4j

    Espero ter deixado claro o meu posicionamento quanto ao equívoco do gabarito!

  • Certo. Não vejo nenhum erro na questão.

    Intranet: Rede Privada, corporativa, restrita.

    Extranet: acesso a partes da Intranet, acesso parcial, compartilhado.

    No lugar onde trabalho posso acessar a Intranet de qualquer computador com internet.

  • Geralmente uma Intranet é acessada somente por funcionários e seu acesso é restrito de DENTRO da companhia. Quem é funcionário da empresa e está acessando a intranet de dentro da empresa não vai precisar de uma senha, o que torna a questão incorreta. Foi o que eu entendi.

  • Entendi que Programas disponibilizados na intranet de uma empresa podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo à empresa, desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade, E QUE HAJA PERMISSÃO DA EMPRESA, pois se a empresa não permitir, mesmo com a conexão e a senha, não vai ser possível realizar o acesso. A questão está restingindo a apenas uma senha específica, e é necessário muito mais do que isso para ter acesso! Bons estudos!
  • Trabalho no TJDFT e consigo acessar a intranet pela minha casa usando minha senha. Não vislumbro o erro da questão.

  • Correto o gabarito.

    Para acessar externamente, é necessário a senha, mas internamente não...


    Att.

  • Nossa, fiquei super em dúvida. A questão não diz que o acesso externo é chamado de intranet, ela diz que "programas que estão disponibilizados na intranet" podem ser acessados externamente. E podem mesmo. Acho que o erro está em ela dizer que basta a senha para isso, quando na verdade, precisa-se de senha e acesso à internet.

  • Aqui está a resposta para todas as indagações: a questão diz que precisa de uma senha específica. Porém, ela diz que apenas isso basta, o que tornou a questão errada. Para acessar de fora da empresa, você precisa da senha e de conexão à internet. Já dentro da empresa, você precisa apenas da senha.

    É só isso. :)

  • CESPE

    acesso interno = intranet

    acesso externo = extranet

    Acessar do ambiente externo os programas disponibilizados pela EXTRANET.

    Beijomeliga!

  • QUESTÃO POLEMICA E CONFUSA!

    O gabarito deveria ser certo!

    A questão não tem nada haver com EXTRANET, para aqueles se se equivocaram.

    Na verdade é muito simples.Quando você acessa sua conta do banco pela internet ou faz login como aluno da faculdade, 

    você esta acessando a intranet de fora do local físico , ou seja , intranet não tem haver com local físico e sim com acesso restrito.

    O erro esta na afirmação desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade ou seja, uma senha especifica para acessar um programa? imagine se voce for acessar outros 10 programas, mais 10 senhas.

    Enfim, como sempre a cespe causando polemica

  • Na minha humilde opinião esta questão deveria ser certa. Hoje em dia e comum que pessoal trabalhem em casa para uma empresa utilizando a intranet, neste caso passando pela internet e chegando a extranet. Um dos programas mais utilizados por empresas privadas que permite este tipo de acesso e o SAP.

  • Programas disponibilizados na intranet de uma empresa podem ser acessados de qualquer local físico interno (v) ou externo (só se tiver disponibilizado na extranet com restrições ou VPN) à empresa, desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade. Não é só a senha. Não é qualquer recurso que é disponibilizado da intranet quando se está fora do local fisico da empresa.

  •  Falta informação para especificar esse acesso porque realmente um usuario pode acessar de fora, mas há varias restrições que não é só a senha. Se for pela extranet, vai depender nao so de senha, mas de QUAIS programas estao disponibilIzados para serem acessados fora da empresa; se for por VPN, vai depender se seu computador estiver pre-configurado para receber o programa. Em todo caso, necessita de senha, mas só vao acessar de fora de acordo com essas restriçoes que eu mencionei. ENTÃO, não é "desde que tenham uma senha", mas sim "desde que cumpram algumas restrições"

  • A Intranet pode ser acessada tanto de dentro das instalações da empresa quanto de fora, basta que o pessoal da área de TI da

    organização autorize o acesso através de conexão pela Internet com mecanismos que podemos chamar de EXTRANET.

    Ou Seja, não basta ter somente senha específica. 

    Questão ERRADA

  • Pera lá, deixa eu ver se entendi!!!


    Seguindo a lógica do comentário mais útil, a intranet não pode ser acessada de um local externo, certo?! Pois se isso ocorrer ela passa a ser uma extranet. Bom, meu raciocínio foi este!!! 


     

  • Questão feita pra derrubar. Pq mesmo quem domina os conceitos de internet, intranet e extranet erra. 

    Mas acho que o erro da questão NÃO PODE estar na questão de ser uma intranet ou extranet. A questão gira em torno de "ser acessada de QUALQUER local físico", pois digamos que uma pessoa está com seu notebook em casa e quer acessar a intranet de empresa (tendo a senha para isso), mas não possui uma conexão com a internet (que possibilitaria acessar por meio de uma extranet aos programas disponibilizados na intranet). Ou seja, a pessoa não irá conseguir!

    O que me dizem?    

  • Não sou muito bom em informática, mas nessa questão, fui seco achando que estava certo. Pelo amor de Deus, essa questão está muitíssimo mal formulada. Na minha humilde opinião, não se discute conceitos, mas sim a possibilidade de se acessar.

  • Seus problemas acabaram!

    http://www.tecmundo.com.br/conexao/1955-o-que-e-intranet-e-extranet-.htm

  • Prezados,

    Programas disponibilizados na intranet de uma empresa são acessíveis via de regra nos computadores da rede dessa empresa. A questão errou ao afirmar que eles podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo , ficou abrangente demais, qualquer local físico externo eu posso entender um local que nem sequer tenha internet.

    Portanto, questão errada.

  • ao meu ver, a questão está errada por dizer "externa à empresa" ao invés de "externa da empresa"... mas eu só acho

  • Nesta caso seria a EXTRANET

  • Ao meu ver, a questão está errada ao afirmar "desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade". Na verdade, nem é necessário ter uma senha.

  • A resposta encontra-se nesta página.

    http://www.tecmundo.com.br/conexao/1955-o-que-e-intranet-e-extranet-.htm

  • para acesso externo tem que ter também internet

    para acesso interno não necessita de internet basta senha.
  • Caros,

    Questão de fato ERRADA.

    Os conceitos de intranet, ao meu ver, parece correto, entretanto o erro localiza-se no fato da questão sugerir que os usuários precisam de uma  senha "específica para essa finalidade". Ora, não é verdade. Os usuários de uma intranet (os funcionários, servidores, etc.) usarão a mesma senha  tanto em um lugar físico interno a empresa (na própria empresa) ou externo (na sua casa), ou seja não existe a necessidade de uma outra "senha específica" para o acesso de fora de empresa. 


    CUIDADO com o conceito de intranet-dentro e extranet-fora. Muitos livros se baseiam na identidade dos usuários para definir se o acesso é a uma intranet ou a uma extranet. Funcionários, servidores, até mesmo terceirizados, utilizam a intranet da sua empresa ao se logar de qualquer lugar (interno ou externo à empresa), entretanto clientes, por exemplo, ao acessarem a rede desta mesma empresa utilizam a extranet. 


  • Achei que era a famosa incompleta correta. Nem falou em estar disponível por acesso remoto... A pessoa vai num computador e coloca uma senha sei lá onde e consegue o acesso. Eu uso isso no trabalho, mas não é só ter uma senha. Tem que saber o IP de acesso remoto, senha do servidor e o cara da informática tem que criar esse acesso remoto, criando senha, restrições, pois eu, por exemplo, não posso acessar todas as funcionalidades disponíveis no programa que uso no trabalho. Acho que ficou incompleta demais o.o

  • "Em outras palavras, tecnicamente é possível acessar intranets de qualquer computador ligado à internet, caso a mesma também esteja ligada à internet."



  • Ao meu ver, a questão está CERTA e foi mal elaborada, vejam outras questões sobre esse mesmos assunto:


    Ano: 2008 Banca: CESPEÓrgão: SERPROProva: Analista - Comunicação Social (+ provas)

    Um usuário pode fazer um acesso seguro à intranet do SERPRO usando a tecnologia VPN, que cria um túnel virtual com o computador do usuário, usando criptografia.

    GABARITO: CERTA


    Ano: 2015 Banca: CESPEÓrgão: TCUProva: Técnico Federal de Controle Externo - Conhecimentos Básicos (+ provas)

    A respeito dos sistemas operacionais Linux e Windows, do Microsoft PowerPoint 2013 e de redes de computadores, julgue o  item  a seguir.

    Mesmo que seja uma rede privada de determinado órgão ou empresa destinada a compartilhar informações confidenciais, uma intranet poderá ser acessada por um computador remoto localizado na rede mundial de computadores, a Internet.

    GABARITO: CERTA.

  • GAB. E

    Para fazer a prova da CESPE em primeiro lugar não procure pelo em OVO.

  • Intranet pode ser local externo, desde que conectado internet e com acesso VPN. 

  • Errei. Questão do mal.

  • Explicação do professor Frank Matos para essa questão:

    https://www.youtube.com/watch?v=rpvGUVGuxZg


    A mais plausível que eu ouvi.

  • Como sempre Cespe deixando vaga as questões !

  • o erro está em: "desde que", pois exclui a opção de senhas tradicionais, não sendo necessária senha específica.

    Lembrando pessoal, que para a banca CESPE, o conceito de intranet está ligado ao empregado, e extranet ao não empregado(colaboradores, parceiros,fornecedores). TEM COMO REFERÊNCIA O VÍNCULO, diferentemente de outras bancas, que entende a intranet como acessada dentro da empresa, e extranet, fora da empresa. TEM COMO REFERÊNCIA O LOCAL FÍSICO
  • O erro da questão reside pura e simplesmente no trecho "senha específica para esta finalidade".

    No mais, a proposição está correta. De fato, pode-se acessar serviços (softwares) em locais alheios às dependências do ambiente de trabalho. No entanto, não se exige uma senha específica para quando se está dentro e outra para quando se está fora. A senha pode ser a mesma.

  • Se cair sobre intranet e senha ... segura na mão de Deus pq a banca é confusa quanto a isso, ora ela diz que é necessário login e senha ora não !!! Confusa !??????

    As intranets são estruturadas de maneira que as organizações possam disponibilizar suas informações internas de forma segura, irrestrita e pública, sem que os usuários necessitem de autenticação, ou seja, de fornecimento de nome de login e senha.

    Gabarito errado 

  • A intranet é uma rede interna, fechada e exclusiva, com acesso somente para os funcionários de uma determinada empresa e muitas vezes liberado somente no ambiente de trabalho e em computadores registrados na rede. Essa restrição do ambiente de trabalho não é necessária, já que as intranets não são necessariamente LANs, mas sim redes construídas sobre a internet. Em outras palavras, tecnicamente é possível acessar intranets de qualquer computador ligado à internet, caso a mesma também esteja ligada à internet.

    Ou seja, o que faltou foi a conexão a internet!


    Alguns de nós eram faca na caveira...

  • O erro da questão está quanto ao acesso externo, pois para termos acesso ao acesso remoto(externo) teríamos q ter alguma ferramenta instalada, VPN(Virtual private network), por exemplo, no computador da nossa casa pra acessar a mesma intranet da empresa, então não basta ter só a senha especifica tem q ter um programa especifico pra isso, aí conseguimos de boa acessar a mesma intranet do ambiente interno no externo e com a mesma senha!!!

  • A Lauriana postou o vídeo do professor explicando a questão uso PC a anos e já usei muito VPN, na questão não tem nada de VPN, ele misturarão VPN com algo simples.

  • Felipe A. não seria isso.. veja a aula que a Lauriana postou, ele explica bem isso. intranet pode ser acessada em local físico externo sim.. isso acontece muito para funcionários público.s

  • simplesmente questao podre! professor explica q "acesso de qualquer local fisico" é muito abrangente. esse argumento n me convence, a banca é uma droga mesmo, se vc fala em acesso logicamente vc se refere a um local que tenha tal acesso, essa banca inventa aff...

  • Depois de errar essa questão e ler os comentários, cheguei à conclusão de que, se a Cespe colocá-la em outra prova, errarei novamente.

    Não é nada com os colegas (dos comentários), é com a CESPE mesmo!
  • Segundo o Profº Frank Mattos do 1001 Concursos, o erro da questão está em dizer "desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade".

    Não é somente através de senha específica, pois o usuário pode acessar simplesmente colocando login e senha tradicional.

    Segue o link da explicação do professor: https://www.youtube.com/watch?v=rpvGUVGuxZg

  • O comentário do professor fala que o erro está em sobre "qualquer local físico", quer dizer um lugar sem internet. É pra derrubar qualquer um.

  • Ue! mas não falou qual seria o usuario? se for um usuário empregado da empresa e intranet. Se for um fornecedor por exemplo e uma extranet.

  • Comentário do Professor:

    Autor: Leandro Rangel , Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU)

    Prezados,

    Programas disponibilizados na intranet de uma empresa são acessíveis via de regra nos computadores da rede dessa empresa. A questão errou ao afirmar que eles podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo , ficou abrangente demais, qualquer local físico externo eu posso entender um local que nem sequer tenha internet.

    Portanto, questão errada.

    ¬¬

  • Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: Telebras Prova: Analista Superior - Comercial

    Com relação a redes de computadores e a Internet, julgue o item subsequente. A rede intranet, circunscrita aos limites internos de uma instituição, utiliza os mesmos programas e protocolos de comunicação da Internet, mas é restrita a um conjunto específico de usuários que, para acessá-la, devem possuir um nome de login e uma senha.

    questão certa.
    vai entender a cespe...

  • Utilizando o conhecimento de mundo, sabemos que e possivel acessar programas de uma empresa estando conectado externamente a esse programa. Ex: O programa SAP ERP.

    Agora, utilizando conhecimento de mundo CESPE e quando ela utilizar este conhecimento. Não e possivel

  • Gabarito Errado. Explico:

    É possível acessar também externamente a Intranet, de qualquer lugar fora da empresa, até mesmo em outro País, mas para isso o empregado (que faz parte do grupo restrito de usuários de determinada empresa) deve estar conectado à internet, e a empresa deve estar com o roteador ligado. Do contrário, somente com a senha não será possível acessar.

     

    Obs:Também não pode ser qualquer usuário, mas o Empregado da empresa( funcionário, servidor ou tercerizado que faça parte desse grupo restrito que tem acesso às informações privadas).

  • Errado.

     

    Intranet é uma rede privada de computadores. Extranet pode ser vista como extensão de uma intranet para usuários externos a uma organização, geralmente parceiros, vendedores e fornecedores, em isolamento de todos os outros usuários da Internet. CERTO

     

    Ou seja, acesso fora da empres > extranet. 

     

  • O motivo de a assertiva estar incorreta é que eu posso acessar, de qualquer lugar, a intranet da minha empresa usando a mesma senha que eu uso quando estou na minha mesa de trabalho lá na empresa. A senha específica só é necessária em situações muito particulares, que demandam cuidado adicional com a segurança das informações. Valeu, Professor Frank!

     

     Na minha empresa é um pouco diferente. Não há necessidade de senha específica em situação alguma. O bloqueio de conteúdos é feito em função da chave do funcionário. Todo mundo usa a mesma senha, em casa ou no trabalho. 

  • nao concordo com esse conceito muito restrito de alguns colegas aqui de que: acesso fora da empresa é EXTRANET!

     

    veja bem sou funcionario de uma empresa tenho meu login minha senha de acesso, vou pra casa e la acesso minha conta da empresa para poder terminar relatorios e tudo.... 

    neste exemplo continuo acessando uma INTRANET, ja q fato de estar na minha casa e nao dentro da empresa nao me desqualifica como funcionario dela, logo nao ha q se falar em EXTRANET.

    o erro da questao é q esta abrangente demais!

  • Observando os comentários e conhecendo melhor a banca CESPE, cheguei a conclusão de que se a questão usar a expressão: "QUALQUER".. seguida de "DESDE QUE".... a questão estará ERRADA.

     

     

  • Será que o erro da questão está em não dizer que o usuário tmbm precisará estar conectado a internet quanto ao uso externo? pq somente ter a senha  não basta.

  • Danielle Souza - Segue abaixo a resposta do professor do QC Leandro Rangel.

    Sua ideia também esta certa.

    "Programas disponibilizados na intranet de uma empresa são acessíveis via de regra nos computadores da rede dessa empresa. A questão errou ao afirmar que eles podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo , ficou abrangente demais, qualquer local físico externo eu posso entender um local que nem sequer tenha internet.

    Portanto, questão errada."

  • ERRADO

     

    O erro está em dizer que para acessar o ambiente da rede intranet de um local externo é necessário uma "senha específica". Segundo entendimento do Cespe sobre esse tema, a diferença entre intranet e internet passa em torno não da localidade (se interna ou externa), mas se o acesso é restrito ao ambiente corporativo ou não. Sendo assim, muitas vezes, não é necessário uma senha ESPECÍFICA, dando a entender que o dado seria absolutamente confidencial e restrito apenas aos funcionários da empresa. Às vezes, apenas uma senha comum dá acesso ao ambiente corporativo da rede, desde que disponibilizado para um "terceiro" para essa finalidade; quer esteja acessando de um local físico interno ou externo. Corforme entendimento firmado pela banca a respeito do tema. Ver também:

     

    https://www.youtube.com/watch?v=rpvGUVGuxZg

  • Não pode acessar de local externo, ..

  • concluindo, : INTRANET - interior

                       EXTRANET - exterior 

  • Pessoal leiam o comentário da nossa amiga "Até vencer" é o que está correto para o CESPE.

     

  • Vamos interpretar a CESPE.

    No caso a questão ficou abrangente demais, não limitando o acesso a usuários "empregados" e "não empregados", é ai que a CESPE joga a casca de banana.

  • IN intranet internoooooooooooo

    EX extranet externoooooooooooo

  • QUEM DÁ MAIS...SEM COMENTÁRIOS:

     

    VIDE  Q542640

     

    Uma intranet poderá ser acessada por um computador remoto localizado na rede mundial de computadores, a Internet.

     

    CESGRANRIO EX.:  Acesse a intranet, implantada corretamente, de uma universidade, a partir de seu computador pessoal em sua residência, o setor de TI da universidade deve possibilitar o acesso via VPN (Virtual Private Network) é uma rede virtual particular.

     

    FCC-    apesar de ser considerada uma internet interna, PERMITE que computadores localizados remotamente, mesmo que em uma filial, acessem o conteúdo de servidores que estejam na matriz ou sede da organização.

     

  • não necessariamente uma senha.

     

    O acesso á intranet de fora da empresa denomina EXTRANET.

    Para estabelecer extranet é necessário uma criptografia, pois vou ter contato com dados privados, confidenciais daquela organização e tais dados serão acessados pela rede mundial de computadores, internet. Logo, o risco é grande dos dados serem interceptados, logo preciso estabelecer uma VPN ( canal de tunelamento de Dados ).

     

    Vpn não impede o acesso aos dados, ele apenas dificulta o entendimento dos dados, pois as mensagens estarão Cifradas em códigos, números, ou seja, leitura ' IMPOSSÍVEL '.

     

  • Essa questão veio para destruir sonhos. Dá um entendimento que está se referindo ao acesso apenas apenas pela internet, enquanto o comentário do professor diz, que pode ter referência a um ambiente físico sem acesso.

    Não gostei dessa questão. 

  • No meu material do gran cursos diz que não precisa estar necessariamente dentro do órgão para acessar a intranet.
  • Não concordo com o gabarito nem com o professor. A questão diz "podem", ou seja, há possibilidades. Não há restrição, nem negação. 

  • 62% erraram.. Vem cá da-me um abraço! #tamojunto

  • FAZENDO UM CAFÉ AQUI PRA QUEM TBM ERROU.

  • Intranet refere-se a informações privadas, acessadas por um grupo restritos de usuários (normalmente

    empregados: terceirizados, servidores ou funcionários) e pode ser composta por redes locais, que

    utilizam a tecnologia TCP/IP. Esse serviço habitualmente é acessado de dentro da empresa, porém existe

    a possibilidade do acesso ser feito de fora da empresa, utilizando a rede mundial de computadores

    (internet). Nesse último caso, aconselha-se o uso de recursos de segurança de criptografia para acesso

    remoto e tunelamento (VPN), como também protocolos mais seguros (SSH). O uso de uma senha

    específica, pode ser utilizada ou não, entretanto não é obrigatório como informa a questão.

  • Vou te contar viu! o que é isso?, aff. Uma caracteriística que oberservei no CESP - quando o cândidato estiver com o domínio do subjetivismo de algumas questões da banca (principalmente relativos aos verbos: PODER e ao predicativo É NECESSÀRIO..., ele passará.

  • blz vou acessar através da cafeteira da copa. 

  • Questão considerada CERTA pela CESPE em 2015, diz que a intranet pode ser acessada por um computador remoto, ou seja, de um local fisico externo.

    Vai entender...

    Ano: 2015

    Banca: CESPE

    Órgão: TCU

    Prova: Técnico Federal de Controle Externo - Conhecimentos Básicos

    A respeito dos sistemas operacionais Linux e Windows, do Microsoft PowerPoint 2013 e de redes de computadores, julgue o  item  a seguir.

    Mesmo que seja uma rede privada de determinado órgão ou empresa destinada a compartilhar informações confidenciais, uma intranet poderá ser acessada por um computador remoto localizado na rede mundial de computadores, a Internet.

  • Programas disponibilizados na intranet de uma empresa podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo à empresa, desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade.

     

    A questão torna-se do mal quando afirma: "de qualquer local físico interno ou externo à empresa". Ou seja, o local externo a empresa não pode ser qualquer um, porque necessita de um local com acesso a internet e com máquinas que possam se conectar à empresa. Um outro erro está em colocar: "desde que os usuários tenham uma senha específica". Isso não é necessário sempre, pois existem outros tipos de autenticação.

     

    Gabarito: Errado.

  • Existe o erro em 2 situações. Primeiro é falar que os programas disponibilizados na intranet podem ser acessados de qualquer local físico. E se este local fosse uma caverna a 1km de profundidade da surpefície no meio do deserto do Saara? É praticamente impossível ter internet nestas condiçoes(desculpe o exagero). O outro erro, caso aquele ainda nao tenha sido suficiente, é afirmar que para ter o acesso é obrigatório possuir uma senha. Mentira, pois o acesso também pode ser via certificado digital.

  • DA SÉRIE: RESPONDA QUE EU JUSTIFICO

  • Estamos sabendo

     

    Ano: 2015

    Banca: CESPE

    Órgão: TCU

    Prova: Técnico Federal de Controle Externo - Conhecimentos Básicos

    Mesmo que seja uma rede privada de determinado órgão ou empresa destinada a compartilhar informações confidenciais, uma intranet poderá ser acessada por um computador remoto localizado na rede mundial de computadores, a Internet. CORRETA

     

     

    Ano: 2015

    Banca: CESPE

    Órgão: Telebras

    Prova: Analista Superior - Comercial


    A rede intranet, circunscrita aos limites internos de uma instituição, utiliza os mesmos programas e protocolos de comunicação da Internet, mas é restrita a um conjunto específico de usuários que, para acessá-la, devem possuir um nome de login e uma senha.CORRETA

  • Li algumas vezes a questão e alguns comentários e acredito que o fato dela estar errada é APENAS o "desde que tenha uma senha específica", pois teria também que ter o acesso a INTERNET.  Discordo de todos os outros comentários que vi, enfim... #segueojogo

  • Ridícula questão!! É como se ele pudessem dizer que o computador pode estar ligado na internet mas se tiver sem internet banda larga está falsa a questão!!

    Vou acessar a intranet com a minha cafeteira ali e já volto!!

  • Que comentário fraco do professor, parece que não tem argumento pra ir contra a banca

  • A questão está correta, mas como sempre o CESPE inventando moda. A intranet pode ser acessada de qualquer outro local físico, já acessei intranet de trabalho estando em casa, claro que através de login e senha. 

  • Eita CESPE. Dai esta esta correta: 

    Q542640 - Mesmo que seja uma rede privada de determinado órgão ou empresa destinada a compartilhar informações confidenciais, uma intranet poderá ser acessada por um computador remoto localizado na rede mundial de computadores, a Internet.

  • Prezados,


    Programas disponibilizados na intranet de uma empresa são acessíveis via de regra nos computadores da rede dessa empresa. A questão errou ao afirmar que eles podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo , ficou abrangente demais, qualquer local físico externo eu posso entender um local que nem sequer tenha internet.


    Portanto, questão errada.


  • " Olho de Thandera de-me a visao alem do alcance"

  • ai ai ai

  • Cespe sendo cespe

  • nem toda intranet tem acesso externo (o que seria feito por uma extranet) algumas implantações de intranets são realmente limitadas apenas para acessos internos...

  • EXTRANET É APENAS UMA EXTENSÃO DA INTRANET..........

    TENSO......

     

    A Intranet é uma rede de computadores corporativa – privada, restrita e exclusiva a um público específico –
    que se utiliza de tecnologias, padrões e serviços comuns à internet com o intuito de compartilhar informações
    e recursos computacionais, além de melhorar a comunicação interna entre membros de uma organização.
     

     

    EXTRANET A Extranet é uma rede privada de computadores que funciona como uma extensão da Intranet, permitindo o
    acesso restrito a usuários externos de uma organização via Internet – em geral, parceiros, fornecedores e
    clientes.

     

    ESTRATÉGIA

  • nego procura pescoço em sapo

  • Errado

    Programas disponibilizados na intranet de uma empresa são acessíveis via de regra nos computadores da rede dessa empresa. A questão errou ao afirmar que eles podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo , ficou abrangente demais, qualquer local físico externo eu posso entender um local que nem sequer tenha internet.

  • Questão com 115 comentários (até o momento) deixo quieto se errei. E tipo de questão que pode ter o gabarito que o examinador quiser.

  • Acessada INTERNAMENTE: Intranet

    Acessada EXTERNAMENTE: Extranet

  • Para mim, correta a questao, uma vez que a EXTRANET nada mais é do que uma extensao da INTRANET.

  • A questao está questionando se as aplicaçoes disponibilizadas na intranet de uma empresa PODEM OU NAO ser acessadas de local interno ou externo. E de fato, podem. Nao está questionando se isso será feito por meio de intranet ou extranet. Portanto a questao deveria estar correta.

  • questão errada.

    1) intranet, acesso remoto e internet

    2) usuário, senha e autorização

  • Senhores, a Extranet é uma extensão da Intranet, não são coisas distintas como afirma o gabarito da Questão, pelo amor de Deus. Tipica questão feita para derrubar quem estuda e beneficiar poucos.

  • Tem que ser muito defensor do CESPE para conseguir defender o gabarito dessa questão como errado. Não é justificativa dizer que se o acesso for externo deixa de ser uma intranet, até porque a banca já considerou que a extranet é uma extensão da intranet na prova do TCU em 2015, vejam:

    (CESPE / TCU – 2015) Mesmo que seja uma rede privada de determinado órgão ou empresa

    destinada a compartilhar informações confidenciais, uma intranet poderá ser acessada por um

    computador remoto localizado na rede mundial de computadores, a Internet. (Correto)

    Ou seja, tenta a sorte

  • quem defende tem que se F... muito!

  • Minha contribuição.

    Extranet => Trata-se de uma parte da Intranet que fica disponível na Internet para interação com clientes e fornecedores de uma organização, mas com acesso autorizado, controlado e restrito.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • é Totalmente possível acessar uma intranet desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade.

    E isso passaria a ser EXTRANET... a questão tá muito mal feita... acho que nessa época os estudantes de t.i. não sabiam que existia RECURSO.

  • OU MANO O NISHIMURA O MAIS BRABO MANDOU QUE O GABARITO É CERTO, MANO SE O NISHI MANDOU TÁ MANDADO FDSFD EKSKSKDKKD

  • Questão errada. Programas disponibilizados em uma intranet... podem ser acessados...

    Ou seja, a questão aborda o acesso a programas que estão na intranet. É possível acessar esses programas pela Extranet. Porém, não é de qualquer luga físico interno ou externo como diz a questão, já que é necessário um local físico com acesso à internet.

  • Errado, a extranet permite esse acesso remoto.

  • Gab.: ERRADO!

    Não é necessário apenas o uso de uma senha específica.

  • O erro está no "desde que...".

  • Desde que tenha uma senha específica + acesso previamente autorizado + acesso à internet (ver extranet/VPN).

    Gabarito errado.

  • Não é em qualquer lugar fisíco, pois necessariamente precisa de internet e também não é somente com o uso de uma senha.

  • O maior erro da questão foi afirmar que pode haver acesso externo à intranet, tendo apenas uma senha específica para isso e nada mais. Errado. É preciso ser autorizado, é preciso ter acesso a internet, é preciso que haja permissão pra isso. Não apenas uma senha específica para esse fim. Portanto, ERRADA.

  • Vou direto ao ponto pra não colocar TEXTÃO!

    O erro aí tá em ´´SENHA ESPECÍFICA``!

  • Há uma série de confusões que se faz com a interpretação de itens análogos a esse. Em linhas gerais, costumamos dizer que a Intranet só pode ser acessada internamente. Conforme foi visto anteriormente, no entanto, é possível acessar usando uma VPN de acesso remoto. O grande problema das questões da banca Cespe/Cebraspe, você precisa analisar palavra por palavra. O uso do termo “desde que os usuários tenham”, passa a ideia de que basta ter uma senha e podemos acessar a Intranet, mesmo estando fora da rede corporativa. O que lembra muito mais o acesso a uma Extranet. Item errado!

    Prof Erion Monteiro

  • GABARITO = ERRADO

    INTERNO - INTRANET

    EXTERNO - EXTRANET

  • Programas disponibilizados na intranet de uma empresa podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo à empresa, desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade.

    o erro tá em confundir intranet, que só pode ser acessada no ambiente interno de uma organização, com Extranet que aí sim poderia ser acessada no ambiente externo da organização.

  • Fala Guerreiros, apenas complementando os comentários dos colegas:

    > Tanto a Extranet quanto a Intranet, fazem parte da rede de comunicação interna da empresa. Porém, o que diferencia é o seguinte:

    1} Extranet: Ambiente Interno e Externo, uma vez que o acesso pode ser feito fora do ambiente empresarial, como por exemplo, para colaboradores e diretores da organização.

    2} Intranet: Ambiente Interno, uma vez que o acesso deve se manter dentro do ambiente de trabalho, sem intervenção ou meios de comunicação externa, seja com colaboradores ou não.

    ...

    Bizu:

    Intranet é um bicho ---> Pessonhento: PErmitido SO dENTrO

    ...

    Bons Estudos!

  • Galera... só lembrando que a Extranet é uma extensão da Intranet. Estou vendo o pessoal falando que o erro da questão é confundir intranet com extranet. Não é isso! O erro da questão é que não basta somente a senha.

  • Programas disponibilizados na intranet de uma empresa podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo à empresa, desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade.

    Na minha visão:

    1º Erro está " Desde que os usuarios tenham uma senha especifica para essa finalidade "

    O correto seria login e senha.

    2º Erro está " podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo à empresa "

    Qualquer local físico fico muito abrangente como se qualquer lugar no mundo fosse possível o acesso.

  • Prezados,

    Programas disponibilizados na intranet de uma empresa são acessíveis via de regra nos computadores da rede dessa empresa. A questão errou ao afirmar que eles podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo , ficou abrangente demais, qualquer local físico externo eu posso entender um local que nem sequer tenha internet.

    Portanto, questão errada.

  • Comecei a fazer uma analogia aqui, por falar em programas, lembrei que trabalhei em uma empresa que tinha um programa especifico e que a gente só podia acessar nos computadores dentro da empresa. Pode ser isso.

  • Questão simples que vocês estão dificultando.

    Gente nem toda empresa disponibiliza a intranet para ser acessada fora da empresa.

    Tem empresa q fornece intranet apenas na própria rede local.

    A questão foi abrangente demais ao dizer que a intranet de uma empresa pode ser acessada de qualquer lugar físico interno ou externo, sendo q ela nem cita se essa empresa possui uma extranet.

  • Questão extremamente mal formulada.
  • Questão confusa. Comentário do professor vai de encontro ao posicionamento em outras questão, como se ele passasse pano para o gabarito. enfim, siga la pelota

  • Minha tomada de decisão em marcar como errada, foi a questão afirmar que os usuários deveriam ter uma senha específica para acessa-la.

  • a questão esta falando da extranet

  • Errei a questão.. Agora relendo fiz alusão ao termo "programas", vejo como sendo restritivos a essa intranet. Entendi que não seria capaz baixá-lo ou acessá-lo, fazendo uso da extranet.

    Como por exemplo um programa do Banco do Brasil, onde apenas nas máquinas internas é possivel fazer tal instalação.

  • Que eu saiba da para acessar uma intranet através da extranet(ambiente externo). Sinceramente não entendi essa questão.

  • Gabarito: Errado

    Intranet --- local físico interno da empresa.

    Extranet --- local físico externo da empresa.

  • Pessoal, o erro da questão está em condicionar o acesso a intranet somente se tiver senha, digamos que você está com o notebook com wifi conectado a rede da empresa e você leva esse notebook para um ambiente externo .... nessa situação como você está conectado a mesma rede da intranet não é necessário senha para acesso. conclusão, a questão condicionou apenas a uma única possibilidade. GAB. ERRADO

  • QUEST. ERRADA

    Quando se acessa à intranet, por meio da internet, fora do estabelecimento privado, é denominado Extranet.

  • Programas disponibilizados numa intranet podem ser acessados, sim, em qualquer lugar físico, interno ou externo, desde que o usuário seja autorizado.

    A limitação de acesso se dá aos parceiros da empresa, mas mesmo assim eles poderão ter acesso à intranet onde quer que estejam.

    Ex: servidor público que confere sua escala de serviço via intranet do órgão ao qual pertence ou ainda, pessoa do povo que quer "baixar" alguma certidão criminal negativa no sistema da PF.

    > Tais informações podem ser acessadas de qualquer lugar.

    > Percebamos que, em ambos os casos, existem acessos diferentes feitos por pessoas diferentes e lugares diferentes.

    Esse foi meu entendimento, mas, caso haja algum erro, podem ficar a vontade para me corrigir.

  • Triste.

  • questão muito bem elaborada

  • A banca afirmou que só a senha resolveria, na realidade, sem Internet para acesso a rede, não adianta ter Senha!

  • Uma extranet é um tipo de intranet onde os usuários externos à rede interna acessam PARTE dessa rede via Internet, normalmente por meio de login e senha.

    Acredito que o erro seja, "desde que por meio de senha". Primeiro porque pode se exigir login também e segundo porque essa forma de autenticação pode não ser obrigatória. Por exemplo: uma empresa pedir o CNPJ para o fornecedor externo acessar a rede interna.

  • Não mencionou extranet um abraço no gaiteiro.

  • Acredito que o erro foi não ter mencionado nenhuma forma de acessar esses locais físicos, atraves da VPN, extranet e etc..

  • pelo que eu intendi, se é local físico, então se utiliza um link dedicado (ou seja, cabo). não sendo possível o acesso de qualquer lugar no mundo por conseguinte.
  • "Programas disponibilizados na intranet de uma empresa podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo à empresa, desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade."

    A questão está CORRETA.

    VEJAMOS: os programas estão na intranet de uma empresa.

    POSSO ter acesso à intranet mesmo estando fisicamente distante? SIM!

    Para ter acesso eu teria de ter uma senha específica? SIM, a cadastrada pelo ADM da rede.

    Como seria esse possível acesso? Via VPN, por exemplo. Então, desde que que eu tenha uma senha cadastrada para acessar a intranet de uma empresa, eu POSSO ter acesso a ela e usar o programa lá disponibilizado? SIM!

    QUESTÃO CORRETA! Pnc do examinador "ruimzão" que fez essa questão... Deve ter sido o estagiário kkk

  • Só por ter a senha ele não acessa de um orelhão público por exemplo (qualquer lugar físico) só com senha ele não consegue entrar em nada, ele precisa também computador e internet,

    coloquei a senha no bolso e cheguei no pantanal consigo acessar o programa numa arvore,

    sem internet nem nada ?

    Questão errada.

  • Para isso deve ser aberto um canal como por ex uma VPN.

  • Programas disponibilizados na intranet de uma empresa podem ser acessados de qualquer local físico interno ou externo à empresa, desde que os usuários tenham uma senha específica para essa finalidade.

    Não pertenço à área, mas penso que a assertiva foi muito generalista. Nem toda intranet tem acesso à internet. Nem toda intranet deve oferecer serviço à extranet. Se eu estiver errada, por favor, me corrijam no privado.

  • Questão de mão dupla, e como sempre o CESPE entra pela contra mão ... Para os estudantes de faculdades sabem o quanto essa questão está certa, entrando nos sites das faculdades existem login dos alunos na intranet do órgão, é exatamente o que a questão cita, um acesso externo com login e senha a uma intranet. Porém ao mesmo tempo, pode-se chamar também de extranet já que geograficamente não está na rede local, tornando-se um acesso externo.

  • INTRANET = ACESSO LOCAL, RESTRITO APENAS AOS FUNCIONÁRIOS.

    EXTRANET = ACESSO REMOTO, ACESSO ESTENDIDO AOS FUNCIONÁRIOS, CLIENTE, FORNECEDORES E POR AI VAI.

    RESUMÃO RÁPIDO AI, PRA AJUDAR UM POUCO O ENTENDIMENTO.

  • Interno/intranet

    Externo/extranet

    Gab: Errado

  • Desde que tenha uma senha específica + acesso previamente autorizado + acesso à internet (ver extranet/VPN).

    via: Vinícius Ceola

  • Gabarito: Errado

    Principais Regras de INTERNET X INTRANET X EXTRANET:

    • Internet: Pública; Bilhões de computadores conectados; Basta você contratar uma operadora (modem ADSL) para ter acesso; Constituída de protocolos; Conexão WAN.
    • Intranet: Privada; Criada para um número restrito de computadores. A ideia é fornecer serviços para um público autorizado/alvo; Possui as mesmas características que a internet, inclusive os protocolos; Ela é independente quando comparada a internet, mas hoje sabemos que é muito dificil você não usar a extranet; Conexão LAN.
    • Extranet: Acesso externo da organização, isto é, através de um login/senha ou uma rede virtual privada (VPN), você consegue ter acesso a intranet estando na sua casa, sentando e relaxando.

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português e direito constitucional. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • Há uma série de confusões que se faz com a interpretação

    de itens análogos a esse. Em linhas gerais, costumamos

    dizer que a Intranet só pode ser acessada internamente.

    No entanto, é possível acessar usando uma VPN de acesso remoto. O grande

    problema das questões da banca Cespe, você

    precisa analisar palavra por palavra. O uso do termo

    “desde que os usuários tenham”, passa a ideia de que basta

    ter uma senha e podemos acessar a Intranet, mesmo estando

    fora da rede corporativa. O que lembra muito mais o acesso

    a uma Extranet.

  • Faço questão de errar essa com orgulho.
  • Depende, a banca não falou sobre o uso da VPN.

  • acessos:

    interno: intranet - interior da empresa

    externo: extranet- exterior da empresa